Através do snorkeling, é possível descobrir um mundo novo debaixo de água, repleto de cor e vida. Para isso, são necessários apenas dez produtos essenciais.

1. Máscara de snorkeling

A máscara é essencial para praticar snorkeling. O mais importante é que vede bem, para que não entre nem um fio de água. Para testar, experimenta pressionar a máscara nos olhos com as mãos, de forma que se encaixe bem no nariz, fazendo um leve efeito de sucção. Se a máscara aguentar na cara sem apoio das alças, é porque funciona.

Artigo relacionado: 10 desportos aquáticos que vale a pena experimentar

2. Tubo de snorkeling

Algumas máscaras têm o tubo de respiração incluído, mas se não for o caso, o tubo de snorkeling deve fazer parte da lista de acessórios. O tubo deve ser preso à lateral da máscara e o bico do tubo deve ser colocado na boca, atrás dos lábios e na frente dos dentes, sem o morder.

A técnica de respiração é essencial para a prática de snorkeling e deve ser feita sempre com calma. Para quem está a experimentar pela primeira vez, recomenda-se testar algumas exalações e inspirações fora de água.

Na situação real, caso entre água no tubo de snorkeling, basta expirar com força pela boca, com o tubo acima da água. Também é possível fazer esta “limpeza” debaixo de água, mas neste caso deves soprar calmamente o ar através do tubo.

3. Barbatanas de mergulho

As barbatanas são um dos acessórios mais importantes para fazer snorkeling que tornam o desporto menos cansativo. As barbatanas de snorkeling são flexíveis e leves, permitindo a deslocação na água mais facilmente, sem exigir um esforço tão elevado das pernas.

O comprimento das barbatanas pode ser muito variável, mas, por norma, quanto maiores também mais elevado será o poder de propulsão – e menor o esforço para conseguir movimento debaixo de água.

4. Calçado aquático

O calçado aquático é perfeito para caminhar dentro de água, em cima de rochas ou mesmo na areia e, por isso, é também ideal para a prática de snorkeling. Com este acessório, a exploração do fundo marinho costeiro é mais confortável e segura.

5. Fato de banho

O fato de banho para levar debaixo do equipamento de snorkeling deve ser prático e confortável, para que se adapte às características desta atividade e permita liberdade de movimentos.

Para as mulheres, os fatos de banho completos ou biquíni de parte de cima em formato de top, são uma ótima opção. Para os homens, os modelos mais justos são a opção recomendada.

Artigo relacionado: Os 5 melhores destinos para fazer surf em Portugal

6. Camisola de neopreno

A camisola de neopreno é outro elemento indispensável da indumentária de snorkeling. Dentro de água, o organismo arrefece mais rapidamente e o frio instala-se de forma insidiosa – mesmo com uma camisola de neopreno. Ao primeiro sinal de desconforto térmico ou dormência nas extremidades, o recomendado é sair da água.

7. Fato de neopreno

Além da camisola de neopreno, vale a pena considerar um fato de neopreno completo, principalmente em águas mais frias ou para a prática no inverno. O fato deve ser justo, para impedir a passagem de água e manter a capacidade de reter calor.

Por outro lado, não deve ser demasiado apertado, para não dificultar a respiração e restringir os movimentos debaixo de água. Com um fato de neopreno é possível evitar a hipotermia e as cãibras.

8. Boia de sinalização

Na prática de mergulho é sempre importante não descurar as medidas de segurança. No caso do snorkeling, o melhor é ir sempre acompanhado, avisar alguém dos planos, e definir um ponto de entrada na água e vários pontos de saída.

A utilização da boia de sinalização é outra medida essencial para aumentar a segurança. Este equipamento simples permite identificar o local exato onde o mergulhador se encontra, avisando as embarcações à volta e prevenindo acidentes.

As boias são normalmente fabricadas em polietileno, um material extremamente resistente e durável. Podem se redondas ou cilíndricas, vermelhas ou laranjas, e podem ainda fazer-se acompanhar de uma bandeirinha.

Artigo relacionado: 9 piscinas naturais em Portugal para celebrar os dias quentes

9. Bolsa estanque para o telemóvel

As bolsas estanques para o telemóvel permitem proteger o smartphone durante os mergulhos. Para além disso, não são úteis só para o snorkeling, podendo ser utilizadas em qualquer desporto aquático.

A bolsa deve ter resistência IPX8 – um certificado de qualidade que atesta que pode ser submersa. Para além disso, é importante verificar as instruções do fabricante para saber até quantos metros de profundidade aguenta e por quanto tempo. Alguns modelos permitem ainda utilizar as funções táteis do smartphone e captar fotografias ou filmes debaixo de água.

10. Action cam

Uma action cam é o acessório de excelência para capturar as melhores fotografias e vídeos enquanto se pratica snorkeling. A escolha deve considerar o nível de profundidade do mergulho, mas também o peso, qualidade de imagem, e a facilidade de utilização.

As câmaras GoPro são um exemplo de action cam de alta qualidade, e alguns modelos permitem mergulhar até 10 metros de profundidade.

O snorkeling é uma atividade cada vez mais popular, e é fácil perceber porquê. Não é todos os dias que se pode explorar a beleza oculta do oceano. Agora que já conheces os acessórios essenciais para uma prática segura debaixo de água, junta os equipamentos necessários, com a ajuda do OLX. Bons mergulhos!


Próximas leituras:

Padel: características, equipamentos e regras do jogo
Descobre tudo o que precisas saber para começar a jogar padel, quais …
Conheça os incentivos à compra de bicicletas elétricas em 2022
A partir de 2022 existem também incentivos à compra de bicicletas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.