Apple, Samsung, Huawei ou Xiaomi? Qualquer que seja o smartphone, uma coisa é certa: com o passar do tempo, o aparelho perde valor. Mas a depreciação não é igual para todas as marcas e, passados alguns anos, os modelos têm preços muito diferentes. Para saber quanto vale o teu smartphone criamos um simulador que tem em conta a marca e modelo, o ano da compra, e o preço original. O resultado é o valor real do telemóvel, atualizado, e que podes utilizar para o colocar à venda no OLX.

Calcula o valor do teu smartphone

Este é o simulador que te permite saber quanto vale o teu smartphone sem margem para dúvidas:

phone Calcula quanto custa o teu telefone hoje
Qual foi o preço que pagaste pelo teu telefone?
300
€50€2000
Qual é a marca?
Faz quanto tempo desde que compraste este telemóvel?
6 Meses
1 Mês4 Anos
O teu telemóvel vale hoje:

Para usar o simulador, segue estes passos:

  1. Seleciona quanto pagou pelo smartphone (novo ou usado);
  2. Escolhe a marca a partir da lista (Apple, Samsung, Huawei…);
  3. Clica no modelo específico (Galaxy S10, iPhone X…);
  4. Indica há quantos meses o telefone foi comprado (há 10 meses, por exemplo).

Como é calculado o valor do smartphone?

O valor atual do teu smartphone é calculado tendo em conta a taxa de depreciação de cada marca ao longo do tempo – que difere para cada marca. Por exemplo, os telemóveis da Apple depreciam cerca de 2,1% no primeiro ano e 1,2% nos próximos 36 meses. Os smartphones da Samsung, por sua vez, depreciam 3,9% no primeiro ano e 1,2% nos restantes meses.

Desta forma, sabendo o valor que foi pago pelo aparelho, o momento da compra, a marca e o modelo, é possível calcular com exatidão o valor atual.

Quais são as marcas que mais desvalorizam?

Não é surpresa que os smartphones desvalorizam à medida que saem novos modelos. Mas quais são as marcas que perdem valor mais depressa? Segundo dados de 2020, a Motorola, LG e Google são as piores marcas para quem quer manter o valor do telemóvel.

A Motorola, por exemplo, perdeu uma média de 59 % do valor entre janeiro e dezembro de 2019. O Motorola One (de 2018) sofreu a depreciação mais rápida e a maior perda de valor: 75 %. A LG perdeu uma média de 56 % e o Nexus 5X (de 2015) teve uma depreciação de 70%. A completar o pódio de marcas que mais desvalorizaram, os telemóveis Google perderam uma média de 52% num ano. O Pixel 3 (de 2018) registou a depreciação mais rápida e a maior perda de valor, a rondar os 57%.

Artigo relacionado: 10 melhores telemóveis em segunda mão

Quais são as marcas que menos desvalorizam?

A Apple, Nokia e Sony foram as marcas que menos desvalorizaram com quedas de “apenas” 26%, 27% e 31%, respetivamente, no espaço de um ano.

A Apple destaca-se da concorrência, com modelos como o iPhone XR que desvalorizou 22%. Em comparação, o Galaxy S10 perdeu 38 %. Já o iPhone XS perdeu 23% do seu valor em 2019. Finalmente, o iPhone XS Max perdeu 26% do valor.

Android ou iOS: qual desvaloriza mais?

Os dados mostram sem sombra de dúvida que os telemóveis Android sofrem uma desvalorização mais acelerada. Enquanto os smartphones Android desvalorizam, em média, 72% no primeiro ano, os Apple perdem cerca de 24%.

Vale a pena destacar ainda que os telemóveis Android mais caros perdem valor duas vezes mais depressa do que os iOS nos primeiros 24 meses. Os consumidores que optam por telefones Android económicos, por seu turno, perdem 79% do valor de venda no mesmo período.

Quais foram os modelos que mais perderam valor?

O iPhone 5, iPhone 5C e Sony Xperia Z2 foram os modelos que mais desvalorizaram entre 2019 e 2020.

É notório que a maioria dos dispositivos de maior depreciação são telefones com mais de 5 anos. Por exemplo, ao olhar para os iPhones em 1º, 2º e 4º lugar, todos foram lançados há 7-8 anos e não suportam as atualizações mais recentes do iOS.

Quais foram os modelos que menos depreciaram?

Estes foram os modelos que menos valor perderam em 2020.

O Sony Xperia L2, o Nokia 7.1 e o HTC U12+ são os modelos com menor desvalorização, a rondar os 15% a 18% de perda de valor.

Onde vender os smartphones usados?

No OLX, claro! Depois de saber o preço do telemóvel, a forma mais fácil de o vender é colocar à venda no maior portal de classificados do país, o OLX. Para isso, bastam alguns cliques.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *