Só para estarmos todos na mesma página, vamos definir húmus. Hummus é um saboroso spread ou molho feito com grão-de-bico, tahini, sumo de limão e especiarias. É popular no Médio Oriente e no Mediterrâneo. As versões compradas na loja estão disponíveis em mercearias nos Estados Unidos, mas acreditamos que deve evitá-las e preparar as suas próprias. Permitam-me demonstrar.

No passado, podia apostar que se estivéssemos na mercearia, um de nós atirava uma banheira de húmus para o nosso carrinho. Isto é, até descobrirmos esta simples receita de húmus, que acreditamos sinceramente ser superior a tudo o que poderíamos ter comprado no supermercado. É também vegan e preparada com ingredientes nutritivos reais.

A ordem pela qual adiciona ingredientes ao seu processador de alimentos é a chave para fazer o húmus mais suave e delicioso. É realmente assim tão simples. Adicione o tahini e o sumo de limão a um processador de alimentos e pulse por um minuto, ou até formar uma pasta cremosa.

Ingredientes 

1 frasco (500 gramas) de grão lavado cozido 

12 colheres de sopa de bicarbonato de sódio 

14 chávenas de sumo e limão 

1 dente de alho grande 

12 colheres de chá de sal 

Tahini (12 chávenas) 

2–4 colheres de sopa de água gelada 

12 colheres de chá de cominho em pó 

1 colher de sopa de azeite (virgem extra) 

Decore com um fio de azeite ou molho zhoug, um borrifo de sumac ou páprica moída, ou salsa fresca picada.

O húmus é feito com grão-de-bico (ou feijão garbanzo). Os feijões amolecidos tornam-se uma pasta suave. Na nossa receita, você pode usar grão-de-bico enlatado ou caseiro. Eu uso ambos intercambiavelmente, dando ao grão-de-bico cozido um pouco de vantagem sabor.

Tahini é uma pasta de sementes de sésamo que é moída. Realça o sabor do húmus. Tahini pode ser comprado em loja ou feito em casa. Usamos tahini caseiro para produzir húmus completamente feito à mão. É simples fabricar mesmo. Pode ser guardado no frigorífico até um mês. A nossa receita de tahini rende o suficiente para fazer dois lotes de húmus.

Fazer húmus sem tahini: Há dois campos entre os fãs de húmus. Algumas pessoas apreciam o sabor picante e ácido de tahini, enquanto outras não. Gostamos de ambos os lados, mas para o melhor húmus que rivaliza com as nossas marcas de retalho favoritas, incluem tahini. Deixe de fora o tahini se quiser fazer húmus sem ele. Mesmo sem isso, o puré de grão-de-bico é extremamente saboroso. Basta adicionar azeite adicional. Outra alternativa é substituir a manteiga de amendoim cremosa genuína não adoçada. Sumo de limão fresco é essencial para fazer um delicioso húmus. Sumo de limão engarrafado não é tão bom.

O alho fresco proporciona um toque especial e picante. Adicionei um pequeno cravo e é perfeito. Você também pode fazer húmus de alho assado adicionando alho assado. Você pode ver como nós assamos alho neste vídeo. 

O cominho moído e o sal contribuem para o excelente sabor, e o cominho moído dá um pouco mais de especiarias e riqueza. 

O húmus tem uma textura rica graças à adição de azeite. Quando servimos o húmus, regamo-lo ainda com azeite. Quando cozinho húmus, gosto de usar azeite frutado e leve.

Além dos elementos listados acima, você pode experimentar com diferentes sabores e ingredientes para o seu húmus. Para um húmus de pimenta vermelha, eu gosto de adicionar pimentos vermelhos assados, mas azeitonas, pinhões e mais especiarias também são boas possibilidades

Segredo para fazer o melhor Hummus

É a ordem em que adiciona ingredientes ao seu processador de alimentos, como indiquei anteriormente. É realmente assim tão simples. Tahini e sumo de limão são adicionados primeiro. Em seguida, antes de adicionar qualquer outra coisa, ligue o processador de alimentos e deixe-o funcionar durante cerca de um minuto. 

No primeiro, o tahini é derramado num processador de alimentos limpos. Torna-se uma pasta depois de um minuto a ser batido no processador de alimentos. Tem uma tonalidade mais clara e é significativamente mais grossa.

A partir daqui, pode adicionar os ingredientes como entender, mas certifique-se de ficar a ver e deixar o processador de alimentos funcionar durante um minuto após cada adição. A nossa última dica para o húmus macio, cremoso e chicoteado é usar água fria (ou aquafaba). Depois de todos os ingredientes terem sido combinados e a mistura ter sido suavizada, gosto de polvilhar um pouco de líquido extra enquanto o processador ainda está a funcionar. O líquido (e tempo adicional de processamento) transforma a mistura já lisa num molho macio e delicioso.

O que é aquafaba? Aquafaba é o líquido que sobra depois de cozinhar grão-de-bico seco ou o líquido numa lata de grão-de-bico. Este líquido amido tem inúmeras aplicações (veja o nosso guia profundo em aquafaba aqui). Gostamos de adicionar alguma forma de líquido no final do processo de fabrico de húmus. Podemos usar água, mas pode usar aquafaba. 

Aquafaba torna-se leve e macio quando batido, tornando-o ideal para fazer húmus leve e macio. Mas tenho uma palavra de precaução. Primeiro, prove o aquafaba. O líquido pode ser salgado dependendo do tempero que usou ao cozinhar grão-de-bico ou da marca de grão-de-bico enlatado que usou. Isto está bom, mas talvez queira reconsiderar ao criar o húmus, segure-se no sal até adicionar o aquafaba. Poderá evitar a demasiado sal deste método.

É necessário descascar grão-de-bico?



É necessário descascar grão-de-bico?
(https://feelgoodfoodie.net/wp-content/uploads/2020/02/how-to-cook-chickpeas-26-500×375.jpg

Retire as peles de cada feijão para obter o húmus mais suave. Já terminamos. Para remover todas as peles de uma lata de grão-de-bico, deixe cerca de dez minutos. Não queríamos adicionar mais tempo à nossa receita de húmus, por isso experimentámos de duas maneiras: grão-de-bico sem pele e diretamente da lata.

Experimente adicionar sementes de romã ao seu húmus para um lanche festivo para servir na sua próxima reunião de férias. As sementes em forma de joia rapidamente elevam o húmus de um simples mergulho para um aperitivo de paragem. A combinação de doçura e textura crocante acrescentou um toque inesperado ao prato. Não se assuste com a perspetiva de lutar com as sementes do fruto — semear uma romã é mais simples do que pensa. O bónus adicional? A romã tem inúmeras vantagens para a saúde, e incorporar as sementes em húmus é uma maneira fácil de obter mais do delicioso fruto na sua dieta.

Como cozinhar grão-de-bico seco com pressa

Encha uma panela grande a meio com água e adicione 34 chávenas de grão-de-bico seco e 12 colheres de chá de bicarbonato de sódio. Leve a mistura a ferver em lume alto, retirando qualquer excesso de espuma conforme necessário. Continue a ferver em lume médio-alto, adicionando mais água conforme necessário, até que o grão esteja molhado e a desfazer-se, cerca de 1 hora a 1 hora 15 minutos. Antes de utilizar, escorra numa peneira de malha fina, enxagúe com água corrente fria e escorra bem.

Guarnições de húmus

Fio de azeite.

Polvilhe com sumac moído, que é deliciosamente profundo, ou páprica, que é sem sabor mas adiciona um pop de cor. 

Molho picante do Médio Oriente, como zhoug ou shatta, sementes de sésamo ou mistura de especiarias semeadas, como dukkah.

Salsa fresca, picada



Guarnições de húmus
(https://girlheartfood.com/wp-content/uploads/2020/07/Basic-Hummus-In-Blender-2.jpg

E é assim que se pode fazer húmus, mas há tantas variações de húmus e receitas que pode usar. Todos os materiais de que precisa estão disponíveis no site do OLX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.