Com o ritmo frenético com que vivemos o nosso quotidiano é difícil conseguir parar e saborear a vida como deve ser. Mas existe uma solução para pôr o mundo e os problemas em mute. Essa solução chama-se Slow Living e pode ser exatamente aquilo que precisas para sobreviver aos dias menos bons e passares a aproveitar aquilo que de melhor a vida tem para oferecer.

Em que consiste o Slow Living?

O Slow Living é um estilo de vida que enfatiza abordagens mais calmas e ponderadas dos aspetos da nossa vida quotidiana. Tem ganho cada vez mais seguidores em todo o mundo porque surgiu para fazer face à necessidade crescente de adotar um estilo de vida com mais equilíbrio, paz e consciência.

Este estilo de vida ajuda-te a valorizar e a priorizar o que realmente importa. Ajuda-te a saber equilibrar o teu dia-a-dia, por mais caótico que seja, desafia-te a sair do modo “piloto automático” e a fugir ao stress.

É um modo de estar que se baseia na procura pelo equilíbrio emocional, paz interior, autenticidade, sustentabilidade e mindfulness.

Dizem os praticantes que, quem adota o Slow Living, entende que a felicidade está no presente, nas relações pessoais e nos detalhes da vida, como beberes o teu café preferido pela manhã, passares uma tarde em casa a ver filmes com a família ou a ouvires a tua música preferida.

Como posso incorporar no meu dia a dia?

  1. Meditação

Começa o teu dia por dedicares algum tempo, nem que sejam apenas 2 minutos, à meditação. Vais ver que irás conseguir preparar-te e organizar-te muito melhor para o que vais enfrentar ao longo do dia. Se meditação não é para ti, faz algo que gostes, como ouvir música ao arranjares-te ou lê um artigo sobre um tema que te interessa enquanto tomas o pequeno almoço. O importante é arranjares um momento do dia em que te foques única e exclusivamente em ti. Faz uma pausa, respira, põe o mundo em modo offline.

Encontra tudo para a meditação no OLX!

  1. Alimentação Consciente

Nós somos aquilo que comemos. Ao tentares comer de forma mais saudável, vais sentir uma diferença abismal, quer a nível físico como mental.

Tenta fazer escolhas mais nutritivas. Em vez de comeres batatas fritas opta por chips de batata doce. Ou opta por comer chocolate preto em detrimento de chocolate de leite. Estas pequenas adaptações conseguem fazer uma grande diferença no teu bem-estar físico e psicológico.

  1. Prioriza o que é importante para ti

No ritmo caótico em que vives, é muito fácil deixar para segundo plano as pessoas que mais gostas, incluindo tu próprio.

Para conseguires desfrutar deste estilo de vida é fundamental cuidares e trabalhares nas relações pessoais que te fazem feliz. Nos momentos que enfrentamos agora, se não consegues estar cara a cara com as pessoas, liga-lhes por videochamada ou envia uma mensagem. Faz com que a pessoa saiba o quão importante é para ti. Vais ver que te vais sentir muito melhor e vais conseguir relacionar-te de uma forma muito mais saudável contigo e com os outros. 

  1. Reduz a tua agenda

Todos nós precisamos de momentos de descanso. Para conseguires aproveitar o Slow Living na sua plenitude tens de conseguir tentar ter um espaço na tua agenda (nem que seja uma hora por dia) só para ti. Pensa no que podes delegar e no que não tem muita urgência para ser feito.

Reserva um tempo na tua agenda para ti, relaxa e faz o que te apetecer.

  1. Cada coisa a seu tempo

Desliga o modo “piloto automático”. Não faças tudo a correr. É importante que tenhas consciência de que não és uma máquina e que é normal não conseguires fazer tudo ao mesmo tempo.

Um dos pilares do Slow Living é não viver a correr e em constante stress. Organiza-te bem e faz as tarefas por ordem de prioridade, de forma responsável e atenta. Em dias de maior stress, em que não é mesmo possível fazer isso, em tira um tempo para ti, para conseguires recuperar a tua paz interior. Deste modo, conseguirás ganhar um boost de energia para enfrentares os teus desafios.

  1. Faz exercício físico 

Uma boa maneira de te abstraíres do mundo é praticares exercício físico. Dá uma passeio pelo quarteirão depois da tua hora do trabalho ou treina em casa durante 10 minutos. Praticar exercício físico aumenta os níveis de endorfina no teu organismo, que por consequência deixa-te com uma sensação de bem-estar e realização. Vais ver que te vais sentir muito relaxado!

Como o teu bem-estar é a nossa prioridade, vê aqui como fazer negócios em segurança no OLX com o Covid-19 e os serviços de entrega porta a porta recomendados pelo OLX.


Próximas leituras:

Mi Band 5: conhece o novo modelo da Xiaomi
A Mi Band 5 veio para ficar e traz ainda mais funcionalidades! …
Como escolher uma pulseira fitness e dar um boost aos teus treinos
Estás a pensar investir numa pulseira fitness, mas não sabes qual comprar? …