Todos podemos fazer pequenas mudanças nas nossas vidas em prol de uma maior sustentabilidade ambiental. O ambiente está cada vez mais presente em vários aspetos do nosso dia-a-dia. A beleza não é exceção. Para uma rotina de beleza sustentável, podemos reformular alguns hábitos, sem grande esforço e sem alterações drásticas. Basta estar mais alerta e atento a pequenos pormenores.

Vê também como explicar a sustentabilidade aos mais novos

O ABC da tua rotina de beleza sustentável

Antes de te explicarmos como criar a tua rotina de beleza sustentável com 8 passos simples, é importante esclarecer alguns dos conceitos mais importantes, para que não te sintas confuso com tantos nomes e características.

Cosméticos naturais ou biológicos

Cosméticos naturais são os que têm na sua constituição componentes naturais. Isto não significa que o produto seja 100% natural.

Se um produto for composto por extrato de cenoura ou camomila, do mundo natural, e depois lhe for adicionado derivados do petróleo ou produtos sintéticos, continua a ser natural.

Existe uma variedade de gama desde cremes para a cara, corpo, maquilhagem ou champô que te permite ter uma rotina de beleza sustentável a partir da cosmética biológica.

Com os produtos biológicos, a pele vai conseguir absorver na totalidade aquilo que lhe está a ser oferecido. Estes produtos atuam de forma diferente dos convencionais, pois têm moléculas naturais.

Vê aqui como podes criar produtos naturais também para a limpeza da tua casa!

Cosméticos vegan

Os produtos vegan não usam nenhuma parte proveniente dos animais, nem de nenhum derivado, tal como a cera de abelha.

No entanto, os produtos vegan podem conter produtos sintéticos, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e, até, não serem a melhor opção para a pele e para uma rotina de beleza sustentável.

Os produtos veganos estão identificados nos rótulos com símbolos como o coelho da PETA, que usualmente significa cruelty-free, o símbolo de um girassol, da Vegan Society ou, ainda, o coração da Vegan Action.

Zero waste

A categoria zero waste reúne uma série de produtos 100% ecológicos, desenvolvidos com materiais biodegradáveis e recicláveis. São produtos sem embalagens que contribuem para uma rotina de beleza sustentável.

Do champô ao desodorizante, perfume ou maquilhagem, existem várias ofertas no mercado para te ajudar a contribuir para uma melhor pele e um melhor planeta. A filosofia Zero waste vem responder às questões sobre o que acontecia às embalagens após o término dos produtos.

Surge então uma vasta gama de produtos sólidos que dispensa o uso de embalagens, terminando com o desperdício de plástico ou outros materiais. Para o armazenamento destes, são sugeridas embalagens que podem durar uma vida.

7 dicas para dizeres não ao plástico de utilização única

8 passos para começares uma rotina de beleza sustentável

Acessórios sustentáveis ​​para rotina de beleza

1. Reduzir embalagens

O plástico é uma questão problemática nas nossas vidas. Pensa bem: não deve passar um dia em que não coloques uma embalagem de plástico na reciclagem. Uma pequena diferença que cada um de nós pode fazer é reduzir o nosso uso de embalagens. Uma sugestão para uma rotina de beleza sustentável é começar por ser consumidor de sabonetes ou champô sólidos.

2. Reutilizar frascos

Não podemos abdicar das embalagens em todos os produtos do nosso quotidiano, mas podemos reutilizar os frascos para outra coisa útil. Desde suporte para pincéis de maquilhagem, eyeliner, para guardar bijuteria ou outras ideias. Dá asas à imaginação e ajuda a economia circular.

3. Produtos reutilizáveis

Podes começar pelos discos de algodão ou até pelos cotonetes (sabias podem demorar até 300 anos a degradar-se?). Já existem no mercado várias opções de discos reutilizáveis e outros produtos para uma rotina de beleza sustentável. Vê qual é a que te conquista.

Também podemos falar do copo menstrual, em vez dos tampões e dos pensos higiénicos, que acabam por fazer muito lixo. Um copo menstrual pode durar até 10 anos! Para a depilação, podes optar por lâminas que dão para utilizar mais do que uma vez.

4. Reduzir o consumo

Sabias que todos os anos são produzidas cerca de 120 mil milhões de embalagens pela indústria da cosmética? É fácil ficarmos chocados quando nos apresentam números destes ou quando nos dizem que, se a tendência não for contrariada, em breve teremos mais plástico que peixes no oceano. 

Reciclar é uma das soluções que nos ensinam desde a pré-escola, mas está longe de ser 100% eficiente. Não resolve o problema, que vai trazer consequências nomeadamente na saúde pública.

Uma das estratégias apresentadas pela Comissão Europeia terminar com as embalagens de plástico descartáveis até 2030. Também podes contribuir começando por hábitos de uma rotina de beleza sustentável.

Muitas vezes somos tentados pelas promoções ou liquidações de stock, mas antes de qualquer compra, verifica todos os teus cremes, maquilhagem e produtos de banho. Gasta-os na totalidade antes de comprares produtos novos.

5. Optar por produtos amigos do ambiente

As escovas de bambu são um excelente exemplo. São escovas com uma ampla oferta no mercado e muito mais amigas do ambiente do que as tradicionais escovas de plástico.

6. Tamanhos familiares

Se realmente queres aproveitar um produto em promoção, és fã de um determinado champô ou só utilizas um tipo de acondicionador, então opta por comprar tamanhos grandes e, assim, evitas estar sempre a comprar produtos novos.

7. Reciclar, sempre

Se algum produto já não te serve ou se não gostaste do resultado, oferece. Quando terminam, não te esqueças de reciclar sempre as embalagens e os produtos recicláveis nos ecopontos indicados. Reciclar é tão simples que pode fazer parte da tua rotina de beleza sustentável sem esforço!

8. Pesquisar a origem

Os sites da ONG People for Ethical Treatment of Animals ou Cruelty Free International dizem-te se determinada marca faz testes em animais. Por vezes ajuda descobrir um pouco mais sobre a origem e destino final das embalagens e ingredientes que mais consomes.

A missão de fazer melhores escolhas e mais conscientes está presente em cada vez mais pessoas. São já várias marcas presentes no mercado com filosofias amigas do ambiente e, também, da tua saúde. 

Desde a preocupação com o uso de recursos naturais não renováveis, os testes em animais, o desperdício de plástico e outros materiais cujo lixo prejudica gravemente a saúde do nosso planeta – as opções aplicam-se sem grande dificuldade e, muitas vezes, investimento, a começar por uma rotina de beleza sustentável.

As consequências são graves, mas a mudança já começou

A Zero Waste Week é uma campanha de consciencialização para o impacto ambiental do lixo que acontece desde 2008, que afirma que as embalagens que todos os anos são produzidas e o cartão que embala perfumes, cremes e hidratantes contribui para a perda de 18 milhões de hectares de floresta por ano.

Se não nos esforçarmos por mudar os nossos hábitos, estima-se que até 2050 haverá 12 mil milhões de toneladas de plástico em aterros.

No OLX podes encontrar vários artigos para armazenares os teus produtos ecológicos e iniciares já a tua nova rotina de beleza sustentável. Começa com pequenas mudanças e farás parte dos que fazem a diferença!


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *