Em Portugal, a legislação obriga a que todos os veículos a motor e os seus reboques tenham um seguro de responsabilidade civil. Este é o seguro que garante o pagamento de indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros, e aos familiares ou a todos os ocupantes, com exceção do condutor do veículo.

No entanto, tem em atenção que este seguro por si só não garante qualquer proteção em caso de acidente ou de qualquer outro azar, nem ao teu carro, nem a ti se fores o condutor. Para ficares protegido, poderás fazer um seguro que te garanta um valor por incapacidade, morte ou despesas de tratamento.

Poderás também adicionar algumas opções ao teu seguro de responsabilidade civil, como por exemplo coberturas de quebra isolada de vidros, incêndio, raio e explosão, fenómenos da natureza e atos de vandalismo, furto ou roubo. Se estes imprevistos acontecerem e se tiveres estas coberturas contratadas, a tua carteira ficará mais protegida.

Se preferires ficar ainda mais tranquilo com os encargos a ter no caso de um percalço – e ninguém está livre disso por mais cuidadoso que seja ao volante -, o melhor mesmo é escolheres um seguro de danos próprios, que inclua as coberturas de choque, colisão e capotamento.

É verdade que o preço final do teu seguro será mais alto, mas poderás reduzir significativamente os teus encargos no caso de um acidente.

E para “amenizar” o valor final do seguro, podes sempre jogar com a franquia a pagar. A franquia é o valor que fica a teu cargo, seja qual for o valor dos danos. E, sim, a franquia permite, de facto, reduzir o valor a pagar pelo seguro, mas aumenta os custos a teu cargo no caso de uma reparação ou perda total.

E caso não saibas, se preferires, podes sempre dividir o pagamento do teu seguro em frações, pagando de forma mensal, trimestral ou semestralmente, dependendo da opção que escolheres.

Seja qual for a melhor solução para ti, a Tranquilidade terá sempre um mediador de seguros pronto para te ajudar. Informa-te de todas as condições e conduz o teu carro na maior das tranquilidades.


Próximas leituras:

Franquia mais alta ou mais baixa? O que deves saber
A franquia é um dos fatores mais importantes na definição do valor …
Quebra isolada de vidros – O teu seguro inclui?
O seguro com cobertura de quebra isolada de vidros não é obrigatório …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *