Aquela roupa de desporto antiga? Podes guardá-la ou colocá-la à venda, para desempatares o teu guarda-roupa. A roupa de desporto não tem de ser aborrecida e se há peças idealizadas para determinada prática, também há outras que são básicas e servem a quase todos os desportos.

Indispensáveis para estares à altura do teu treino

  • Saco de desporto ou mochila – Parece óbvio, mas nem sempre é a primeira coisa em que pensamos. O ideal é que seja o mais prático possível e com alguns compartimentos, para que possas separar a tua roupa das sapatilhas a usar, por exemplo;
  • Garrafa de água – É importante que reponhas e mantenhas os teus níveis de hidratação durante o treino. Se tiveres uma garrafa reutilizável contigo, vais ter sempre água disponível perto de ti;
  • Toalhas – Para além da toalha de banho, deves ter contigo uma pequena toalha de treino, seja para limpar o suor do rosto, ombros ou das mãos, ou para colocares nas máquinas. 
  • Fita para cabelo – Uma fita na cabeça pode fazer parte da lista de indispensáveis a juntar à roupa de desporto, se fores uma pessoa que transpira bastante da cabeça. Seja para quem tem o cabelo comprido ou para aqueles que simplesmente transpiram e sentem o suor na testa ou nos olhos, estas fitas são uma boa solução como barreira para a transpiração.

Não pares! Cria o teu próprio ginásio em casa

5 roupas de desporto que não podes esquecer

1# Leggings

Os leggings são uma peça básica que não pode faltar no teu armário e existem nas mais variadas apresentações. Servem para o golfe, o ténis, o râguebi, para fazer yoga, jogging e muito mais. É uma peça de roupa de desporto que garante o conforto e se ajusta ao teu tipo de corpo.

Quando for altura de escolher umas novas leggings, opta por um modelo com boa qualidade de tecido. Se optares por leggings pretas terás combinações para completares o teu look, mas nem por isso deixes de arriscar em tons ou padrões arrojados.

2# T-shirt básica

Básico não quer dizer, necessariamente, ser preto ou branco. Opta por ter algumas t-shirts básicas de cores diferentes, sendo que a quantidade certa vai ser influenciada pela frequência da tua atividade física. 

Para combinar com leggings coloridas e com padrões, podes optar por t-shirts lisas. Opta por t-shirts e demais roupa de desporto fabricadas com tecidos técnicos que permitam a absorção da transpiração e uma secagem rápida

3# Tops para ginásio

Entre a roupa de desporto das mulheres tem de estar, sem dúvida, tops ou soutiens com uma boa sustentação, para que se possam sentir bem durante toda a atividade física. Um top pode ainda substituir as t-shirts, mas deve ser confortável e adequado ao tamanho certo do peito. 

4# Casacos ou camisolas

É certo que durante a prática de uma atividade física o nosso corpo aquece. No entanto, entre o aquecimento e mesmo após o exercício, também podemos arrefecer rapidamente. 

De forma a evitares resfriados, deves sempre juntar à tua roupa de desporto um casaco ou camisola para te agasalhares rapidamente.

Procura uma sweater gira, com ou sem carapuço, ou então um bomber. Para além da função de te aquecer e resguardar, vais dar um complemento ao teu outfit de desporto.

Casacos de inverno: os melhores modelos a menos de 80 euros

5# Sapatilhas

O que calçado é fundamental para qualquer desportista: a sapatilha certa vai garantir a tua boa performance durante o treino. Tem em conta o exercício que vais praticar, antes da compra das tuas próximas sapatilhas.

A título de exemplo, se a corrida for o teu hobbie, então opta por umas sapatilhas leves e com um bom amortecimento. O que calças deve merecer tanta atenção quanto a tua roupa de desporto.

Opções para diferentes modalidades

A roupa de desporto adequada ao tipo de atividade física tem influência direta no rendimento do próprio treino e pode evitar lesões.

  • MusculaçãoCalças e bermudas para homens. Leggings, calções ou macacões de lycra e tops, para mulheres. As luvas de neoprene e as sapatilhas complementam a roupa de desporto necessária.
  • Crossfit – Semelhantes às roupas de desporto para musculação, diferem na tecnologia da roupa, que por algumas atividades puderem ser realizadas ao ar livre, dispõe de tecidos com proteção contra raios ultravioleta. No exterior, opta por impermeáveis e corta-vento.
  • Yoga – Escolhe roupas leves, soltas, transpiráveis e, claro, confortáveis. Podes optar por meias antiderrapantes, se preferires a ficar descalço.
  • Pilates – Ao contrário do yoga, a roupa de deporto adequada ao pilates deve ser justa. Podes optar por umas leggings, top ou macacão lycra.
  • Ciclismo – A roupa de desporto passa pelas calças de compressão com forros em gel, para melhorar o conforto do selim. As sapatilhas devem ser idênticas ao ciclismo, para firmar os pés durante as pedaladas intensas.
  • Boxe – As blusas e os tops justos são das roupas de desporto mais adequadas. Os calções largos são importantes para permitir a amplitude dos movimentos com as pernas. As luvas devem ser próprias à modalidade, com estofamento espesso, para reduzir o impacto.

Equipamento para te acompanhar durante o exercício físico

Luvas protetoras

As luvas devem ser de material aderente na palma da luva, para uma melhor pressão. Nas costas das luvas, as malhas devem ser ventiladas, para maior respirabilidade. Opta por luvas robustas e com costuras reforçadas. Se tiverem correia de aperto de punho duplo, vais conseguir mais estabilidade.

Earbuds

Com uns earbuds podes ouvir música em qualquer lugar, e durante o exercício não é exceção. A principal vantagem é, sem dúvida, poderes ouvir a tua playlist, sem parar ou interromper o teu treino por causa de fios a atrapalhar.

Os melhores earbuds para ouvires a tua playlist preferida

Colunas Bluetooth

Se treinas em casa ou num espaço só para ti, talvez junto de amigos, uma coluna Bluetooth vai dar-vos a motivação extra com um ambiente mais estimulante.

Estas colunas são leves, pequenas e fáceis de transportar. Antes de comprares uma coluna destas tem em conta a autonomia, potência sonora, peso, tamanho e o design.

Estas são as melhores colunas Bluetooth que podes comprar em 2020

Pulseira fitness

Uma pulseira fitness é focada na monitorização da tua saúde em geral. Com ela podes verificar a tua frequência cardíaca, rastrear o teu sono, entre outras atividades. Já conheces a Mi Band 5? É o novo modelo da Xiaomi e já está disponível no OLX!

Tapete de yoga ou meditação

Existem inúmeras razões para te renderes ao yoga ou começar a praticar meditação. O tapete de yoga é o principal acessório de qualquer praticante. Deve ter uma boa aderência, para não escorregar durante a prática, pode ser colorido ou sóbrio, leve ou mais incorporado, de acordo com as tuas preferências.

Encontra tudo o que precisas para os teus treinos no OLX


Próximas leituras:

Prendas de natal para pai: 15 ideias para todos os gostos
Se procuras prendas de Natal para pai, aqui tens 15 ideias originais …
14 prendas para desportistas que vão ativar o natal
Estas são as melhores ideias de prendas para desportistas para ofereceres neste …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *