A rotina skincare é essencial para manter uma pele saudável e hidratada, atrasar os primeiros sinais de envelhecimento, e prevenir doenças. Para esse efeito, há uma vasta gama de produtos disponíveis, como cremes, séruns, esfoliantes, hidratantes e máscaras, de acordo com as necessidades de cada tipo de pele. Estes são os mais importantes.

Melhores produtos para cada etapa da rotina skincare

Da limpeza à maquilhagem, estes são os 5 produtos essenciais para uma rotina de skincare.

1. Limpeza

A limpeza é o primeiro passo da rotina de skincare e mantém a pele livre de impurezas. A escolha do produto de limpeza deve ter em conta o tipo de pele. Por exemplo, a pele oleosa precisa de cuidados diferentes do que a pele seca, e requer um gel de limpeza específico que ajude a eliminar gordura. Já para a pele seca é indicado um creme que hidrate e nutra em profundidade.

Na hora da limpeza, é sempre importante incluir um esfoliante. Este produto é composto por micropartículas que removem suavemente as impurezas, dando uma aparência radiante e realçando a luminosidade. É um produto essencial numa rotina skincare.

Além disso, é importante incluir também um tónico facial para restaurar o pH da pele e fechar os poros.

Artigo relacionado: Os melhores acessórios para a limpeza da pele

2. Creme de contorno de olhos

A zona dos olhos é uma área sensível, pelo que é preciso algum cuidado com os produtos para esta zona do rosto. É importante remover a maquilhagem sem arder ou irritar e, para isso, existem desmaquilhantes específicos para olhos.

Com a área já bem limpa, é importante investir num bom creme de contorno de olhos. Esta é uma alternativa eficaz para tratar rugas prematuras, flacidez, olheiras e inchaço. Proporciona um aspeto revitalizado e hidrata, o que aumenta a suavidade e firmeza da pele.

Alguns cremes incluem ingredientes naturais como chá verde ou preto, que ajudam a minimizar o aparecimento das linhas de expressão. Outros são compostos com ácido hialurónico, que atua na redução de olheiras.

3. Sérum

Os séruns são excelentes aliados na hora de iluminar ou reparar a pele. Para quem procura uma maior luminosidade e eliminar manchas incómodas, o sérum iluminador é composto por vitaminas, entre outros ingredientes, que conferem maior brilho e protegem a pele das agressões externas.

Se o objetivo é recuperar a pele e prevenir o envelhecimento, o indicado é um sérum reparador, que favorece o microbioma, deixando-a mais forte e com aparência mais jovem. Existem ainda séruns reparadores noturnos, que atuam nos principais sinais visíveis de envelhecimento.

Artigo relacionado: Escovas faciais para uma pele bonita e saudável

4. Creme Hidratante com FPS

As manchas escuras e rugas são algumas das consequências de exposição solar ao longo dos anos, mesmo com proteção solar. Para as prevenir, é necessário proteger a pele do sol e hidratar diariamente, desde cedo, e não apenas no verão.

Escolher um creme hidratante com FPS garante que este passo tão importante para a saúde da pele não fica esquecido. Uma proteção mais alta cria um escudo contra os raios UBA e UVB, ajudando na prevenção de danos na pele.

Alguns dos cremes disponíveis do mercado contém ainda niacinamida e ácido hialurónico, atuando diretamente nos sinais de envelhecimento. Preferencialmente, estes cremes devem ser sem perfume e, para peles oleosas.

5. Maquilhagem

A aplicação de maquilhagem é um passo crítico para a saúde da pele. O primeiro passo é limpar bem o rosto. Depois, com o rosto limpo, aplica um óleo facial que hidrate, crie uma proteção antioxidante, e evite que a maquilhagem seja absorvida pela pele.

A base pode ser aplicada com um pincel, esponja ou até mesmo com os dedos, do centro para fora. Em caso de olheiras, borbulhas ou manchas, o ideal é usar um corretivo. A aplicação deve ser feita ponto a ponto, ou seja, de forma a desenhar pontos em redor da área a cobrir. O corretor também pode ser usado no nariz, testa ou queixo.

A partir deste momento, é possível aplicar a maquilhagem e o blush, o rímel, máscara de pestanas ou batom.

O que ter em conta na rotina de skincare?

Nem só dos produtos certos depende uma correta rotina de skincare – há muitos outros fatores,  a começar pelo tipo de pele. A pele oleosa caracteriza-se por ter um brilho na “zona T”, que inclui também o nariz e queixo. É uma pele com poros dilatados e propensa a acne. Neste sentido, um gel de limpeza não pode faltar na rotina skincare.

A pele seca, por sua vez, é caracterizada por ausência de brilho e sensação de secura e é mais propensa a rugas de expressão. Neste caso, o creme é o melhor aliado numa rotina skincare, já que é essencial para hidratar este tipo de pele.

O tipo de pele normal não necessita de uma skincare especial e confere mairo liberdade em termos de escolha de produtos. Já a pele mista caracteriza-se por ter mais semelhanças à pele seca e oleosa, sendo aconselhado o óleo. Por fim, o tipo de pele sensível é propensa a vermelhidão, ardor e coceira e é recomendado o uso de loção.

Artigo relacionado: Rotina de beleza eco-friendly em 8 passos

Rotina simples de skincare: passo a passo

Estes são os passos essenciais para uma rotina de skincare eficaz.

À noite:

  1. Limpeza;
  2. Tónico;
  3. Óleo facial;
  4. Máscara noturna ou creme hidratante.

De manhã:

  1. Limpeza;
  2. Tónico;
  3. Contorno dos olhos;
  4. Sérum;
  5. Hidratante com FPS ou hidratante + protetor solar;
  6. Maquilhagem, se for o caso.

Conhecer o tipo de pele e escolher os produtos certos é o ponto de partida para estabelecer uma rotina de skincare adequada. No OLX podes encontrar diferentes cosméticos a preços mais acessíveis. Começa hoje a cuidar melhor de ti.


Próximas leituras:

7 escovas de dentes elétricas para um sorriso perfeito
Troca o descartável por uma destas 7 escovas de dentes elétricas, a …
7 máquinas de barbear para um resultado perfeito
As máquinas de barbear são essenciais para manter uma imagem cuidada e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.