Uma fotografia, um bilhete de concerto, uma entrada num museu. Estas pequenas memórias transportam-nos para outros tempos e locais especiais, num instante. Descobre como guardar estas recordações com o scrapbooking.

O que é o scrapbooking?

Ao longo da vida criamos lembranças incríveis, sobre momentos únicos com a família, amigos ou até sozinhos. Guardar esses registos que nos marcam nem sempre é fácil, sem um sítio indicado para tal. É aqui que entra o scrapbooking, uma forma criativa de guardar as memórias mais importantes num único lugar.

O scrapbooking é um livro de páginas em branco onde, de forma livre e de acordo com a tua vontade, podes inserir recortes de imagens, talões, fotografias e pequenos registos, que podem ser complementados com legendas ou textos.

A técnica remonta ao século XV, à Inglaterra antiga, com a compilação de receitas, poemas e cartas ou outros registos considerados importantes. Os primeiros álbuns considerados scrapbooks pertenceram a Thomas Jefferson, o 3.º Presidente dos Estados Unidos, e à Rainha Vitória. Atualmente, o scrapbooking está ao alcance de qualquer um.

No scrapbooking entram as colagens, recortes e muitas outras técnicas artesanais e manuais. Comprar um caderno para fazer scrapbooking é apenas o início. Há uma infinidade de possibilidades para inventar e descobrir.

Os efeitos terapêuticos do scrapbooking

Para além de te permitir manter as memórias organizadas de ano para ano, a arte do scrapbooking é também terapêutica. Por um lado, permite recordar vivências passadas agradáveis e, por outro, exercita a criatividade, melhora o foco, persistência e concentração.

Os trabalhos manuais, por si só, são também reconhecidos como auxiliares na redução do stress, permitindo viver no momento e relaxar.

O universo de etiquetas de scrapbooking está à tua espera!

O que precisas para começar com o scrapbooking

Materiais necessários para começar com o scrapbooking

Os papéis são, definitivamente, o ponto de partida, sejam lisos, decorados ou estampados. Para além disso, precisas destes elementos para o scrapbooking.

  • Furadores e agrafadoresFuradores que cortam o papel em formatos diversos ou que dão às bordas das folhas desenhos diferenciados. Também existem agrafadores cujos agrafos são mais decorativos que os que habitualmente utilizamos.
  • Dobradeira – Permite criar uma pequena lombada, auxiliando a dobra das folhas e papéis, de diferentes espessuras. 
  • Cola – Para que o papel e as fotografias não fiquem amarelas com o passar do tempo e com a incidência da luz, deves escolher uma cola sem acidez.
  • Bases para corte – As bases de corte são pranchas feitas de material resistente a lâminas, para que possas usar como suporte e cortar os diferentes papéis sem receios.
  • Cortadores com lâminas circulares – Estes cortadores permitem movimentos curvos, assemelhando-se a cortadores de pizza.
  • Tesouras – Quanto mais estreitas forem as lâminas e quanto mais próximo do fim do metal ficar o fio destas, melhor será para cortar cantos e detalhes com maior precisão.
  • Estilete – Esta é também uma das ferramentas fundamentais em scrapbooking, pois permite cortar com grande detalhe.
  • Máquina de corte – Entre as máquinas mais conhecidas encontram-se a Cuttlebug e a Sizzix, especialmente desenhadas para scrapbooking, uma vez que facilitam diferentes tipos de corte.
  • Régua profissional – A régua não deve ser desvalorizada e é essencial quer para fazer as marcações corretas, quer para auxiliar nos cortes com o estilete.
  • Carimbos, adesivos, fitas, figuras e outros – Servem também para decorar o scrapbook. Opta sempre por materiais de boa qualidade e livres de ácidos, para não se estragarem com o tempo e, inclusive, comprometerem o resto do teu trabalho.

Conhece outros trabalhos manuais que podes fazer em casa

Os diferentes estilos de scrapbooking

Se já tens os materiais necessários, está na altura de escolheres um estilo para o teu scrapbook.

1# Polaroid

Scrapbooking que gira em torno da fotografia em estilo polaroid, originalmente impressas nesse formato ou, em alternativa, com molduras do estilo. 

2# Estilo americano

Este é um dos estilos mais clássicos, o mais simples e também mais utilizado. A fotografia é o elemento principal e tudo o resto gira em torno dela. Usa e abusa dos elementos secundários.

3# Scrapbook vintage

Este estilo de scrapbooking faz-te viajar no tempo. O objetivo é imitar elementos antigos, através de objetos decorativos, entre tons amarelo, sépia e castanhos.

4# Recortes shabby-chic

Este estilo de scrapbooking é recomendado para românticos incuráveis. É sentimental e doce, onde os elementos antigos se misturam com os modernos. As cores pastel estão presentes e os padrões florais são frequentes. Pérolas, laços, brilhos e pequenos objetos de joalharia conferem o toque final.

5# Scrapbook natural

Inspirado na natureza, tem flores, folhas secas e ramos. Entre as cores mais presentes encontram-se o castanho, bege e verde, com texturas naturais como juta, ráfia e outros tipos de fios.

3 ideias para começares no scrapbooking

  1. Recém-nascidos: Se estás à espera de um bebé ou alguém que te é querido teve um bebé recentemente, prepara um scrapbook com recortes desde a gravidez até aos primeiros 15 dias de vida. Podes juntar ecografias, recortes de jornais com notícias positivas do dia de nascimento, a música que estava a tocar na rádio e muito mais.
  2. Namorados: Seja sobre o tempo de namoro ou o primeiro ano de casado, há muito a recordar! Através do scrapbooking podes reunir as primeiras fotografias trocadas, algumas mensagens ou cartas partilhadas, imagem do primeiro restaurante, do primeiro filme ou até registar onde foi o primeiro beijo.
  3. Viagens: És amante de viagens? O scrapbooking vai encher-te as vistas e aquecer-te o coração! De cada viagem, trazemos sempre registos físicos que complementam as memórias inesquecíveis. Junta talões, recibos, tickets, postais, fotografias e muito mais sobre todos os locais visitados. Este é um scrapbook que pode ficar em aberto, para ires acrescentando informação a cada nova viagem.

A era digital e os scrapbooks

Se gostas de conciliar o papel com o digital, vais adorar saber que através do Canva, um programa gratuito, podes personalizar o teu scrapbook. O Canva adianta-te grande parte do trabalho, para que possas passar para a parte divertida e dar asas à imaginação.

Através de uma coleção de modelos já preparados por designers profissionais, podes alterar os elementos e fotografias a teu gosto, e acrescentar uns toques pessoais. Depois só tens de fazer o download e imprimir.

No OLX encontras tudo o que precisas para começar hoje o teu novo hobby: o scrapbooking. Partilha as fotos dos teus scrapbooks connosco, nos comentários ou nas redes sociais.


Próximas leituras:

Como funciona um motor de injeção direta?
Ao introduzir a mistura ar/combustível diretamente dentro dos cilindros, os motores de …
Está na altura de mudares a panela de escape do carro?
Como a maioria das peças para automóveis, a panela de escape pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *