Será que está na altura de substituir a bateria do carro?
São muitos os fatores que podem desgastar a bateria do carro. E os indícios de uma bateria em fim de vida nem sempre são evidentes, até ser tarde demais.
A melhor altura para substituíres a bateria do teu carro é antes de perceberes que necessitas mesmo de fazê-lo. Mas como saber que chegou o momento de trocar a bateria se ela ainda não estiver descarregada?
Não existe uma resposta exata. Nem para a pergunta acima mencionada, nem para a eterna questão “Quanto tempo dura a bateria do carro?”. Mas há sintomas que podem indicar que está na altura de substituí-la. Neste artigo, ensinamos-te a identificar os sinais que revelam que a bateria do carro está a desfalecer, de que forma pode o clima afetar a vida útil da bateria e em que altura deves trocar a bateria usada por uma nova.
Os automóveis costumam ser bons a avisar quando algo não está bem. Desde luzes acesas no painel de instrumentos até cheiros e sons estranhos, qualquer coisa que esteja fora do normal faz com que o teu carro necessite de ajuda. Aqui ficam alguns sinais de aviso de bateria fraca, aos quais deves prestar atenção.
Precisas de uma bateria nova? Procura no OLX!
Um motor lento ou que necessita de várias tentativas de arranque para ligar quando “dás à chave” é um sinal claro de que a bateria do teu carro pode estar a dar as últimas.
Se vires no painel de instrumentos uma luz acesa com o símbolo de uma bateria, não deves ignorá-la. Existem muitos motivos pelos quais a luz da bateria pode acender, mas muitos deles apontam para um problema no sistema de carregamento.
Geralmente acontece quando a bateria está sobrecarregada ou esteve exposta a elevadas temperaturas. Uma bateria de formato estranho ou inchado é um sinal claro de que necessita de ser substituída.
Se estiver sobrecarregada ou danificada, a bateria do carro tem tendência para perder o seu fluido, o que significa que está na altura de colocares uma nova.
Uma bateria que evidencie problemas exige a ida do carro à oficina. O facto de não teres identificado nenhum dos sinais acima mencionados, não significa que o teu carro esteja safo de um problema com a bateria.
São muitos os fatores que podem desgastar a bateria. E os indícios nem sempre são evidentes – até ser tarde demais. Testar a bateria regularmente pode ajudar a garantir que não ficas empanado à beira da estrada ou preso no lugar de estacionamento.
Mas com que frequência é preciso substituir a bateria do carro? Nenhuma bateria dura para sempre, é um facto. Costuma dizer-se que a bateria do carro deve ser substituída a cada três anos. Mas esse prazo pode ser encurtado.
Fatores como o clima e os hábitos de condução podem afetar a vida útil da bateria e fazer com que precises de instalar uma nova antes que finde o período de três anos. Para garantires a substituição da bateria em tempo útil, consulta os intervalos de manutenção preconizados pelo fabricante do automóvel.
Se resides num lugar quente e húmido ou frio e seco, o clima pode afetar negativamente a bateria do teu carro. Temperaturas extremas terão efeitos diferentes na bateria, mas o resultado é o mesmo: encurta a sua vida útil.
Quando sais à rua num dia superquente, corres o risco de ficar desidratado, certo? O mesmo é válido para a bateria do teu carro. Tal como o corpo humano, a bateria depende de fluidos para se manter em funcionamento. O calor abrasador do verão pode levar à evaporação da água no ácido da bateria, afetando o desempenho, a potência de arranque e reduzindo a vida útil.
Além disso, temperaturas elevadas também podem afetar o interior da bateria. Quando o calor aumenta e a água na bateria evapora, a probabilidade e a velocidade da corrosão aumentam, sendo esta uma das principais causas de drenagem e mau funcionamento da bateria.
Mas há mais. Assim como o clima quente pode levar a problemas na bateria, o clima frio também não ajuda. Quando o índice de calor se transforma em vento frio, a bateria precisa de trabalhar mais para gerar energia suficiente para manter o carro a funcionar sem problemas. O clima frio também pode resultar em óleo de motor mais espesso, o que sobrecarrega a bateria.
Terminamos com os hábitos de condução, que também influenciam a vida útil da bateria do teu carro. A forma como conduzes, em especial durante um longo período de tempo, pode afetar a frequência com que necessitas de substituir a bateria.
Se fazes viagens curtas, como, por exemplo, para o trabalho ou nas idas às compras, a bateria do teu carro não tem tempo suficiente para ser totalmente carregada. O que pode levar à diminuição do seu desempenho.
Além disso, se deixares o carro parado na garagem ou no local de estacionamento durante longos períodos de tempo, a bateria continuará a descarregar passivamente, mesmo não estando o motor do carro ligado.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta