Para quem procura um novo cão para fazer parte da família, mas não tem muito espaço para o receber, estas são as raças de cães pequenos que vale a pena conhecer. Afáveis e bons companheiros, vão dar mais vida a qualquer lar.

1. Yorkshire Terrier

Os pequenos Yorkshire Terriers têm origem inglesa e caracterizam-se por serem muito inteligentes, com uma forte personalidade. Esta raça de cães pequenos não costuma ultrapassar os 3,2 kg e tem uma pelagem abundante, fina e sedosa. É um cão enérgico, animado e dominante, mas também carinhoso. É ótimo para um apartamento, mas o treino pode ser algo desafiante para os seus tutores.

Artigo relacionado: Os 10 melhores acessórios para cão

2. Chihuahua

O Chihuahua é uma das raças de cães pequenos mais antigas da América, originário do México, e é considerado o cão mais pequeno do mundo. Contudo, não existe apenas um tipo de Chihuahua, mas vários, com características anatómicas diferentes – os mais pequenos podem pesar apenas 1 kg. Seja qual for o chihuahua a acolher, os animais desta raça são corajosos, alertas e muito ativos – mas podem também ser teimosos.

3. Bichon Frise

Com entre 3 e 6 kg de peso, pelo comprido e encaracolado, o Bichon Frise é uma raça de cães pequenos fascinante. Considerado hipoalergénico, é muito brincalhão, dócil, fácil de educar, carinhoso e calmo. Adapta-se perfeitamente a qualquer família e é conhecido por adorar crianças.

4. Shih Tzu

O Shih Tzu é uma raça de cães pequenos, que não excede os 7,5 kg. Estes cães têm pelo denso, macio e comprido, e são originários do Tibete, tendo sido durante anos considerado cães de raça “sagrada”. São inteligentes e muito afetuosos, independentes e teimosos. Aprendem rápido e socializam com muita facilidade, o que os torna perfeitos para integrar qualquer família.

5. Pequinês

O Pequinês é uma raça de cães pequenos que se tornou um símbolo do budismo, na China. De muito temperamento e nariz achatado, é teimoso e independente, confrontando qualquer um que perturbe as suas rotinas ou faça algo que não aprecie. Não é a raça mais indicada para crianças pequenas, pois não têm muita paciência e não gostam de se sentir presos, mesmo que seja por um abraço.

Artigo relacionado: 10 raças de cão que ainda não conhecias

6. Pug

O Pug faz parte das raças de cães pequenos ideal para casas ou apartamentos, com ou sem crianças. Com um máximo de 33 cm de altura, os pugs são companheiros leais – em algumas culturas, acreditava-se até que estes animais podiam afastar os maus espíritos. É um ótimo cão de companhia, carinhoso, alegre e muito apegado à família, mas podem ser um pouco travessos.

7. Lhasa Apso

Com longos pelos de cores douradas, os Lhasa Apso são das melhores raças adequadas a donos inexperientes. Gostam de passeios ligeiros, são expressivos e ótimos cães de família. Dão-se bem com crianças e com outros animais, mas podem ser bastante teimosos. No entanto, com um pouco de paciência e perseverança, podem tornar-se mais obedientes. Esta é uma raça sensível, que não responde bem a gritos.

8. Bulldog Francês

O Bulldog Francês é uma das raças de cães pequenos mais populares entre as famílias. Pouco ladra, mas bufar e roncar é parte da sua comunicação. Compacto e musculoso, tem pelo liso e curto. De temperamento suave, exige ser o centro das atenções e pode competir com outros membros da família nesse sentido. Adapta-se a qualquer tipo de casa, gosta de caminhadas breves, mas não vai ser um parceiro de corrida.

9. Dachshund ou Teckel

Esta raça de cães pequena é também vulgarmente conhecida como “salsicha” ou “cães texugo” e pode atingir o tamanho padrão ou miniatura. Até há alguns anos, era uma raça utilizada para a caça de pequeno porte e em exposições. Apesar de muito teimosos e de exigirem alguma dose extra de paciência para os ensinar, são ótimos companheiros para toda a família.

Artigo relacionado: Como escolher a melhor comida para cão

10. Jack Russell Terrier

A raça de cães pequenos Jack Russel Terrier foi um dos grandes protagonistas no filme Máscara, ao lado de Jim Carrey. E tal como se viu durante todo o filme, os Jack Russells são enérgicos, gostam de exercício e de explorar. Para estes cães, caçar está-lhes no sangue. São bons cães de guarda, gostam de passear e brincar. Passar o dia todo no sofá não é de todo para estes animais.

11. Cavalier King Charles Spaniel

Há quem o considere uma das mais belas raças de cães pequenos. Com um nome aristocrata, o Cavalier King Charles já apareceu em inúmeros filmes e tal deve-se à sua elegância. São afetuosos e muito dóceis, mas são muito delicados e capazes de ladrar bastante. É possível encontrar exemplares de pelagem branca, avermelhada, ou castanha.

12. West Highland Terrier

Também conhecido apenas por Westie, esta é uma das raças de cães pequenos mais adoráveis. Natural da Escócia, é um companheiro fiel, corajoso e brincalhão, perfeito para qualquer família. Apesar das suas qualidades, é também importante ter noção de que o seu temperamento faz com que nem sempre aceite bem outros animais domésticos, como os gatos. Em algumas situações específicas têm tendência a ladrar incessantemente e a cavar.

Artigo relacionado: Nomes para cão perfeitos para cada tutor

13. Schnauzer miniatura

O Schnauzer miniatura é uma raça de cães pequena procurada por muitas famílias. Um exemplar em miniatura não excede os 8 kg, sendo perfeito para qualquer espaço. É um cão calmo, carinhoso, brincalhão e perfeito para conviver com crianças pequenas e idosos, querendo sempre protegê-los e cuidar deles.

14. Pinscher miniatura

O Pinscher miniatura confirma que, entre as raças de cães pequenos, o tamanho é apenas um pormenor. Estes cães cheios de personalidade são corajosos e não temem a adversidade. Aliás, o tutor que os receber não pode deixar-se enganar pelo seu tamanho e beleza, e deve treiná-los desde cedo, para que dali cresça um bom relacionamento. É um bom cão de família, muito ativo, ao ponto de não dar grande sossego, no entanto, é também muito fiel.

15. Poodle Toy

O Poodle Toy é uma das raças mais adequadas para quem procura um amigo de quatro patas para viver num apartamento. A sua altura não ultrapassa os 28 cm e o peso pode ir até aos 4,5 kg. São cães ativos, alegres e carinhosos. São perfeitos para famílias com crianças e para socializar com outros animais, adaptando-se a espaços pequenos ou grandes.

No OLX encontras tudo para receber um exemplar de raça de cães pequenos em casa, com os melhores acessórios e equipamentos para manter a casa livre de pelos. Experimenta!


Próximas leituras:

Gato Siberiano: características e cuidados
Estás prestes a receber um gato siberiano na família? Aqui encontras as …
Beagle: origem, características e cuidados
O Beagle é uma das raças de cães mais famosas e adoradas. …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *