O pão de banana é um dos petiscos mais fáceis e deliciosos que podemos pensar. O pão pode ser feito apenas com um garfo, panela de pão, forma, e algumas bananas maduras. Mesmo para padeiros inexperientes, as receitas de pão de banana são algumas das mais fáceis de seguir e são consideradas obrigatórias para iniciantes. No entanto, as receitas de pão de banana podem, por vezes, correr mal. Podem afundar-se demasiado, ficarem castanhas no forno, não se levantarem, serem menos cozidas no centro, pegajosas na parte inferior, ou ter um sabor estranho.

Quais são algumas das ferramentas e equipamentos necessários para fazer pão de banana?

  1. Forno
  2. Lata de bolo
  3. Faca
  4. Saco de pastelaria (se quiseres torná-lo extravagante) 
  5. Liquidificador
  6. Torturador
  7. Rolo de bolo
  8. Papel manteiga
  9. E alguma coisa para decoração

Bananas mais maduras são as melhores

A utilização de bananas maduras é quase a única obrigatário para fazer  pão de banana. É hora do pão de banana quando as peles começam a desenvolver sardas, e as frutas estão demasiado moles para mordidelas agradáveis e para comer. Permite que as tuas bananas amadureçam ainda mais tempo — até que as peles estejam castanhas e a fruta se desmanche quando descascada – irá melhorar o sabor e a riqueza da banana do teu pão.

Mistura e esmaga

Podes deixar alguns pedaços de banana no pão ou esmagar as bananas na massa. Se não gostas de pedaços e queres o teu pão suave, tritura as bananas até se tornarem polpa numa tigela separada  antes de as adicionar à massa.

Uma batedeira de um garfo

A legenda implícita deste prato adorável é “sem problemas; é fácil”, se isso não fosse evidente anteriormente. Se preferires criar uma receita como esta numa batedeira ou uma batedeira de mão, vai em frente. Se estiveres a usar uma batedeira, podes derreter a manteiga como sugerido e seguir a receita exatamente ou deixá-la amolecida e creme-a com o açúcar. O pão de banana será mais leve e sentir-se-á um pouco mais parecido com bolo com uma textura mais delicada se a manteiga amolecida e o açúcar forem amassados em conjunto; o pão será mais espesso e com menos migalhas se a manteiga for derretida.

Receita

Tempo de cozedura recomendado: 47 min a 1 hora

Porção: 1 pão 

INGREDIENTES NECESSÁRIOS

  • Spray de cozinha
  • Oito colheres de sopa (1 vara) de manteiga sem sal
  • 1 xícara de açúcar granulado
  • Dois ovos grandes
  • 1/4 xícara de leite
  • Uma colher de chá de extrato de baunilha
  • Três bananas médias, muito maduras
  • 2 chávenas de farinha para todos os fins
  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de nozes ou lascas de chocolate, picadas (opcional)

EQUIPAMENTO

INSTRUÇÕES (H3)

  1. Aquece o forno a 176º Cº. Pré-aquece o forno a 176 Cº. Utiliza papel vegetal para forrar uma panela de pão de 8 polegadas (20,32 cm) x 5 polegadas (12,7 cm), permitindo que o excesso esteja sobre as paredes laterais. O spray de cozedura deve ser utilizado no interior. Se utilizares nozes, assa-as durante 10 minutos no forno.
  1. Derretera manteiga. Derreter a manteiga no micro-ondas; em alternativa, amolecer a manteiga (mas não a derreter completamente) e creme-a com o açúcar numa batedeira no passo seguinte para um pão de banana mais parecido com bolo.
  1. Mistura a manteiga e o açúcar. Utiliza uma tigela grande  para bater o açúcar até combinar (Ou creme a manteiga amolecida e o açúcar numa batedeira até ficarem macios.)
  1. Adiciona os ovos.  Abre os ovos na tigela. Bate até ficar bem misturado na taça.
  1. Adiciona o leite e baunilha.  Combina o leite e a baunilha na massa. Se preferires pão de banana macio, triture as bananas separadamente até que não restem mais caroços e, em seguida, bate-as na massa.
  1. Adiciona a farinha, bicarbonato de sódio e sal.  Combina todos os ingredientes. Bate suavemente com uma espátula até os ingredientes estiverem quase misturados e não for visível farinha seca.
  1. Mistura as nozes ou o chocolate se quiseres.  Por fim, espalha as amêndoas ou o chocolate por toda a massa e mistura-as suavemente.
  1. Deita a massa na panela.  Enche uma panela de pão a meio com massa.
  1. Leva ao forno cerca de 50 a 65 minutos. Leva ao forno cerca de 50 a 65 minutos, ou até que a parte superior do bolo seja caramelizada castanho escuro com uma pitada de interior amarelo espreitando e um palito ou provador de bolo colocado no centro sai limpo.  Começa a verificar cerca de 50 minutos e, em seguida, a cada 5 minutos depois, dependendo da humidade e do nível de açúcar das tuas bananas.
  1. Arrefecer na panela durante 10 minutos.  Coloca o pão numa grelha de arrefecimento de arame, ainda na panela. Deixa um período de arrefecimento de 10 minutos, o que ajudará o pão a solidificar e facilitar a descolagem da panela.
  2. Retira da panela e deixa arrefecer mais 10 minutos. Em seguida, agarrando o papel vegetal, tira o pão para fora da panela e coloca-o na grelha de arrefecimento.  Deixa-o arrefecer por mais 10 minutos antes de o cortar.

NOTAS

Muffins de banana: Para fazer os muffins, pega numa bandeja de muffin com forros de papel e encha cada chávena até cerca de 3/4 cheio. Após cerca de 20 minutos de cozedura, verifica se está bem feito. São necessários 8 a 10 muffins.

Armazenamento: Enrola as sobras numa tampa de plástico e guarda-as à temperatura ambiente durante alguns dias, ou enrola o pão em plástico e, em seguida, coloca-o em película e congela durante três meses.

Esperamos que esta receita seja útil e que estabeleça uma boa base para todos os que gostam de cozinhar. Faz a tua receita personalizada, adicione os teus sabores e o teu toque especial com os teus ingredientes. Pão de banana é uma receita muito fácil. Podes fazer pão de banana com os ingredientes mínimos e muito amor.

Diz-nos a tua maneira especial de fazer pão de banana. Feliz cozinhados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.