Se estás à procura de um smartphone dobrável, o Samsung Z Fold 3 provavelmente surge no topo da lista. Tem características que o elevam acima da concorrência, mas será que vale a pena?

Esta é a análise definitiva de um dos melhores modelos dobráveis da atualidade, com as características, vantagens e alertas que vale a pena conhecer.

Artigo relacionado: 5 melhores telemóveis dobráveis de 2022

Samsung Z Fold 3: ficha técnica

Estas são as características técnicas do Fold 3:

Ecrã internoDynamic AMOLED 2X Infinity Flex de 7,6’’
QXGA+ (2.208 x 1.768 px)
120 Hz
Suporte para S Pen
Ecrã externoDynamic AMOLED 2X de 6,2’’
HD+ (2.268 x 832 px)
120 Hz
ProcessadorSnapdragon 888 5G
Octa-Core (2,84 GHz + 2,4 GHz + 1,8 GHz)
RAM12GB
Armazenamento256GB / 512GB 
Câmaras traseiras12MP f/1.8 + 12MP f/2.2 + 12MP f/2.4
Câmara frontal10MP f/2.2
Câmara interna4MP f/1.8
VídeoUHD 4K (3840 x 2160) @60fps
Sistema operativoAndroid 11
SomAltifalantes estéreo
Dolby Atmos
Bateria4.400 mAh
Dimensões67,1 x 158,2 x 16 mm (dobrado)
128,1 x 158,2 x 6,4 mm (desdobrado)
Peso271 g
OutrosSensor impressão digital
Reconhecimento facial
IPX8
PreçoA partir de 750€

Design: o primeiro smartphone dobrável resistente à água

O Samsung Z Fold 3 mantém um design semelhante aos seus predecessores. Os materiais escolhidos e os acabamentos são de excelente qualidade, e o design é sóbrio. As bordas metálicas cobrem as duas metades do smartphone e são idênticas às do Fold 2.

O vinco que divide os dois ecrãs, quando aberto, continua a aparecer visualmente e a ser notório ao toque, apesar de não restringir a experiência de forma dramática.

Ainda assim, existem algumas mudanças. As molduras do ecrã são mais finas e a marca aplicou um novo tratamento na superfície do Samsung Z Fold 3, para evitar que a gordura das pontas dos dedos permaneça. Mas a principal alteração é que o Samsung Z Fold 3 é o primeiro smartphone dobrável resistente à água, com uma classificação IPX8. Pode ser aberto livremente, mesmo com chuva.

Este smartphone é também fabricado com materiais duráveis, para que não precises de te preocupar a cada dobra, toque ou escrita.

Dimensões e peso: entre um smartphone e um tablet

Quando dobrado, o Samsung Z Fold 3 mede 67,1 x 158,2 x 16 mm. Quando aberto, alcança as dimensões de 128,1 x 158,2 x 6,4 mm, como se se tratasse de um pequeno tablet. Este é um smartphone confortável de segurar, ainda que seja duas vezes mais grosso do que um telemóvel convencional.

Neste novo modelo, a marca utilizou um alumínio mais resistente e leve que o Fold 2.

Artigo relacionado: 6 melhores telemóveis Samsung do momento

Processador: desempenho topo de gama

O Samsung Z Fold 3 conta com o Snapdragon 888 da Qualcomm, um dos processadores mais poderosos da atualidade. O desempenho é excelente e fluído, mesmo nas tarefas mais pesadas, como jogar, editar imagens e vídeos, ou ter várias janelas abertas.

Este é um smartphone de topo, com um processador indicado para os utilizadores mais exigentes.

Sistema operativo: navegar entre janelas abertas nunca foi tão fácil

A Samsung adaptou o One UI aos seus dispositivos dobráveis com a versão 3.1.1. Este sistema é baseado no Android 11, conferindo a este modelo híbrido algumas funções que se concentram em otimizar a utilização em modo multijanela. Ao contrário do que acontece num smartphone tradicional, o Z Fold 3 permite ter abertas várias janelas no mesmo ecrã.

Entre muitas outras funcionalidades, é possível dividir o ecrã e ver o menu principal numa metade do ecrã e a secção em que se está a trabalhar ao lado.

RAM e armazenamento: memória mais do que suficiente para um desempenho fluído

Este Samsung Z Fold 3 vem equipado com 12GB de RAM e armazenamento de 256GB ou 512GB, dependendo da versão escolhida. Características mais do que suficientes para fazer uma utilização completa deste dispositivo, sem limitações.

Ecrã: taxa de atualização de 120 Hz nos dois ecrãs

O Samsung Z Fold 3 conta com um ecrã de 6,2 polegadas, na parte externa, com uma resolução de 2.268 x 832 pixels. A taxa de atualização chega aos 120 Hz e mantém-se, mesmo no ecrã dobrável. Este, por sua vez, é um painel Dynamic AMOLED 2X de 7,6 polegadas, com resolução QXGA+, de 2.208 x 1.768 pixels. Além disso, traz um suporte para S Pen.

A resolução e o contraste dos ecrãs, principalmente no ecrã externo, proporcionam uma ótima experiência de utilização.

Artigo relacionado: 8 melhores smartphones 5G à venda no OLX

Câmara: o mesmo sistema que o Fold 2, com um twist

O Samsung Z Fold 3 não introduz um salto na fotografia em relação aos seus antecessores. Aliás, dificilmente vais encontrar mudanças no hardware em relação ao Fold 2.

Este modelo tem nada menos do que cinco câmaras. Duas frontais e três câmaras traseiras, uma grande angular, uma teleobjetiva e uma câmara principal.

A câmara traseira principal é a que mais se destaca. Existe um equilíbrio em colorimetria e faixa dinâmica, que melhora o nível de detalhe. Por sua vez, em ambientes fechados ou dias nublados, a resolução fica um pouco aquém das expectativas.

Vale a pena referir as apps que acompanham o Samsung Z Fold 3, como o modo Flex, e a possibilidade de ver a visualização da câmara traseira no ecrã externo.

Bateria: autonomia para 22 horas, mas inferior ao do Fold 2

Se o Samsung Z Fold 3 tem um calcanhar de Aquiles, é a autonomia. A capacidade da bateria desce em relação ao seu antecessor. A autonomia é de cerca de 22 horas – que varia em função da utilização de apps, jogos ou streaming.

O Samsung Z Fold 3 suporta até 25W de carregamento sem fios e carrega totalmente em menos cerca de 2 horas. Este smartphone, à semelhança dos Galaxy S21, não inclui um carregador.

Artigo relacionado: 11 mitos sobre a bateria do telemóvel

S Pen: novidade absoluta num smartphone dobrável

O Samsung Z Fold 3 traz consigo a primeira S Pen num smartphone dobrável, para que possas ter a sensação plena de estar a escrever sobre papel.

Com esta caneta consegues obter a precisão máxima, podes ver conteúdos, fazer chamadas de vídeo e muito mais. É uma melhoria bem-vinda que permite, entre outras coisas, dividir o ecrã em dois e trabalhar de forma mais produtiva.

Um dos telemóveis dobráveis com melhor relação qualidade preço

O Samsung Z Fold 3 está à venda no OLX a partir de 750€. Este smartphone dobrável de última geração tem uma das melhores relações qualidade preço do mercado, especialmente se for comprado no OLX.

Veredito: O Samsung Z Fold 3 vale a pena?

O Samsung Z Fold 3 é mais prático, fácil de utilizar e de transportar. O acesso às câmaras traseiras é uma das grandes melhorias, a par do design robusto e com certificação à prova de água.

Por outro lado, esperava-se que o vinco no meio do ecrã interno estivesse resolvido, e é difícil compreender como a autonomia possa ser inferior ao do modelo anterior. Ainda assim, o Samsung Z Fold 3 é um dos melhores telemóveis dobráveis do momento.

Se gostavas de experimentar um smartphone deste tipo, vende o teu telemóvel antigo e compra o Fold 3 a um preço imbatível no OLX.


Próximas leituras:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *