O salame de bolacha é uma sobremesa da moda, um pão sem assar com biscoitos e cacau que deixa todos felizes. Mas, demos uma reviravolta nesta receita tradicional.
Melhor ainda, é fácil de cozinhar, tornando-o ideal para envolver toda a família. A única parte complicada é esperar para solidificar no frigorífico antes de polvilhar com açúcar em pó e cortá-lo.
Ingredientes
Chocolate amargo (70% cacau), manteiga, leite, Bolachas Maria (crocantes, não moles), cacau em pó sem açúcar, avelãs, pistachios e açúcar de confeiteiro para polvilhar são os ingredientes necessários para fazer este doce.
Vais precisar de um barbante de cozinha simples se quiseres dar um passo à frente e atar o salame.
Instruções passo a passo
- Parte o chocolate em pedaços pequenos numa tigela grande e mistura com a manteiga. Coloca a tigela numa panela de água a ferver, garantindo que a água não entre em contacto com o fundo da tigela.
- Mantém o lume médio na panela para evitar que a água ferva demais. De vez em quando, mexe a manteiga e o chocolate até que estejam derretidos e macios.
- Entretanto, coloca as bolachas marias num saco e esmaga com um rolo de massa em pedaços pequenos e médios.
- Retira a tigela do lume e verte delicadamente o leite, mexendo até que esteja bem misturado. Em seguida, adiciona o cacau em pó e o sal ao chocolate e misture; não te preocupes se houver grumos.
- Mistura os biscoitos amassados e as nozes até ficarem completamente cobertos de chocolate.
- Forma um tronco áspero da mistura numa folha de papel vegetal. Começa com o final mais próximo de ti e coloca a mistura lá para enrolar.
- Dobra o papel vegetal sobre o chocolate e enrole-o num tronco. Para prendê-lo, move-o algumas vezes, torcendo cada extremidade. Seria preferível embrulhá-lo em plástico novamente para uma forma mais limpa, mas não é obrigatório.
- Leva ao frigorífico por pelo menos 4-6 horas ou durante a noite. Quando estiver sólido, polvilha delicadamente com açúcar de confeiteiro.
A decoração
- Faz um pequeno laço com uma ponta do fio e dá um nó para prender o laço.
- Passa a outra ponta do fio pelo primeiro laço e puxa-o bem, garantindo que o nó fique em baixo do salame.
- Traz o pedaço de linha para cima e sobre a ponta do salame, colocando-o sob a parte superior.
- Puxa a corda para baixo cerca de 1 polegada do laço inicial e mantém-na com o polegar.
- Enquanto manténs o fio no lugar, enrola-o ao redor do salame e coloca-o atrás do polegar para prendê-lo, puxando com força. Repete por mais 4-5 vezes, ou até acabares com o salame.
- Quando chegares ao final do salame, enrola o barbante à volta dele e coloca-o sob os pedaços de barbante inferiores. Para mantê-lo seguro, dá um nó.
Dicas e perguntas
- Frutos secos – Podes manter as nozes inteiras para que, ao cortares o salame, obtenha fatias lindas por toda parte. Usa amendoins, castanhas de caju ou amêndoas se não tiveres pistaches ou avelãs à mão.
- Ao adicionar o leite, certifica-te de adicioná-lo suavemente e agressivamente entre cada adição. Se colocares tudo de uma vez, o chocolate pode partir. Normalmente, podes adicionar o leite em três etapas. Se o teu chocolate se dividiu, continua a ler para saber como recuperá-lo para não precisares de o deitar fora!
- Adiciona uma colher de sopa do teu licor favorito se não tiveres crianças!
Sugestões para Servir
O salame de bolacha é uma ótima sobremesa para servir após o jantar. Preferimos fazer com licor como o Vin Santo, mas também vai muito bem com café ou um copo de leite para crianças!
RECEITA
Tempo de preparação – 40 minutos
Tempo de Cozimento – 5 minutos
Refrigeração – 4 horas
Tempo Total – 4 horas 45 minutos
Porções – 12 porções
Calorias – 204 kcal
Lista de ingredientes
- 1 chávena de chocolate amargo de boa qualidade 70% cacau (150g)
- Cinco colheres de sopa de manteiga cortada em cubos (70g)
- ⅓ xícara de leite (80ml)
- Quatro colheres de sopa de cacau em pó
- 2 chávena de bolachas, crocantes, não macios (100g)
- ⅓ chávena de avelãs inteiras (45g)
- ⅓ chávena de pistache sem sal (45g)
- Açúcar em pó para polvilhar
- Pitada de flocos de sal marinho
Deixe um comentário