Um teto de pipoca é um design antigo do teto que usa lama de parede seca pulverizada, pedaços de estuque ou esferovite para dar à superfície do teto uma aparência semelhante a pipocas. Os tetos de pipocas podem absorver o ruído, que é uma das razões pelas quais foram usados na parte inferior de um edifício de histórias. 

No entanto, à medida que a tecnologia evoluiu, o teto das pipocas gradualmente ficou fora de moda. Hoje, o teto das pipocas é considerado uma monstruosidade devido à sua aparência feia. Contém também amianto que pode representar perigos para a saúde.  

Se ainda tem um teto de pipocas em casa e está a pensar em livrar-se dele, este artigo vai guiá-lo. Livrar-se de um teto de pipocas não é difícil, e pode obter todos os materiais que você precisa para o trabalho no OLX.

Ferramentas e materiais para remover um teto de pipoca

Os materiais necessários para remover um teto de pipoca não são caros e podem ser facilmente comprados numa loja de ferragens de construção. Os materiais que necessitará para a tarefa são: 

  • Escada
  • pulverizador
  • Panos de gota
  • Revestimento de plástico
  • Fita do pintor
  • Raspador
  • Equipamento de segurança
  • Composto articular
  • Lixa
  • Pincéis
  • Bandeja de pintura
  • Primer
  • Pintura de teto

Passos para remover o teto de pipocas

Passos para remover o teto de pipocas
fonte: Pinterest

Remover um teto de pipoca não é uma tarefa complicada ou excessivamente técnica, e pode fazê-lo sozinho se tiver os materiais necessários. Deve seguir este procedimento para se livrar de um teto de pipocas. 

Passo 1: Teste para amianto e tinta de chumbo

O primeiro passo a dar ao remover um teto de pipoca é testar amianto e tinta de chumbo. O amianto fazia parte dos materiais utilizados no fabrico de tetos de pipocas. Por isso, faz sentido testar a sua presença usando um kit de teste de amianto caseiro. O kit permite-lhe raspar uma pequena parte do teto e enviá-lo para um laboratório para testes. Certifique-se de que o laboratório está acreditado no âmbito do Programa Nacional de Acreditação do Laboratório Voluntário (NVLAP).

Passo 2: Proteja a parede, os pisos e o você mesmo

Raspar o teto vai criar muita sujidade que pode manchar as paredes e os pisos. Então, use um saco de plástico grande para cobrir o chão e as paredes. Não se esqueça de tirar ventiladores de teto, lâmpadas e outros itens no teto. 

Devia esvaziar o quarto e mover cada item para outro quarto. Para os grandes itens que são difíceis de mover, como roupeiros e grandes caixilharias, você pode cobri-los com um grande saco de plástico. Tape artigos elétricos para protegê-los de pó, restos e água. Também deve desligar as aberturas e os ar condicionados para os manter seguros. 

Uma vez que a remoção de um teto de pipoca gerará muita sujidade e poeira, deve-se abrir as janelas para permitir uma ventilação adequada para reduzir o efeito do pó. Use uma máscara contra o pó, roupa adequada e óculos de segurança para se proteger. 

Passo 3: Pulverizar o teto

Encha um pulverizador com água morna e pulverize ligeiramente uma pequena parte do teto durante alguns minutos até absorver a água. Se o teto não tiver tinta, 15 minutos é suficiente para absorver a água. No entanto, se o teto for pintado, provavelmente demorará mais tempo a absorver a água, e talvez precise dar-lhe vários banhos leves para acelerar o processo. 

Passo 4: Raspar a textura

Depois de o teto ter absorvido a água, pode começar a raspar o material texturizado da superfície do teto. Deve começar com o raspador largo e empurrá-lo para a textura amolecida até que a borda da lâmina atinja o gesso. Em seguida, deve inclinar o raspador para um ângulo baixo e empurrá-lo para a frente. Isto vai facilitar a remoção dos materiais texturizados. 

Se notar que o material ainda está muito seco e requer muita força, deve molhar novamente para suavizar. Note que o truque não é molhar todo o teto de uma só vez, pois ele secará antes de chegar ao mesmo. Em vez disso, molhe a área em que pretende trabalhar e repita o processo até raspar completamente os materiais texturizados. 

Passo 5: Deixe o teto secar

Uma vez que pulverizou água no teto, o quarto ficará húmido e molhado. Para acelerar o processo de secagem, abra as janelas para ventilação ou encontre uma forma de aumentar a temperatura ambiente. É aconselhável que depois de remover a textura do teto, deixe a sala secar durante um dia inteiro. 

Passo 6: Corrigir danos no teto

Ao raspar os materiais texturizados, o processo provavelmente causará arranhões e buracos rasos. Limpe as suas ferramentas de raspagem e use-as para aplicar composto de paredes secas de controlo de poeira ou brilho nas áreas afetadas. Deixe a superfície secar e, em seguida, alise com lixa de areia fina.

Passo 7: Eliminação dos Detritos

Após a limpeza, se os detritos não contiverem materiais perigosos, pode eliminá-los com um saco de lixo forte. No entanto, se se verificar que os materiais texturizados contêm elementos nocivos, como amianto ou tinta de chumbo, terá de obter uma licença para eliminar separadamente os detritos. 

Aproveite a oportunidade para realizar outras melhorias no teto

Pode aproveitar o facto de que as suas paredes e pisos estão cobertos para realizar outras melhorias que pretende no teto. Se quiser dar tinta fresca ao teto, será uma boa hora para fazer isso.

Conclusão

Poucas coisas datam o espaço com um teto de pipoca, mas não é nada atraente. Os tetos das pipocas estão fora de moda e prejudiciais para a saúde humana, especialmente se tiver amianto. São difíceis de reparar, apanham pó facilmente e são difíceis de limpar. 

Remover um teto de pipoca é relativamente fácil e acessível. Obtenha todos os materiais que precisa no OLX e enfrente o trabalho de melhoria da casa por si mesmo. Siga os passos realçados neste artigo e está pronto para ir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.