Roupa de bebé em segunda-mão: 7 cuidados a ter
Comprar roupa de bebé em segunda-mão é uma excelente opção. No entanto, há cuidados a ter com a roupa de bebé usada. Sabes quais?
O que todos queremos é ver os nossos miúdos saudáveis e a crescer, mas a roupa não cresce junto, não é verdade? Felizmente é possível poupar na elaboração ou renovação do guarda-roupa dos miúdos, desde os primeiros meses de vida.
No OLX podes encontrar inúmeras peças de roupa em segunda-mão, desde os bebés aos miúdos mais crescidos. A constante renovação do roupeiro é uma despesa que pode ser bem reduzida. Contudo, comprar roupa usada, especialmente para crianças, requer alguns cuidados.
Estes cuidados devem-se, sobretudo, à imaturidade e risco de desenvolvimento de alergias nos primeiros meses de vida.
Sejam produtos com ou sem marca, anunciados como novos ou usados, deves estar atento a pequenos pormenores como manchas, estado da cor, buracos ou outros, que possam comprometer o uso do artigo.
Estes são os nossos conselhos:
Se tiveres interesse num vendedor com várias peças disponíveis, podes começar por comprar apenas um artigo para testar a qualidade e a relação com o vendedor. Se assim te sentires mais seguro, é uma opção!
Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria a roupa deve ser 100% algodão para minimizar o risco de alergias e irritações, e permitir que a pele do bebé respire. Os tecidos sintéticos e lãs não devem entrar em contacto direito com a sua pele.
Por muito bonitas que algumas roupas fiquem com fitas, atilhos ou botões, nem sempre significa que sejam roupas práticas, confortáveis e fáceis de lavar no dia a dia. Roupas com molas ou fechos de correr costumam ser as mais práticas e seguras para os bebés.
Nos primeiros meses de vida, é recomendada a lavagem da roupa dos bebés em separado da restante roupa da família, à mão ou à máquina, segundo as instruções de lavagem de cada peça. Antes de usar pela primeira vez a roupa de bebé em segunda-mão, a lavagem é fundamental.
As roupas do bebé devem ser lavadas com um detergente neutro e sem perfume, devido à sua pele sensível. Seja para as roupas de bebé em segunda mão para vestir ou para a cama ou como mantas, os perfumes podem facilmente levar a irritações ou alergias.
A roupa dos bebés deve ser passada a ferro e as etiquetas devem ser retiradas, para não incomodar o bebé nem irritar a sua pele.
Bebés com alergias ou pele mais sensível pedem ainda cuidados extra, na hora de escolher roupa de bebé em segunda-mão, tal como, optar sempre por roupa 100% algodão e evitar roupas de lã ou de tecidos sintéticos.
Usar produtos hipoalergénicos para lavar a roupa, arejar o guarda-fatos periodicamente e lavar a roupa a cada muda de estação para eliminar os ácaros que se instalam nas fibras, são também boas recomendações.
Entra no OLX e escolhe roupa gira, prática e económica. As crianças beneficiam do conforto e variedade que lhes proporcionas, e tu ficas com a vida muito mais facilitada. Quando estiver na hora, desempata o que já não serve!
Próximas leituras:
Deixe uma resposta