Quanto vale o teu smartphone? Este simulador sabe a resposta
Nem sempre é fácil saber quanto vale um smartphone antes de o colocar à venda. Para calcular o valor exato, o melhor é experimentar este simulador.
Apple, Samsung, Huawei ou Xiaomi? Qualquer que seja o smartphone, uma coisa é certa: com o passar do tempo, o aparelho perde valor. Mas a depreciação não é igual para todas as marcas e, passados alguns anos, os modelos têm preços muito diferentes. Para saber quanto vale o teu smartphone criamos um simulador que tem em conta a marca e modelo, o ano da compra, e o preço original. O resultado é o valor real do telemóvel, atualizado, e que podes utilizar para o colocar à venda no OLX.
Este é o simulador que te permite saber quanto vale o teu smartphone sem margem para dúvidas:
Para usar o simulador, segue estes passos:
O valor atual do teu smartphone é calculado tendo em conta a taxa de depreciação de cada marca ao longo do tempo – que difere para cada marca. Por exemplo, os telemóveis da Apple depreciam cerca de 2,1% no primeiro ano e 1,2% nos próximos 36 meses. Os smartphones da Samsung, por sua vez, depreciam 3,9% no primeiro ano e 1,2% nos restantes meses.
Desta forma, sabendo o valor que foi pago pelo aparelho, o momento da compra, a marca e o modelo, é possível calcular com exatidão o valor atual.
Não é surpresa que os smartphones desvalorizam à medida que saem novos modelos. Mas quais são as marcas que perdem valor mais depressa? Segundo dados de 2020, a Motorola, LG e Google são as piores marcas para quem quer manter o valor do telemóvel.
A Motorola, por exemplo, perdeu uma média de 59 % do valor entre janeiro e dezembro de 2019. O Motorola One (de 2018) sofreu a depreciação mais rápida e a maior perda de valor: 75 %. A LG perdeu uma média de 56 % e o Nexus 5X (de 2015) teve uma depreciação de 70%. A completar o pódio de marcas que mais desvalorizaram, os telemóveis Google perderam uma média de 52% num ano. O Pixel 3 (de 2018) registou a depreciação mais rápida e a maior perda de valor, a rondar os 57%.
Artigo relacionado: 10 melhores telemóveis em segunda mão
A Apple, Nokia e Sony foram as marcas que menos desvalorizaram com quedas de “apenas” 26%, 27% e 31%, respetivamente, no espaço de um ano.
A Apple destaca-se da concorrência, com modelos como o iPhone XR que desvalorizou 22%. Em comparação, o Galaxy S10 perdeu 38 %. Já o iPhone XS perdeu 23% do seu valor em 2019. Finalmente, o iPhone XS Max perdeu 26% do valor.
Os dados mostram sem sombra de dúvida que os telemóveis Android sofrem uma desvalorização mais acelerada. Enquanto os smartphones Android desvalorizam, em média, 72% no primeiro ano, os Apple perdem cerca de 24%.
Vale a pena destacar ainda que os telemóveis Android mais caros perdem valor duas vezes mais depressa do que os iOS nos primeiros 24 meses. Os consumidores que optam por telefones Android económicos, por seu turno, perdem 79% do valor de venda no mesmo período.
O iPhone 5, iPhone 5C e Sony Xperia Z2 foram os modelos que mais desvalorizaram entre 2019 e 2020.
É notório que a maioria dos dispositivos de maior depreciação são telefones com mais de 5 anos. Por exemplo, ao olhar para os iPhones em 1º, 2º e 4º lugar, todos foram lançados há 7-8 anos e não suportam as atualizações mais recentes do iOS.
Estes foram os modelos que menos valor perderam em 2020.
O Sony Xperia L2, o Nokia 7.1 e o HTC U12+ são os modelos com menor desvalorização, a rondar os 15% a 18% de perda de valor.
No OLX, claro! Depois de saber o preço do telemóvel, a forma mais fácil de o vender é colocar à venda no maior portal de classificados do país, o OLX. Para isso, bastam alguns cliques.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta