A história é feita de grandes duelos. PS5 vs. PS4 Pro: qual é a melhor? Vale a pena pagar pelo upgrade? Descobre o vencedor deste confronto épico.

PS5 vs. PS4 Pro: qual a melhor em desempenho gráfico?

Sem dúvida a PS5. A unidade central de processamento (CPU) e a unidade de processamento gráfico (GPU) são fundamentais para uma boa experiência de jogo. São o cérebro da consola e determinam o desempenho e poder.  

A PS5 suporta 4K a 120 Hz, com uma resolução de até 8K, permitindo jogar a 120 fps. Em comparação, a PS4 Pro pode atingir 4K a 60 fps. Neste aspeto, a PS5 sobrepõe-se, já que é capaz de dar uma resposta mais consistente com uma resolução e fluidez elevadas. Mas há um senão: poucos são os jogos que, pelo menos por agora, tiram partido de todo o poder de fogo da PS5. Também é necessário ter uma TV topo de gama para ver a diferença.

Vale a pena o upgrade? Sim. A PS5 apresenta os melhores gráficos de sempre numa consola. Mas com a evolução dos novos jogos para a PS5 e à medida que as TVs 8K forem ficando mais acessíveis, é provável que a diferença se note ainda mais.

Artigo relacionado: PS5 vs. Xbox Series

PS5 vs. PS4 Pro: qual a melhor em termos de memória?

O vencedor é novamente a PS5. Com 16GB GDDR6, a nova consola tem um desempenho muito superior ao da PS4 Pro neste campo. E a diferença é notória. A PS5 é mais rápida a carregar, alterna rapidamente entre ecrãs e menus e, no geral, oferece uma experiência mais fluída, mesmo em multitasking durante o jogo.

Vale a pena o upgrade? Sim. A melhoria é bem-vinda e traduz-se numa experiência de jogo superior. Vale a pena o upgrade para quem faz multitasking intensivo na consola ou quer ter maior flexibilidade vai sentir a diferença.

PS5 vs. PS4 Pro: qual a melhor em termos de armazenamento?

A PS5, que deu um grande salto nesta área face aos modelos anteriores. A nova consola vem com uma unidade SDD (unidade de estado sólido), em vez do HDD (unidade de disco rígido), presente na PS4 Pro. Qual a vantagem? Um disco SDD permite aceder aos dados mais rapidamente. Por exemplo, em condições perfeitas, enquanto a PS4 Pro carrega 1GB em 20 segundos, a PS5 é capaz de carregar 2GB em apenas 0,27 segundos. A diferença nota-se durante a instalação de um jogo, nos tempos de loading e no funcionamento geral da consola.

Vale a pena o upgrade? Sim, tanto para gamers exigentes ou mesmo jogadores ocasionais que querem tirar o máximo partido do seu tempo livre. A diferença entre os dois sistemas é notória.

PS5 vs. PS4 Pro: qual a melhor para realidade virtual?

Há um empate neste campo. Tanto a PS5 quanto a PS4 Pro suportam o PSVR ou Playstation VR, o kit de jogo em realidade virtual. Há melhorias em termos de tempo de carregamento mas dificilmente justificam por si um upgrade. O PSVR da PS5 não traz novos recursos ou opções, mantendo as configurações já existiam na PS4.

Vale a pena o upgrade? Não. Não existem grandes diferenças do jogo com PSVR entre as consolas.

Artigo relacionado: 25 anos de records trazem-nos a nova Playstation 5

PS5 vs. PS4 Pro: qual a que tem melhores comandos?

A PS5. Com esta consola, a Sony introduziu o DualSense, uma grande inovação a vários níveis, em comparação ao DualShock 4 que equipava os modelos PS4. O DualSense suporta feedback tátil e gatilhos adaptáveis, que transmitem um maior realismo. Uma perseguição de carro, puxar a corda de um arco, ou fugir a correr de um inimigo são exemplos de ações que ganham outra vida com o novo comando.

Esta aposta da Sony inclui ainda um carregamento USB-C, um microfone embutido, um botão Criar e uma barra de luzes aprimorada para maior imersão.

Vale a pena o upgrade? Sim. O DualSense é uma das maiores inovações no que toca a comandos de consolas dos últimos anos e representa uma melhoria significativa face à concorrência e aos modelos antigos.

PS5 vs. PS4 Pro: qual tem melhores jogos?

A PS5 já conta com vários jogos exclusivos, como Demon’s Souls, Deathloop ou Ratchet and Clank: Rift Apart. Mas tanto a PS5 quanto a PS4 Pro vão continuar a ter novos lançamentos, pelo menos durante alguns anos, como Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Horizon Forbidden West ou God of War: Ragnarok.

Por outro lado, a PS5 introduz também o PlayStation Plus Collection, uma nova aposta da Sony para os novos membros do PlayStation Plus. Agora, os utilizadores têm acesso a jogos como Batman: Arkham Knight, Battlefield 1 ou Fallout 4.

Vale a pena o upgrade? Tudo depende das preferências de cada jogador. Quem quer experimentar os novos lançamentos exclusivos, tem naturalmente de fazer o upgrade.

Artigo relacionado: 10 melhores jogos para PS5 já disponíveis

PS5 vs. PS4 Pro: qual a melhor em termos de compatibilidade com jogos anteriores?

A PS5 é a melhor opção para manter os jogos mais antigos. A maioria dos jogos da PS4 Pro são jogáveis no PS5 – um universo que representa cerca de 4 mil jogos. O PS5 Game Boost pode, inclusive, melhorar o desempenho de alguns títulos. Já a PS4 Pro, não tem compatibilidade com versões anteriores, o que significa que não podes continuar a jogar os jogos antigos.

Vale a pena o upgrade? Sim, para quem quer poder continuar a jogar os seus jogos favoritos.

PS5 vs. PS4 Pro: qual tem melhor interface?

Existem algumas novidades na interface PS5, mas são relativamente discretas. O ‘Centro de Controlo’ foi redesenhado e existe uma nova área de ‘Cartões de Atividade’ e ‘Ajuda do Jogo’.

Os ‘Cartões de Atividade’ surgem quando abres o ‘Centro de Controlo’ e, neles, podes escolher diferentes estágios ou momentos do jogo em que queiras entrar diretamente. Por último, a ‘Ajuda do Jogo’ é um novo benefício para membros do PlayStation Plus, com dicas e orientações para objetivos específicos em jogos compatíveis.

Para além disso, a imagem de fundo na PS5 também muda de acordo com o jogo destacado no ecrã principal.

Vale a pena o upgrade? Não. Existem algumas alterações na interface mas, na sua essência, manteve-se inalterada.

PS5 vs. PS4 Pro: qual é o veredito?

Em resumo, vale a pena fazer o upgrade para o PS5. Esta consola é superior em praticamente todos os pontos analisados. Desta forma, verifica algumas das especificações entre PS5 vs. PS4 Pro:

PS5PS4 Pro
CPU8 núcleos até 3,5 GHz
(frequência variável)
AMD Zen 2
8 núcleos até 2,13 GHz
AMD Jaguar
GPU10.28 TFLOPs
36 CUs a 2.23GHz
(frequência variável)
AMD RDNA 2 personalizada
4,20 TFLOPS
36 CUs a 911 MHz
AMD GCN
Memória16GB GDDR68GB GDDR5
Largura de banda448 GB/s217,6 GB/s
ArmazenamentoSSD de 825GBHDD de 1TB
ControloDualSenseDualShock 4
Drive ótica4K UHD Blu-rayBlu-ray
SomTecnologia Audio 3D TempestDSP basado em AMD TrueAudio
Peso4,5 kg3,3 kg
Dimensões390 x 104 x 260 mm295 x 55 x 327 mm
Preço OLX630€ (Edição Digital)220€

A compra da PS5 ou da PS5 Digital Edition é uma melhor opção. A versão digital, em particular, custa tanto quanto a PS4 Pro e ainda te permite ter um sistema melhor. E para poupar ainda mais na compra da consola, podes optar pela compra em segunda mão no OLX, a preços bem compatíveis com negócios incríveis.


Próximas leituras:

Steam Deck: vale a pena comprar esta consola?
Descobre tudo sobre a consola Steam Deck e confirma se vale a …
Logitech C920: a melhor webcam do momento?
Descobre tudo sobre a Logitech C920 uma das webcams com melhor relação …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *