Qual é a diferença entre HDMI 2.0 e 2.1?
Qual é a diferença entre HDMI 2.0 e 2.1? Hoje em dia, muitas pessoas já sabem para que é usado
Qual é a diferença entre HDMI 2.0 e 2.1? Hoje em dia, muitas pessoas já sabem para que é usado um cabo HDMI. Em termos simples, o cabo HDMI liga uma televisão a colunas, computadores portáteis, dispositivos de jogo e outros dispositivos.
Durante muito tempo, só usámos o HDMI 2.0, mas agora há uma nova versão atualizada chamada 2.1. É claro que nem todos os HDMI’s são idênticos, mas qual deles deves usar? Vamos começar por aprender a diferença entre HDMI 2.0 e 2.1 antes de decidires com qual deles deves trabalhar.
O HDMI liga dois dispositivos para transferir media de um para o outro. É muito utilizado devido à sua grandeza. A palavra HDMI é para interface multimédia de alta definição, e é isso que ela faz. Transfere vídeo e áudio de alta definição através de apenas um cabo.
O HDMI foi introduzido pela primeira vez em 2002, e agora é amplamente utilizado em todo o mundo para vários fins. A versão 2.0 do HDMI foi introduzida em 2013, e a versão 2.1, a mais recente, foi lançada em 2017. Vamos descobrir qual é a diferença entre os dois.
HDMI 2.1 é a versão mais recente e mais refinada da versão 2.0. Por isso, tem uma maior capacidade de largura de banda para transferir mais dados. Também proporciona uma maior resolução.
Uma maneira de compreenderes isto é se pensares na largura de banda como um tubo. Se um cano for mais largo que o anterior, conseguirá transferir mais dados. Da mesma forma, o HDMI 2.1 tem uma capacidade de largura de banda de 48 Gbps, enquanto a versão 2.0 só tinha 18 Gbps. Devido à maior capacidade de largura de banda, a versão 2.1 irá transferir uma imagem e uma qualidade de áudio superiores.
HDMI 2.0: 4K
HDMI 2.1: 8K-10K
Quanto à resolução de vídeo, a maioria das pessoas prefere que a qualidade seja perfeita e não caia de todo. Neste caso, queres usar o cabo HDMI 2.1 para que, independentemente do suporte que transferes, ele ainda tenha a melhor resolução de vídeo. A versão 2.0 fornece uma resolução de 4K, o que daria uma resolução suficientemente boa.
Contudo, se preferires uma resolução ainda mais nítida e gráfica, então o HDMI 2.1 é a tua melhor opção. Também tens de garantir que os dispositivos que desejas ligar com o HDMI são compatíveis com a versão que pretendes utilizar.
HDMI 2.0: 4K em 60 Hz
HDMI 2.1: 4K em 120 Hz ou 8K at 60Hz
A taxa de atualização é o número de vezes que o teu ecrã atualiza a imagem, medida por segundo. Quanto maior a taxa de atualização, mais suave e transparente é o movimento, o que também importa significativamente no jogo.
A tua taxa de atualização deve ser a mesma que a tua taxa de fotogramas do vídeo ou mais do que a taxa de refrescamento para experienciares uma experiência suave. Caso contrário, o movimento iria desfocar, e o teu ecrã poderia congelar. Agora, dependendo do teu ecrã de televisão, deves comprar o cabo HDMI. Por exemplo, se tiveres um ecrã de 4K ou 8K, o cabo HDMI 2.1 funcionaria melhor.
O cabo 2.0 poderia funcionar com um ecrã de 4K, mas um conteúdo superior poderia não parecer tão suave devido ao limite de 60 Hz.
HDR é uma funcionalidade que controla o nível de luz e cor que um vídeo irá exibir. HDR significa gama altamente dinâmica, e tornou-se recentemente numa das características mais cruciais para aumentar a qualidade dos ‘media’.
Existem dois tipos de HDR, estático e dinâmico. O HDR estático permite mostrar detalhes mesmo nas sombras, mas, em simultâneo, está limitado a um único conjunto de níveis de luz. Isto significa que se uma parte do vídeo for brilhante, fará com que outros componentes apareçam mais escuros.
No entanto, no HDR dinâmico, isto não é motivo de preocupação. Tudo está dividido quadro a quadro, fazendo com que as imagens pareçam mais naturais e claras. O HDMI 2.1 tem uma funcionalidade HDR dinâmica embutida.
Ambas as versões de HDMI, 2.0 e 2.1, vêm com a funcionalidade de ARC. Significa canal de retorno de áudio, permitindo que o áudio entre dispositivos seja transmitido para a frente e para trás. No entanto, o eARC, o canal de retorno de áudio melhorado, só é suportado pela versão HDMI 2.1.
No ARC, o áudio é frequentemente comprimido, mas isto não ocorre no eARC devido à maior capacidade de banda. Mais uma vez, tens de garantir que a tua televisão ou outros dispositivos são compatíveis com HDMI 2.1 para beneficiares da funcionalidade do eARC.
Para os jogadores, a diferença entre HDMI 2.0 e 2.1 é muito importante. É quando qualquer pessoa pode reparar no que distingue as duas versões. VPR, uma taxa de atualização variável, só está disponível com o HDMI 2.1. Esta funcionalidade ajuda a diminuir o rasgamento do ecrã, e depois ALLM, que significa modo de baixa latência automática, é o melhor para minimizar o atraso. Os gamers precisam destas características para uma experiência suave. Caso contrário, é possível que o seu jogo não esteja no nível de bondade que eles preferem.
A característica ALLM que o HDMI 2.1 tem é essencial no jogo, pois garante que o tempo de resposta do jogo é o mais rápido possível. Reduz o tempo necessário para transferir a tua resposta no monitor, e podes ser o melhor no jogo. As imagens no jogo também seriam processadas mais rapidamente, e nem todos os jogadores teriam acesso a esta vantagem.
Então, será o HDMI 2.1 a opção para a qual te deves inclinar? Para além do facto de ser a última versão do HDMI e ter muitas funcionalidades avançadas, só deves comprá-la se tiveres uma TV 4K. Isso garantiria que os meios de comunicação que vês têm melhor áudio e movimentos suaves e transparentes.
Sem HDMI 2.1, há uma grande probabilidade de os sons serem comprimidos e de o vídeo abrandar ou atrasar. Por último, partilha as tuas críticas na secção de comentários e a tua experiência com HDMI 2.0 e 2.1. Além disso, qual deles achas que é melhor?
Deixe um comentário