Este artigo destina-se a quem procura um quarto para estudantes pela primeira vez ou para quem pretende mudar de casa já este próximo ano letivo. O regresso às aulas vai ser mais simples se seguires as dicas que partilhamos contigo.

Nem todos têm a possibilidade de estudar perto da sua área de residência e, se é o teu caso, anima-te porque vais passar uma excelente fase da tua vida com o extra de experimentares a vida em comunidade, com pessoas fora do teu meio familiar.

Aspetos a ter em conta ao alugar um quarto para estudantes

Orçamento

Antes de mais, tens de considerar o valor da renda que te será confortável assumir como custo mensal. Analisa o peso que a renda terá no total do teu orçamento familiar e, a partir daí, saberás o que podes incluir e excluir das tuas pesquisas.

Durante a tua pesquisa no OLX podes criar um filtro com o valor máximo do teu orçamento e, assim, excluíres tudo aquilo que está acima do teu limite. Tal como acontece para o orçamento, podes criar filtros sobre a localização, tipologia e comodidades.

Localização

Se vais alugar um quarto para estudantes deves procurar um local perto da tua escola ou universidade. 

Em alternativa, e porque também pode influenciar no valor da renda, podes considerar ficar localizado um pouco mais longe. Antes de tomar essa decisão avalia a oferta de serviços como supermercados, farmácias, cafés, entre outros, e transportes públicos, para te deslocares sem restrições.

Caso fiques mais distante para ter uma renda mais baixa, não te esqueças de juntar à soma do teu orçamento o valor a investir nos transportes, como o passe mensal.

Tipologia da casa

Para além de garantires que a casa tem todas as condições de habitabilidade que garantam o teu conforto e segurança, o número de quartos para estudantes também é importante. Lembra-te que quanto mais quartos a casa tem, mais pessoas vão utilizar as casas de banho, a cozinha e os restantes espaços em comum. Mais estudantes significa maior tolerância a diferentes personalidades e hábitos, para ser possível viver bem em comunidade.

Comodidades

Um quarto para estudantes já mobilado pode ser a melhor solução para quem pretende usufruir do espaço por um curto período. Liberta-te da preocupação de mobilar o quarto, assim como dos custos adicionais que tal implica.

Despesas para além do arrendamento

Como em qualquer casa, para além da renda ou prestação existem valores associados às despesas diárias, como o gasto de água, luz, gás, internet ou outros, dependendo das comodidades da habitação.

Se estás a pensar escolher um quarto para estudantes, para evitar surpresas desagradáveis no orçamento ao final do mês, o recomendado é optar por um arrendamento com despesas incluídas. 

É também comum que o valor do aluguer já inclua despesas. Os senhorios fazem uma estimativa do custo pelo número de quartos para estudantes a arrendar e incluem esse custo no valor final que apresentam. Caso não inclua, esclarece como funcionam essas despesas extra.

Rendas e cauções

São um aspeto que não pode ficar de lado no arrendamento de um quarto para estudantes. É comum ser pedido um adiantamento de dois a três meses de renda, que vai servir de caução. Esta é uma segurança para o proprietário do imóvel e será devolvida caso o contrato seja cumprido na totalidade e se a casa for devolvida em boas condições.

O que deve fazer parte de um contrato de arrendamento num quarto para estudantes

  • Identificação completa do senhorio e a tua, enquanto arrendatário;
  • Identificação do imóvel incluindo localização e licença de utilização;
  • Indicação de uma lista dos bens e do seu estado de conservação – confere uma maior segurança para o senhorio e para ti na hora da entrega do quarto;
  • Indicação do valor da renda do quarto para estudantes;
  • Indicação do período de arrendamento e o local;
  • Referência ao modo de pagamento;
  • Cláusula sobre a rescisão do contrato, referindo a data de aviso prévio e as condições, como o abatimento das rendas da caução no último período de arrendamento e o modo de aviso.

O senhorio deve emitir e entregar os recibos de renda, que servem como prova do teu pagamento. Alguns senhorios dão preferência a jovens que se acompanhem de fiador, uma vez que se trata do arrendamento de quarto para estudantes, para que este assuma a renda em caso de incumprimento.

Já escolheste o teu quarto, e agora?

Casa de estudantes com quarto

Um quarto para estudantes deve atender às necessidades de uma rotina em particular. O ambiente à tua volta vai influenciar diretamente o teu dia a dia, enquanto estudante.

Existem 4 aspetos imprescindíveis no teu novo espaço, que deves ter em conta para não interfiram no teu bem-estar e, claro, no teu desempenho escolar

1. Sono

A qualidade do sono é fundamental, por isso, procura elementos que proporcionem uma excelente noite de sono. Podem ser cortinas opacas, um ar condicionado portátil para uma temperatura mais amena ou outros detalhes.

Descobre qual é o ar condicionado ideal aqui

2. Arrumação

Por vezes, uma estante multiusos faz toda a diferença num quarto para estudantes, mesmo que já esteja mobilado com os restantes equipamentos. Um quarto organizado dá leveza e é fundamental para que encontres o que precisas sem ter de o virar do avesso.

Existem também aqueles itens básicos que agora tens de ter armazenados no teu quarto. Para uma melhor organização, procura caixas com tampa ou sistemas de arrumação simples que possas colocar facilmente num móvel. Para o calçado, podes optar por guardar em sapateiras.

3. Estilo

O quarto pode ser teu por pouco tempo, mas isso não quer dizer que não lhe possas dar o teu cunho pessoal. Dá-lhe um toque da tua personalidade, adiciona-lhe algo que te faça lembrar a tua casa, os teus familiares e amigos. Podes colocar um quadro de cortiça para pendurares fotografias, por exemplo.

4. Canto de estudo

Normalmente, ao arrendares um quarto para estudantes, tens acesso aos espaços comuns, como a sala. Até podes optar por estudar na sala, mas como vais dividir a casa com mais pessoas, isso pode não ser sempre possível.

Cria um canto de estudo dentro do teu próprio quarto. Se não tiveres secretária, mas tiveres espaço para uma, por mais pequena que seja, opta por comprar uma.

No OLX encontras secretárias a partir de 20 euros!

Descobre 3 gadgets espetaculares para estudantes

Mochila solar

Quem não quer uma mochila que produz energia solar à medida que se anda? É ecológica, original, útil e ainda permite poupar dinheiro em energia. Podes carregar o teu telemóvel ou computador através do painel solar que tem incorporado.

Disponível no OLX a partir de 17 euros!

Earbuds

Viver num quarto para estudantes significa também dividir a casa com outras pessoas, que até podem não gostar do mesmo tipo de música que tu. Para que ninguém te prive do que te dá prazer, compra uns earbuds e salva os teus momentos a sós.

Encontras a partir de 10 euros no OLX!

Os melhores earbuds estão aqui!

Suportes para telemóveis

Têm muitas vantagens como o conforto na hora de ver um vídeo ou ler, a limpeza, para libertares a tua área de trabalho e até influencia na produtividade, para que não te distraias e mantenhas o teu telemóvel sempre seguro.

Disponível no OLX a partir de apenas 1 euro!

Vê aqui mais acessórios para telemóveis que vão fazer a diferença no teu dia a dia!

No OLX encontras tudo o que te faz falta no teu novo quarto, e também podes procurar por quartos para estudantes. Os anúncios são fidedignos e, em caso de dúvida, podes sempre solicitar o apoio dos assistentes através do chat.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *