A melhor altura para substituíres a bateria do teu carro é antes de perceberes que necessitas mesmo de fazê-lo. Mas como saber que chegou o momento de trocar a bateria se ela ainda não estiver descarregada?

Não existe uma resposta exata. Nem para a pergunta acima mencionada, nem para a eterna questão “Quanto tempo dura a bateria do carro?”. Mas há sintomas que podem indicar que está na altura de substituí-la. Neste artigo, ensinamos-te a identificar os sinais que revelam que a bateria do carro está a desfalecer, de que forma pode o clima afetar a vida útil da bateria e em que altura deves trocar a bateria usada por uma nova.

Os automóveis costumam ser bons a avisar quando algo não está bem. Desde luzes acesas no painel de instrumentos até cheiros e sons estranhos, qualquer coisa que esteja fora do normal faz com que o teu carro necessite de ajuda. Aqui ficam alguns sinais de aviso de bateria fraca, aos quais deves prestar atenção.

Precisas de uma bateria nova? Procura no OLX!

Sintomas de que a bateria não está bem

Arranque lento do motor

Um motor lento ou que necessita de várias tentativas de arranque para ligar quando “dás à chave” é um sinal claro de que a bateria do teu carro pode estar a dar as últimas.

Luz de bateria acesa

Se vires no painel de instrumentos uma luz acesa com o símbolo de uma bateria, não deves ignorá-la. Existem muitos motivos pelos quais a luz da bateria pode acender, mas muitos deles apontam para um problema no sistema de carregamento.

Bateria inchada ou deformada

Geralmente acontece quando a bateria está sobrecarregada ou esteve exposta a elevadas temperaturas. Uma bateria de formato estranho ou inchado é um sinal claro de que necessita de ser substituída.

Perda de fluido da bateria

Se estiver sobrecarregada ou danificada, a bateria do carro tem tendência para perder o seu fluido, o que significa que está na altura de colocares uma nova.

O que fazer se a bateria do teu carro tem problemas?

Uma bateria que evidencie problemas exige a ida do carro à oficina. O facto de não teres identificado nenhum dos sinais acima mencionados, não significa que o teu carro esteja safo de um problema com a bateria.

São muitos os fatores que podem desgastar a bateria. E os indícios nem sempre são evidentes – até ser tarde demais. Testar a bateria regularmente pode ajudar a garantir que não ficas empanado à beira da estrada ou preso no lugar de estacionamento.

Mas com que frequência é preciso substituir a bateria do carro? Nenhuma bateria dura para sempre, é um facto. Costuma dizer-se que a bateria do carro deve ser substituída a cada três anos. Mas esse prazo pode ser encurtado.

Fatores como o clima e os hábitos de condução podem afetar a vida útil da bateria e fazer com que precises de instalar uma nova antes que finde o período de três anos. Para garantires a substituição da bateria em tempo útil, consulta os intervalos de manutenção preconizados pelo fabricante do automóvel.

Influência do clima nas baterias

Se resides num lugar quente e húmido ou frio e seco, o clima pode afetar negativamente a bateria do teu carro. Temperaturas extremas terão efeitos diferentes na bateria, mas o resultado é o mesmo: encurta a sua vida útil.

Quando sais à rua num dia superquente, corres o risco de ficar desidratado, certo? O mesmo é válido para a bateria do teu carro. Tal como o corpo humano, a bateria depende de fluidos para se manter em funcionamento. O calor abrasador do verão pode levar à evaporação da água no ácido da bateria, afetando o desempenho, a potência de arranque e reduzindo a vida útil.

Além disso, temperaturas elevadas também podem afetar o interior da bateria. Quando o calor aumenta e a água na bateria evapora, a probabilidade e a velocidade da corrosão aumentam, sendo esta uma das principais causas de drenagem e mau funcionamento da bateria.

Mas há mais. Assim como o clima quente pode levar a problemas na bateria, o clima frio também não ajuda. Quando o índice de calor se transforma em vento frio, a bateria precisa de trabalhar mais para gerar energia suficiente para manter o carro a funcionar sem problemas. O clima frio também pode resultar em óleo de motor mais espesso, o que sobrecarrega a bateria.

Terminamos com os hábitos de condução, que também influenciam a vida útil da bateria do teu carro. A forma como conduzes, em especial durante um longo período de tempo, pode afetar a frequência com que necessitas de substituir a bateria.

Se fazes viagens curtas, como, por exemplo, para o trabalho ou nas idas às compras, a bateria do teu carro não tem tempo suficiente para ser totalmente carregada. O que pode levar à diminuição do seu desempenho.

Além disso, se deixares o carro parado na garagem ou no local de estacionamento durante longos períodos de tempo, a bateria continuará a descarregar passivamente, mesmo não estando o motor do carro ligado.

Próximas leituras:

A História da Rolls Royce
Quando este rapaz pobre começou a mexer nos motores, ninguém podia adivinhar …
História da Ferrari
Um dos nomes mais reconhecidos no mundo do desporto e carros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *