Alguns trabalhos implicam que passemos horas e horas no computador. Os movimentos repetitivos, que estas tarefas exigem, aumentam o risco de lesões.

Entre as lesões mais comuns encontra-se a síndrome do túnel do carpo ou tendinite, provocada pelos movimento repetitivos, como os cliques no rato. No sentido de promover um maior bem-estar e melhor qualidade na hora do trabalho, surgem os ratos ergonómicos.

Os ratos ergonómicos são acessórios projetados para apoiar o movimento da mão durante o trabalho, provocando menos tensão e diminuindo a probabilidade de lesões corporais. Como a dor e desconforto são minimizados, é natural que a tua produtividade também aumente.

Entre os aspetos mais importantes a ter em conta na hora da compra encontra-se o formato, tamanho, peso, desenho e textura. Descobre-os aqui.

Dicas de ergonomia no teletrabalho

Considerações a ter sobre um rato ergonómico

Formato e tamanho

Sabias que a forma como seguramos num rato está classificada em 3 categorias?

  • Palma. Apoias a mão quase na totalidade sobre o rato e os dedos mantêm-se estendidos. 
  • Garra. Consiste no arqueamento da mão em forma de garra. Os ratos mais curvos são os mais indicados se seguras no rato desta forma.
  • Ponta dos dedos. Consiste em pegar no rato apenas pela ponta dos dedos. Os ratos mais planos são os mais confortáveis se este for o teu caso.

Conexão

É importante perceber quais as necessidades de conexão. Um rato sem fios é mais prático e confortável de usar. No entanto, um rato com fio é mais barato e nunca fica sem bateria.

Sensor

Podes encontrar ratos ergonómicos com sensor ótico ou a laser. Os sensores laser funcionam em mais superfícies, mesmo que irregulares, tornando-se um fator interessante para acompanhar portáteis no exterior.

Já os sensores óticos são considerados mais fiáveis e previsíveis, produzindo movimentos precisos e consistentes. Este é um ponto forte a considerar para os gamers.

Revestimento

Uma boa parte dos ratos ergonómicos é de borracha, e não de plástico, como nos ratos “normais”. Para além disso, a posição dos botões adota várias formas e lugares, sobretudo nas suas laterais.

Design

O design e a construção em geral de um rato ergonómico são muito importantes para o utilizador. Um periférico deste tipo organiza os componentes de forma a que o esforço da sua utilização seja mais reduzido.

Existem várias diferenças entre os ratos ergonómicos e os tradicionais. No entanto, todas assentam numa regra comum.

A diferença da postura correta ao computador

Homeoffice ergonómico

Os ratos ergonómicos são desenhados para proporcionar ao utilizador uma postura correta e é essa preocupação que está na base do seu design.

Estes acessórios são projetados para que os dedos e a palma da mão ocupem uma posição mais natural e não o número de movimentos potencialmente prejudiciais seja reduzido.

O desenho do rato ergonómico também diminui os movimentos necessários a determinada ação. Pelas suas características, as tarefas que se propõe a executar são realizadas de forma mais rápida, promovendo também o aumento da produtividade.

Cadeiras de escritório perfeitas para uma postura correta a trabalhar

Diferentes tipos de ratos ergonómicos

Estes periféricos oferecem uma maior personalização do que um rato tradicional, permitindo definir as respostas de cada botão. Para além disso, podes estabelecer a velocidade de movimento do teu rato e a precisão do cursor. Descobre a diferença entre eles, antes de iniciares pela procura do rato perfeito para ti.

No OLX podes encontrar diferentes tipos de ratos ergonómicos

  • Rato vertical – É considerado dos melhores para quem passa muitas horas à frente de um computador. Por serem mais ergonómicos, proporcionam uma posição da mão mais natural.
  • Rato com trackball – São indicados para quem procura a máxima precisão. Por esse motivo, é recomendado sobretudo para edição de conteúdos e criação artística, uma vez que a trackball permite o controlo exato do cursor.
  • Rato de viagem – É mais compacto, leve e pode ser sem fios, facilitando o transporte e utilização em diversas superfícies e cenários.
  • Rato convencional – É o mais comum, dentro deste tipo de periféricos. Podem ser simples ou mais elaborados, com mais botões e funcionalidades extra. Os convencionais mais avançados já atendem a uma maior precisão, conforto, durabilidade e estratégia na disposição dos botões.
  • Rato gaming – Permite obter uma vantagem competitiva, com marcos e precisão adequada a cada estilo.

Ratos gaming para elevares os teus jogos ao próximo nível

5 modelos de ratos ergonómicos à tua espera no OLX

1# Logitech Mx Master 3

O Mx Master 3, da Logitech, é considerado um dos melhores ratos Bluetooth, indicado para trabalho, para criativos e para programadores, graças à sua soberba precisão, capaz de fazer scroll de 1000 linhas por segundo.

Pode ser utilizado em três computadores em simultâneo, a  autonomia da sua bateria chega aos 70 dias e o carregamento rápido ocorre por USB-C. Tem 7 botões, sendo alguns deles personalizáveis para programas de desenho e edição. É silencioso e funciona em qualquer superfície.

2# Logitech M570

O Logitech M570 é um dos melhores ratos ergonómicos de trabalho, mas desta vez com trackball. O formato é compacto e tem 5 botões programáveis.

O sensor laser permite ajustar a velocidade, usufruindo da tecnologia Logitech Unifying, que permite emparelhar e utilizar este rato ergonómico com até 6 dispositivos via Wi-Fi.

Em caso de necessidade, a trackball é removível para limpeza, garantindo botões dedicados para avançar e retroceder, em páginas na internet, por exemplo. Recorre a uma pilha AA, que garante autonomia para até 18 meses.

3# Razer DeathAdder V2

O Razer DeathAdder V2 é um rato dedicado a gamers, garantindo um design ergonómico tanto para jogar, quanto trabalhar. Tem switches óticos para ação rápida, para além do sensor ótico de alta precisão, ajustável às tuas necessidades.

Podes configurar até 8 botões, através do software Razer Synapse 3, e o design adapta-se à maioria dos tamanhos de mão. Para além da ergonomia, oferece iluminação LED.

A ligação ao computador é feita por USB, num cabo revestido a tecido, para garantir uma maior durabilidade. Com ele, tens ainda cinco perfis de memória, para ajustares o rato gaming às configurações competitivas ou aos cenários de trabalho.

O que ter em conta na hora da compra do teu rato gaming

4# Microsoft Sculpt Ergonomic

Este é um dos ratos ergonómicos mais indicados para te acompanhar em viagens, graças ao seu tamanho compacto e leve. Pode ser emparelhado com iPad ou tablet Android, via Bluetooth.

É discreto, apto a vários tamanhos de mão e tem um botão personalizável, que podes configurar para abrir diferentes programas ou para ações no sistema operativo.

Este rato tem ainda um scroll em quatro direções, além de ser clicável. Tem 6 botões e uma autonomia até 10 meses garantida por duas pilhas AA.

Encontras este rato ergonómico à venda no OLX a partir de 75€, incluindo keyboard.

Opta por pilhas recarregáveis e poupa no orçamento e no ambiente!

5# Logitech MX Vertical

O Logitech MX Vertical é considerado um dos melhores ratos ergonómicos verticais. Tem uma enorme quantidade de funções e possibilidades de personalização.

Foi um dos primeiros modelos do género a ser lançado, destacando-se pelo design e desempenho, totalmente inovadores. Este rato está pensado num angulo de 57º vertical, fazendo com que o polegar fique numa posição natural.

A rapidez deste periférico é também notória. Calcula-se que seja capaz de reduzir até quatro vezes o movimento necessário da tua mão, para executar diferentes ações. Consegue ainda controlar mais do que um computador em simultâneo e a precisão é das melhores do mercado.

Avalia a tua melhor escolha:

Logitech Mx Master 3Logitech M570Razer DeathAdder V2Microsoft Sculpt ErgonomicLogitech MX Vertical
TipoAvançadoCom trackballGamingDe viagemVertical
Conexão– Bluetooth
– Wi-Fi
– USB-C
– WiFi
– USB
– Logitech Unifying Receiver (pen micro)
USBWiFi– WiFi
– Bluetooth
– USB
– Logitech Unifying Receiver (pen micro)
SensorÓtico 4000 DPILaser 540 DPIÓtico 16000 DPIBlueTrack4000 DPI
AlimentaçãoBateria1 pilha AAUSB2 pilhas AAUSB
Autonomia70 dias18 meses10 meses4 meses
Compatibilidade– MacOS
– Windows
– Linux
– MacOS
– Windows
– Linux
– MacOS
– Windows
– MacOS
– Windows
– MacOS
– Windows
Outros– Silencioso
– Funciona em qualquer superfície
– Botão ligar / desligar– Tempo de resposta de 0,2 milissegundos
– Iluminação RGB (Razer ChromaTM)
– Silencioso– Posição vertical
– Ângulo de 57º

No OLX encontras informação útil para cuidar da tua saúde ao trabalhar em casa.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *