Se procuras um som de excelência para dar nova vida a séries, filmes ou música, talvez estejas indeciso entre uma soundbar e um home cinema. Existem bons argumentos a favor das duas opções, mas também diferentes tipos e características que complicam a decisão final. Para fazeres uma boa compra, descobre todas as diferenças e os fatores mais importantes a ter em conta.

Soundbar ou home cinema? Estas são as principais diferenças

Se não sabes qual escolher, confere as principais diferenças entre os dois aparelhos.

Número de peças

As soundbar são longas e delgadas, com pelo menos dois altifalantes. Podem ser uma única peça ou duas, se acompanhadas de um subwoofer. Por sua vez, o home cinema habitualmente tem mais altifalantes, o que pode ser mais difícil de encaixar na decoração da casa e no número de fios necessários.

Cria o teu home cinema sem gastar muito dinheiro

Instalação

A maioria das soundbar mais recentes não exige uma ligação com fios à TV e ao subwoofer. Já o home cinema requer o uso de fios para estabelecer conexão com todo o sistema de áudio e entre os diferentes dispositivos, embora já possas encontrar alguns modelos sem fios.

Espaço

O home cinema requer mais espaço que uma soundbar, sendo que esta se torna mais prática e cómoda para instalar em qualquer sala, quarto ou outro ambiente. Esta é uma diferença de peso no que toca à decisão entre os dois sistemas.

Mobilidade

O transporte de uma soundbar é, sem dúvida, mais prático e simples que de um home cinema, o que se pode revelar uma verdadeira vantagem para quem procura obter uma solução para diferentes ambientes da casa, alternando o seu uso.

Experiência

Para falarmos da experiência proporcionada por uma soundbar ou pelo home cinema, temos de considerar a potência, a qualidade e a imersão. Ambos conseguem obter boas performances, dependendo da tipologia e modelo.

Contudo, no que respeita à imersão ou simulação do ambiente, os home cinemas tendem a apresentar melhores resultados. Se apenas este aspeto contasse, o home cinema seria certamente a solução mais procurada.

TOP 5 projetores portáteis abaixo de 100 €

Pros e contras das soundbar e home cinema

Ainda indeciso? Estas são as vantagens e desvantagens de cada opção.

SoundbarHome cinema
Vantagens✅ Fácil instalação
✅ Ocupa pouco espaço
✅ Wireless
✅ Conetividade
✅ Mobilidade
✅ Mais económica
✅ Discreta
✅ Experiência mais realista e imersiva
✅ Conetividade
Desvantagens❌ Experiência menos realista e imersiva❌ Instalação complexa
❌ Necessita de mais espaço
❌ Limitação por fios de instalação
❌ Falta de mobilidade
❌ Pode comprometer a estética do ambiente
❌ Maior investimento
Preço no OLXPreço médio 300 eurosPreço médio 625 euros

O que ter em conta na hora de escolher uma soundbar

Se o preço dos home cinema faz com que esta não seja uma opção para ti, ou se não estás preparado para tantos equipamentos (e possivelmente fios) em casa, então descobre como escolher uma soundbar.

Soundbar ativa ou passiva

As soundbar ativas são as mais comuns, e têm todos os componentes, altifalantes e amplificadores dentro. As soundbar passivas possuem elementos externos, e tens a necessidade de os ligar por cabo.

Com as soundbar ativas não vais precisar de prescindir de um grande espaço ou preocupar-te com cabos e complicações de instalação. Com as passivas, tens de considerar que algum espaço é necessário e que existem, geralmente, cabos para ligar. Isto não é de todo negativo, se pensarmos que a qualidade de som acaba por ser melhorada.

Potência

A potência de uma soundbar é o que lhe determina a intensidade do som. No entanto, desengana-te se achas que mais watts significa um som melhor.

O número de watts deve depender do tamanho do espaço onde a soundbar vai ser utilizada. Como referência, anota que entre 50 e 100 watts é o suficiente para um espaço de 15m2.

Número de canais

O número de canais determina o número de altifalantes e de subwoofers que podes ligar. Os mais comuns são: 2.0 (2 colunas), 2.1 (2 colunas e 1 subwoofer), 5.1 (5 colunas e 1 subwoofer) e 7.1 (7 colunas e 1 subwoofer).

Pode ainda existir um terceiro número, por exemplo, 5.1.2. Isto significa que é utilizada uma tecnologia denominada de Dolby Atmos, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais realista e imersiva. Em tetos que refletem mais facilmente o som, a experiência é única.

Em suma, quanto maior o número de canais da tua soundbar, melhor será a tua experiência de som, já que estes são responsáveis pela distribuição do som pelo espaço. O som pode ser projetado da frente, de trás, da esquerda, da direita e de cima e, a multiplicidade de canais, permite dar cada uma destas respostas.

Se a tua soundbar vai ser utilizada ocasionalmente e se não és muito exigente, bastará uma soundbar com 2.0 ou 2.1 canais. Caso sejas um gaming ou maratonista de filmes e séries, não podes querer menos que 5.1 canais.

Mas se a exigência é o teu segundo nome e procuras uma experiência de máxima qualidade, é recomendada uma soundbar de 7.1 canais e, para uma experiência sublime, equipamentos com Dolby Atoms de 5 ou mais canais.

É natural que aqui estejamos a falar de investimentos mais elevados, mas essa é a magia do mercado em segunda mão que o OLX te oferece, com produtos de excelência a preços mais simpáticos para a tua carteira.

Tipo de subwoofer

O subwoofer é um ponto crucial para obteres qualidade de som. Responsável pelos graves, o subwoofer pode ser dedicado, ou seja, externo, ou estar integrado na soundbar. Se optares por um sistema integrado, a definição do som pode não ser tão boa, uma vez que é emitido pela mesma fonte dos sons médios e altos.

Conetividade

Existem várias formas de estabelecer a ligação entre os vários dispositivos e uma soundbar, tais como HDMI, Entrada Digital de Áudio (coaxial), USB, Entrada Auxiliar, Bluetooth, Entrada Ótica e Wi-Fi.

Deves considerar a soundbar que melhor e mais facilmente se conecta com os teus dispositivos.  Porém que, seja ela qual for, deve assegurar o básico, como a conexão HDMI e Bluetooth.

Compatibilidade

Existem várias formas de controlar uma soundbar, desde os botões próprios do dispositivo, o comando, aplicativos para o teu smartphone e ainda o Google Assistant, a Alexa e a Siri. Deves, portanto, garantir que a tua soundbar fica facilmente acessível para quando quiseres mudar de volume, de dispositivo, ligar ou desligar à distância.

Transforma a tua televisão numa Smart TV em 5 passos

Conhece 2 modelos de soundbar disponíveis no OLX

Se estás seriamente à procura de uma soundbar para melhorar a tua experiência audiovisual, qualquer uma destas opções apresenta uma excelente relação qualidade preço.

Xiaomi RedmiSony HT-G700
SubwooferNãoSim (sem fios)
Dolby AtmosNãoDolby Atmos/DTS:X de 3.1 canais e Vertical Surround Engine
Dimensões780 x 64 x 63 mmSoundbar: 980 x 64 x 108 mm
Subwoofer: 192 x 387 x 406 mm
Peso1,5 kgSoundbar: 3,5 kg
Subwoofer: 7,5 kg
ConetividadeConexão com fio e sem fio
Bluetooth 5.0
Conexão SPDIF
Entrada AUX
Bluetooth 5.0
HDMI
Entrada óptica
USB
Potência30W400W
Preço OLXDesde 75 eurosDesde 320 euros

A resposta para a melhor soundbar para a tua casa só tu a podes dar, considerando o objetivo que pretendes que tenha, o ambiente onde pensas inseri-la e as diferentes características apresentadas. Existem soundbars para diferentes preços e soluções, e é no OLX que está o modelo certo para ti.


Próximas leituras:

Os melhores processadores de 2021
Tudo o que precisas de saber para escolher processadores está neste guia. …
Tudo sobre o Realme GT 5G
Descobre tudo o que precisas de saber antes de comprares o teu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *