A ONU reconhece o Yoga como uma escolha saudável e um padrão de vida que promove a boa saúde.

O stress e as dificuldades do dia-a-dia, principalmente na atual fase de pandemia que vivemos, a prática de yoga pode ser uma opção para melhorares a tua qualidade de vida. Para além dos benefícios associados, é importante na prevenção de doenças.

Que doenças podes prevenir com o Yoga?

A prática de yoga revela-se eficaz na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, asma, obesidade, colesterol alto, disfunções hormonais, problemas gástricos, dores corporais, entre outras.

A regularidade da prática incentiva ainda a um melhor padrão do sono e fortalece o sistema imunológico. O Yoga cria um estado de equilíbrio que ajuda a libertar das distrações do quotidiano, construindo uma postura diferente diante a vida.

Dicionário básico para te entenderes no yoga

  • Asana – de origem sânscrita, significa sentar. É uma postura individual praticada no yoga.
  • Ashtanga – são os oito ashta, os nomes dados aos passos do yoga clássico;
  • Hatha – resulta da junção de “há” (sol) + “tha” (lua). O significado relaciona-se com a procura do equilíbrio das forças solar e lunar;
  • Mantra – expressão ou poema sagrado, normalmente em sânscrito, entoado como uma oração;
  • Namastê – provém do sânscrito e significa “curvo-me perante ti”. É uma saudação reverencial, acompanhada com uma ligeira vénia e as palmas das mãos juntas, utilizada no final das aulas.
  • Om – é considerado o som do universo. Pode ser entoado no início ou no final da aula;
  • Prana – do sânscrito, significa força da vida. Utilizada quando se fala de respiração;
  • Pranayama – exercícios respiratórios para regular o fluxo energético no corpo;
  • Yogi – aquele que segue o caminho do yoga.

Algumas vertentes do yoga. Escolhe a que se adequa ao teu perfil

No Hatha Yoga, encontras linha centrada no trabalho do corpo, com atenção particular para o alinhamento corporal durante o asana. Tudo está alinha com a máxima precisão;

A vertente Ashtanga Vinyasa Yoga é uma forma antiga e tradicional. Tem uma sequência fixa de movimentos que devem ser executados de forma bastante dinâmica. As práticas são executadas em sincronia com uma forte respiração.

No Iyengar Yoga, encontras uma técnica que se focaliza no alinhamento correto do ásana, na concentração nas ações internas e permanência. O corpo torna-se harmonioso de acordo com a anatomia perfeita. Desenvolve a consciência das diferentes partes do corpo e melhora o fluxo de energia pelo alinhamento.

O Power Yoga dá ênfase aos asanas que requerem força e resistência. Prática vigorosa, encadeada por fluxos dinâmicos, sincronizados com a respiração.

O método Viniyoga enfatiza as necessidades individuais do aluno. Dá ao praticante as ferramentas para atualizar o processo de autodescoberta e transformação.

Começa a praticar ainda hoje!

Assiste a aulas online

Sabias que existem plataformas gratuitas onde podes iniciar a prática de yoga sem sair de casa? A Yoga em Casa e intitula-se como um porto seguro de aulas, de acordo com os princípios deste e com a segurança para não correres risco.

Nela encontras yoga para iniciantes, práticas terapêuticas, técnicas de respiração e meditação, práticas relaxantes e energizantes. Práticas de menos de 10 minutos ou mais de 10 minutos, tornando-se um excelente aliado nesta área.

jovem mulher a praticar yoga na sala com a sua filha

Opta por acompanhamento personalizado

Se há quem se sinta à vontade para praticar exercício em casa, sem professor, seguindo apenas vídeos online, também há quem prefira participar numa turma ou até ter um professor particular.

Mesmo sem saíres de casa, podes procurar uma turma ou um professor e praticar esta modalidade no conforto de tua casa. Compra o teu tapete de yoga e tudo o que precisas, e não adies mais o dia de começo.

Percebe e aprofunda os teus conhecimentos pela leitura

Somos apologistas de que para praticarmos uma área que envolve tanto do nosso corpo e influencia na nossa saúde, é fundamental ler sobre a mesma.

livros para tudo e para todos os gostos, e no yoga não é diferente. Desde as explicações iniciais até a uma passagem de conhecimento de nível avançado, encontrarás tudo no sítio do costume.

Começa pelas asanas iniciais, pelos alongamentos e pelos exercícios respiratórios, os pranayamas, e vai aumentando o grau de dificuldade a cada prática. Não cruzes demasiado a tua linha de conforto, ouve sempre o teu corpo e consulta um profissional a qualquer altura do campeonato.

No OLX podes encontrar todos os acessórios que necessitas para transformares a tua sala numa verdadeira academia de yoga, mas não te limites a ela. Também podes praticar num parque, ao ar livre ou onde te sentires melhor.


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *