Qual é a melhor película para telemóvel?
Não sabes qual é a melhor película para telemóvel? Descobre os diferentes tipos que existem e qual o mais adequado para ti.
Um pequeno descuido e o teu mundo digital é invadido de riscos e estilhaços.
Comprar um smartphones implica o investimento importante, pelo que importa ter uma noção sobre a melhor forma de o conservar, mantendo-o protegido contra qualquer azar.
A recuperação de um ecrã partido pode, por vezes, representar um custo de até 30% do valor do próprio aparelho. Por isso, é fundamental ter uma película para o telemóvel. Se já tiveste e, mesmo assim, não foi suficiente para evitar partir ou riscar o ecrã, podias não ter a película certa. Sabe o que ter em conta no momento de escolher.
No OLX encontras uma infinidade de capas protetoras à escolha!
Estes são os principais tipos de película para telemóvel que deves ter em conta, dos mais resistentes aos mais baratos:
Se queres um tipo de película para o telemóvel extremamente resistente, então o vidro temperado é a opção certa. É a película mais resistente contra arranhões e quedas. O vidro é um pouco espesso e mais visível no ecrã, podendo até tirar alguma da sensibilidade do touch, mas nada que afete o seu uso.
Pelas suas características, estes smartphones mantém a sensibilidade ao toque com a película de vidro:
A película para telemóvel em PET garante uma proteção contra riscos, com um tipo de plástico que normalmente encontramos em garrafas e outros recipientes de alimentos. Estas películas são baratas, leves e finas, ideais para smartphones com ecrã curvo.
Outra vantagem desta película é que é extremamente discreta, tornando-se quase impercetível. Tem uma textura suave e é pouco dura. No entanto, a película de PET deixa o ecrã mais brilhante, podendo incomodar o utilizador.
As películas de TPU ou hidrogel são ótimas se utilizares o teu telemóvel dentro da carteira ou bolsas, uma vez que evitam arranhões causados pelo atrito provocado com outros objetos. As telas infinitas ou curvas também podem usar este tipo de película para telemóvel, pois apresenta uma estrutura maleável e adapta-se muito bem.
As películas de gel são elaboradas com materiais que permitem a total absorção do impacto. Para além disso, possuem uma maior maleabilidade e adaptam-se facilmente a smartphones com ecrã 2.5D. A proteção que oferecem é completa, cobrindo a superfície que ficaria exposta com outra película para telemóvel.
A espessura é inferior à da película de vidro, mas como apresenta a mesma capacidade de proteção, acaba por ser a solução com o pacote completo. Para rematar, a película de gel não estala ou quebra, tendo ainda maior durabilidade que as películas de vidro.
Alguns smartphones vêm com recomendações específicas para este tipo de película. São eles:
Smartphones recondicionados: valem a pena?
A película para telemóvel líquida é feita à base de água. Composta por partículas de titânio que penetram nas microfissuras do vidro do teu display, são uma opção de elevada resistência. Servem de proteção para arranhões, protege contra salpicos e, segundo o composto, apresenta uma redução de até 92% da radiação emitida pelos smartphones e tablets.
Nota que as soluções líquidas devem ser colocadas por profissionais, para evitar danos no telemóvel. Além disso, estas películas são tão finas que os arranhões profundos não vão ter salvação e, desgasta-se rapidamente, pelo que pode ser necessário trocar passado algum tempo.
Existe ainda um tipo de película para telemóvel que protege a tua privacidade. Como? Estas películas contra invasores têm uma tecnologia que bloqueia a visão lateral do teu smartphone, permitindo que apenas tu vejas o que está à tua frente.
9 acessórios para telemóveis que vão fazer a diferença no teu quotidiano
Resumindo, vale a pena apostar numa película para telemóvel?
Vantagens:
Desvantagens:
Se estás convencido da importância de uma película para telemóvel, vê como a aplicar. O processo é simples e, na maioria dos casos, qualquer um o pode fazer.
Segue estes passos para uma aplicação perfeita:
Quando ocorre uma queda, sentimos o coração gelar. Naqueles segundos em que o ecrã ainda está virado para o chão, esperamos o melhor: um ecrã intacto ou, pelo menos, com apenas uns arranhões.
Partir o ecrã do telemóvel e continuar a utilizá-lo, para além de não ser esteticamente bonito, traz alguns riscos para o equipamento e para quem o utiliza. Um deles é o curto-circuito que pode ocorrer, uma vez que o ecrã e as funcionalidades internas podem ficar expostas à chuva ou a qualquer líquido, que pode infiltrar nas fendas. Consoante o tipo de quebra, existe também o risco de algumas partículas pequenas de vidro ou acrílico poderem ferir os dedos, lábios, rosto e os olhos de quem o está a utilizar.
O ideal será que, após a quebra do ecrã, procures fazer um diagnóstico e apures um orçamento para recuperar o quanto antes o visor e todas as funcionalidades do teu telemóvel.
Para além da película para telemóvel, existem vários acessórios que aumentam a proteção, resistência e longevidade, como as capas ou suportes. A película para telemóvel é apenas o ponto de partida para não teres desilusões inesperadas.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta