Prepara-te para fazer deliciosos sumos de fruta e reduzir o desperdício!

O desperdício alimentar ascende a 1,3 mil milhões de toneladas por ano. É o suficiente para alimentar 925 milhões de pessoas todos os dias e, por isso, é uma preocupação cada vez mais emergente. Aliás, a sustentabilidade alimentar é um assunto que merece a nossa atenção urgente.

Esta é, efetivamente, a era da sustentabilidade. Enquanto pais e educadores, temos um papel importante na introdução deste tema, presente nas diversas áreas da nossa vida, junto das crianças. O OLX dá-te dicas para explicares aos mais novos do que se trata e o que podemos fazer para tratar melhor o nosso planeta.

A evolução e tecnologia caminham a par da sustentabilidade

A provar a sua importância e o impacto que cada um de nós pode causar no nosso planeta surgem alguns projetos que promovem a sustentabilidade alimentar, como é o caso da Fruta Feia ou da aplicação Too Good to Go.

Fruta Feia: o projeto que promove a fruta que fica de fora dos supermercados

O projeto de combate ao desperdício alimentar surge com a missão clara de incentivar os portugueses a recuperarem a preferência pelos produtos locais e sazonais. A Cooperativa Fruta Feia nasceu em Lisboa, em 2013, e já se espalhou por todo o país. 

A fruta feia é aquela que não nasce perfeita e não cumpre os requisitos exigidos pelas grandes superfícies alimentares. Para ti, enquanto consumidor, este projeto é ótimo. Para além de teres à disposição fruta de qualidade que provém de parcerias com 193 produtores locais, esta é também mais económica.

Too Good to Go: à distância de um click

Esta app surge também da missão de evitar o desperdício de toneladas de comida e diminuir as emissões de CO2. O que acontece é que todos os alimentos que sobram após um dia de trabalho em restaurantes, hotéis e supermercados, são colocados à venda.

Podes encontrar várias opções de comida, desde portuguesa, italiana, chinesa, japonesa ou vegetariana, num marketplace online, onde os estabelecimentos parceiros partilham o que têm disponível.

Se estiveres indeciso sobre o que pedir, tens disponível a Magic Box, que pode ser personalizada com as tuas alergias ou limitações nutricionais. A Magic Box é criada pelo próprio estabelecimento, com os excedentes desse dia.

A app é gratuita e está disponível para smartphones com sistema Android e iOS, conta com mais de 50 mil estabelecimentos associados em toda a Europa e, em Portugal, encontras pratos desde os 2 euros.

Vamos aos sumos de fruta

Sumo de fruta com gelo e lima

Os sumos de fruta são muito mais que o dito sumo. Muitos processadores de fruta separam a polpa, a casca e os caroços. Mas sabias que podes aproveitar tudo, desde o caroço à casca da própria fruta? 

Para além de ajudares o ambiente, reduzindo o desperdício de todas as partes que constituem a fruta, evitas que as sobras acabem no lixo e que a sua decomposição produza gás metano, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

A casca da fruta é rica em fibra e ajuda a regular o trânsito intestinal, para além das múltiplas vitaminas que oferece.

Por exemplo, a casca da maçã concentra a maior parte dos antioxidantes e vitaminas presentes na fruta. A do mamão possui a concentração de minerais como fósforo, ferro, cálcio e potássio. Possui fibras, vitaminas A, B e C, e a enzima que ajuda na quebra de gorduras e auxilia na digestão.

Sejam cascas de maçã, pera ou limão, podes consumi-las com outros alimentos, seja naturalmente, em receitas ou sumos de fruta. O reaproveitamento de todas as partes da fruta é uma solução que depende apenas de uma pequena mudança de hábitos.

Salta para a cozinha! Temos 5 receitas deliciosas para ti!

Sumo de casca de manga

Ingredientes:

  • Casca de 3 mangas
  • 1 litro de água
  • Mel

Modo de preparação:

Lava bem as mangas e descasca-as. Liquidifica o que sobrou da fruta em conjunto com a água. Acrescenta mel a gosto e aproveita a máquina para ajudar a envolvê-lo no sumo. Antes de servir, coa o líquido.

Sumo de fruta de cascas de melancia

Ingredientes:

  • 3 chávenas de cascas de melancia
  • 4 colheres de sopa de hortelã picada
  • 1 chávena de açúcar
  • ½ chávena de sumo de limão

Modo de preparação:

Aproveita as cascas da melancia aí de casa e corta-a aos cubos até teres três chávenas cheias. Acrescenta a hortelã, o açúcar e o sumo de limão. Junta e liquidifica. Antes de servir, coa e junta-lhe umas pedras de gelo para o sumo de fruta ficar bem fresquinho.

Azeite cítrico

Ingredientes:

  • Cascas de frutas cítricas
  • Óleo vegetal

Modo de preparação:

Tritura as cascas de frutas cítricas que tenhas reunido com a ajuda de um pilão, numa taça de metal ou de madeira, com um pouco de óleo. Coloca num frasco com mais óleo e deixa descansar por seis horas. Depois desse período, acondiciona num recipiente limpo para usares nas tuas saladas.

Sumo de fruta casca de abacaxi com hortelã

Ingredientes:

  • 4 chávenas de chá de casca de abacaxi
  • 6 chávenas de chá de água
  • 4 colheres de sopa de hortelã
  • 1 limão
  • 5 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparação:

No liquidificador bate as cascas de abacaxi com a água e coa. Acrescenta a hortelã, o sumo do limão e o açúcar. Bate novamente e serve gelado. Podes ainda utilizar as cascas de abacaxi batidas e coadas para fazer um doce de casca de abacaxi, não te fiques pelos sumos de fruta.

Smoothie vermelho

Ingredientes:

  • ½ chávena de morangos
  • ½ chávena de mirtilos
  • 1 chávena de leite de coco
  • Chia a gosto

Modo de preparação:

Depois das frutas bem lavadas, bate no liquidificador. Acrescenta o leite de coco e mistura. Acrescenta a chia a teu gosto e deixa repousar no frigorífico. Podes preparar à noite para tomares ao pequeno almoço, bem fresco. Do sumo de fruta cria o teu smoothie!

Dos sumos de fruta às crackers

Ingredientes:

  • Polpa de um sumo de fruta ou de uma combinação a gosto
  • Água
  • Farinha da tua preferência
  • Temperos a gosto
  • Papel vegetal

Modo de preparação:

Processa a polpa do sumo de fruta e as cascas que tens de sobra até formar uma pasta homogénea. Junta água e farinha a olho. Tempera conforme a tua preferência (ex. sal ou orégãos).

Estende em papel vegetal e, com a ajuda de um rolo, estica a massa de forma a que fique com cerca de 3mm de espessura. Podes fazer os recortes nos formatos que desejares e leva ao forno pré-aquecido a 180º graus, por 20 minutos.

Se não é para consumir, podes utilizar nas tuas plantas e solo de jardim

Se reaproveitar para alimentação não é de todo o que te faz sentido, o teu gosto ou o que pretendes, podes sempre guardar o que sobra dos teus sumos de fruta e criar a tua compostagem caseira.

Ao tomares essa decisão ajudas a evitar as emissões de gás metano, a reduzir os espaços necessários ocupados em aterros e a poluição de solos. Para além disso, ofereces um adubo natural às tuas plantas e ao solo do teu jardim.

Vê mais sobre compostagem caseira aqui!

De acordo com o estudo da Marktest, mais de 4 milhões de pessoas consomem sumos de fruta e/ou vegetais, o que representa 46,8% dos residentes em Portugal Continental, com 15 ou mais anos de idades. As mulheres lideram o consumo.

A polpa que resta dos sumos de fruta é das sobras mais comuns e também as menos aproveitadas. O OLX já te deu algumas dicas é isto só o começo.

Para além de sumos de fruta, podes também criar caldos para bolos, fazer patés, geleias, em farinha e muitos outros. Aproveita as sementes para juntar aos batidos ou iogurtes. Começa já hoje a poupar na carteira e no ambiente.


Próximas leituras:

Biodegradável vs Compostável: quais são as diferenças?
Existem alternativas sustentáveis que nos ajudam a ter um consumo mais consciente. …
Vale a pena investir num sistema de autoconsumo?
Com um sistema fotovoltaico para autoconsumo em casa, é o consumidor quem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *