Samsung Galaxy S22 vs. iPhone 13. Tanto um como o outro fazem parte de qualquer lista de melhores smartphones da atualidade. Ambos contam com tecnologia de última geração, grandes melhorias face às versões anteriores e um desempenho, design e qualidade de construção muito acima da média. Mas, afinal qual é o melhor?

Samsung Galaxy S22 vs. iPhone 13: principais características

Estas são as principais características de cada modelo, lado-a-lado:

Samsung Galaxy S22iPhone 13
Ecrã6,1” Dynamic AMOLED 2X
FHD+
2340 x 1080 píxeis
425 ppp
120 Hz
6,1” Super Retina XDR OLED
FHD+
2532×1170 píxeis
460 ppp
60 Hz
ProcessadorExynos 2200Apple A15 Bionic
Sistema operativoAndroid 12
OneUI 4.1
iOS 15
RAM8GB4GB
Armazenamento128GB / 256GB128GB /256GB /512GB
Câmaras50MP f/1.8
12MP f/2.2
10MP f/2.4
12MP f/1.6
12MP f/2.4
Câmara selfie10MP f/2.212MP f/2.2
VídeoUHD até 8KHDR com Dolby Vision até 4K
Dimensões146 x 70,6 x 7,6 mm146,7 x 71,5 x 7,6 mm
Peso168 g173 g
Bateria3.700 mAh
Carregamento rápido 25W
Sem fios 15W
3.227 mAh
Carregamento rápido 20W
Sem fios 7,5W
MagSafe 15W
Conetividade5G
WiFi 6
Bluetooth 5.2
GPS
NFC
5G
Wi-Fi 6
Bluetooth 5.0
GPS
NFC
OutrosIP68
Leitor de impressões digitais
Colunas estéreo
Compatível com S Pen
IP68
FaceID
Colunas estéreo
Dolby Atmos

Mais do que a lista de especificações, é importante perceber exatamente o que os distingue. Assim, estes são os pontos que deves ter em conta ao comparar o Samsung Galaxy S22 vs. iPhone 13.

1. Ecrã – Vencedor: Samsung Galaxy S22

Comparando o Samsung Galaxy S22 vs. iPhone 13, o primeiro tem um impressionante ecrã de 120 Hz, concebido com Dynamic AMOLED 2X e tecnologia Vision Booster. A visibilidade é perfeita no exterior, mantendo o ecrã nítido, tanto de dia como de noite.

No que respeita ao iPhone 13, o ecrã Super Retina XDR OLED é mais luminoso, com até 800 nits, permitindo ver com uma nitidez incrível, mesmo à luz do sol. Com o HDR, atinge uns surpreendentes 1200 nits. Ainda assim, neste campo, o Galaxy S22 sai vencedor graças à taxa de atualização mais elevada, e é a melhor escolha principalmente para gaming.

Artigo relacionado: iOS ou Android? Qual é o melhor sistema operativo?

2. Design Empate

As molduras do Galaxy S22 são mais finas e fazem com que a estrutura deste smartphone seja mais refinada e tenha um aspeto mais simétrico, contribuindo para um maior equilíbrio do ecrã. Podes também escolher entre uma variedade de cores da Samsung e ter um smartphone personalizado ao teu estilo.

Por outro lado, o iPhone 13 oferece também uma vasta gama de cores, com qualidade profissional, além dos cantos arredondados que se ajustam a um elegante design e ao seu formato tipicamente retangular.

O resultado? Um empate. Longe vão os tempos em que os iPhone se destacavam pelo design exclusivo e premium. Os dois modelos estão já muito próximos e qualquer um é uma excelente escolha nesta matéria.

3. Segurança – Vencedor: iPhone 13

O Samsung Galaxy S22 permite que acedas às tuas informações de forma segura, graças ao seu leitor de impressões digitais ultrassónico, que permite o desbloqueio rápido e fácil. Por sua vez, o iPhone 13 está equipado com o Face ID.

O Face ID é o sistema de autenticação facial mais seguro que existe num smartphone. A nova versão que equipa o iPhone 13 permite desbloquear, ter acesso ao Apple Pay e autorizar apps e palavras-passe, mesmo com máscara. Isso é possível porque o iPhone analisa os traços únicos à volta dos olhos, para reconhecer o rosto, mesmo com a boca e o nariz tapados.

Artigo relacionado: iPhone usado? Estes são os 8 melhores modelos

4. Bateria – Vencedor: Samsung Galaxy S22

A Samsung garante que o Galaxy S22 tem autonomia para bem mais do que um dia e que a bateria se adapta de forma inteligente à forma como utilizas o telemóvel. Já a Apple anuncia que este modelo consegue até mais 2,5 horas de autonomia do que o modelo anterior, com otimização de energia.

O carregamento super-rápido do Galaxy S22 conta ainda com o PowerShare sem fios. Esta função permite partilhar algumas horas de carga com outras pessoas ou colocar o Galaxy Watch ou os Galaxy Buds na parte de trás, para um carregamento rápido sem fios.

Da parte do iPhone 13, o super-rápido A15 Bionic é mais eficiente e de facto aumenta a autonomia da bateria. O modo Smart Data reduz ainda mais o consumo energético, sacrificando o desempenho, com o objetivo de poupar bateria.

Apesar do salto na autonomia do iPhone 13 face ao modelo anterior, o Galaxy S22 é a melhor escolha neste campo. A autonomia numa utilização dita “normal” é superior e as opções de carregamento rápido sem fios são práticas e rápidas.

5. Processador Empate

O Samsung Galaxy S22 tem o chip mais rápido de sempre num Galaxy. Quer estejas a jogar toda a noite ou simplesmente a fazer scroll, o processador de 4nm proporciona uma experiência fluida.

No iPhone 13 podes contar com o processador A15 Bionic que eleva a velocidade do smartphone, aperfeiçoa a câmara e otimiza o consumo de energia. Trata-se de um processador ultrarrápido, que acelera tudo o que fazes.

Apesar de serem modelos com especificações ligeiramente diferentes, num comparativo entre Samsung Galaxy S22 vs. iPhone 13 é difícil encontrar diferenças notórias. Ambos são excelentes opções para a maioria dos utilizadores.

Artigo relacionado: 10 melhores telemóveis em segunda mão

6. Câmara fotográfica – Vencedor: Samsung Galaxy S22

O Samsung Galaxy S22 é o vencedor nesta área e equivale a um kit de fotografia profissional. A câmara traseira tripla e a câmara frontal oferecem-te uma tecnologia inovadora. 

A câmara ultra grande-angular de 12MP expande o ângulo de visão, a grande-angular de 50MP tem um sensor capaz de tornar as fotos e os vídeos nocturnos mais claros, como se tivessem sido feitos de dia, além da teleobjetiva de 10MP com zoom ótico de 3x.

Por fim, vale a pena ainda destacar o vidro Super Clear, que protege a câmara traseira. Este vidro especialmente concebido com um nano-revestimento de baixo reflexo, significa que a câmara reduz o reflexo na objetiva das luzes no escuro.

No que respeita ao iPhone 13, conta com o sistema de câmara dupla mais avançado de sempre entre os iPhones. A Apple desenhou uma nova arquitetura e as objetivas foram rodadas em 45º, criando assim espaço para o sistema de câmara dupla e para a inclusão do novo sensor da grande angular, agora muito maior.

A nova ultra angular revela mais detalhes nas áreas escuras e capta mais luz, resultando em melhores fotos e vídeos. O iPhone 13 tem ainda tecnologia de estabilização ótica de imagem por movimento do sensor. O modo noite deteta ambientes de pouca luz e faz o ajuste automático.

Numa comparação Samsung Galaxy S22 vs. iPhone 13 ambos os smartphones apresentam grande qualidade de imagem de foto e vídeo, embora o Galaxy S22 se destaque pelas suas três câmaras e pelo modo noturno.

7. Sistema operativo – Vencedor: iPhone 13

O sistema operativo da família S22 é baseado no Android 12 e o iPhone 13 vem equipado com o iOS 15. Neste caso, o novo sistema operativo da Apple introduz funcionalidades mais avançadas e foi desenhado para proteger a tua privacidade.

Entre as principais novidades, encontramos o SharePlay, uma funcionalidade que permite conversar por FaceTime enquanto se vê uma série na televisão ou ouve música, e partilhar o ecrã. Tem ainda novos modos de concentração, notificações e até Memoji (sim, com M!), que tornam este um dos sistemas operativos mais intuitivos e completos de sempre e o claro vencedor deste duelo.

Em suma, Samsung Galaxy S22 vs. iPhone 13: qual o melhor?

A comparação Samsung Galaxy S22 vs. iPhone 13 é uma disputa clássica que se renova a cada novo lançamento de ambas as marcas. Os dois modelos são semelhantes e a relação custo-benefício também. A decisão final irá depender essencialmente das necessidades de cada utilizador.

Para gamers que exigem o melhor desempenho no que respeita ao ecrã, o S22 promete uma imagem e gráficos superiores. Para quem já está inserido no universo Apple, o iPhone 13 será a escolha óbvia. Mas isso também é verdade para quem está à procura de um sistema operativo muito intuitivo e de um excelente processador, perfeito para trabalho ou multitasking.

Já se és o fotógrafo do grupo, se não te escapa nenhum momento importante do teu dia a dia e se a câmara principal é fundamental para ti, o S22 é a melhor opção. Se és dado às selfies, então o iPhone 13 substitui o Galaxy no pódio.

Qualquer que seja a tua decisão final no duelo Samsung Galaxy S22 vs. iPhone 13, encontras os dois modelos aos melhores no sítio do costume, o OLX. O Galaxy S22 está disponível a partir de 650€ e o iPhone 13 começa em 680€. Faz a compra inteligente, compra no OLX. E se precisas de ganhar algum dinheiro para trocar de telemóvel, vende o teu antigo aqui também.


Próximas leituras:

Máquina fotográfica Canon: como escolher
Entre câmaras DSLR, mirrorless e compactas, descobre qual a máquina fotográfica canon …
Novos AirPods Pro: valem mesmo a pena?
Descobre todas as características dos novos AirPods Pro (2ª geração) e descobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.