Ter a TV na parede pode permitir uma melhor visualização, poupar espaço ou simplesmente conjugar melhor com a decoração. Nesse caso, o suporte de TV é uma solução simples e um acessório indispensável. É acessível, versátil e discreto, e, com as dicas certas, qualquer um o pode instalar.

Como escolher um suporte de TV?

Do local onde se vai colocar, ao peso suportado, são vários os fatores a ter em conta para escolher o suporte de TV.

1. Escolhe o local para instalar o suporte

O local ideal para instalar o suporte de TV pode não ser exatamente o atual. Por ser uma solução mais definitiva (ainda que não inalterável), e com várias opções de movimentos, há que ter em conta vários fatores. Por exemplo, a luz. A parede onde vai ficar o suporte da TV recebe luz direta? Se sim, essa parede não é uma boa opção, já que vai impedir que a imagem seja visualizada com qualidade.

Por outro lado, a altura da colocação e o ângulo de visualização são importantes, para garantir que a experiência é adequada. Se tiveres uma sala com posições de visualização muito distintas, a flexibilidade será essencial. Caso contrário, talvez não compense pagar mais por suportes de TV mais completos.

Artigo relacionado: Transforma a tua televisão numa Smart TV em 5 passos

2. Define o tipo de suporte de TV que precisas

Fixo, móvel ou articulado? A flexibilidade é um dos fatores mais importantes ao escolher um suporte de TV. É que não há um só tipo de suporte de TV, mas vários, e a escolha depende, essencialmente, da dimensão da sala e da versatilidade necessária.

O suporte de TV fixo é aquele que mais aproxima a TV da parede o que, para quem tem pouco espaço, é uma vantagem. No entanto, este suporte não permite que a TV se mova ou incline. Outra opção é o suporte de TV móvel ou basculante. Trata-se de um acessório que permite inclinar verticalmente a TV. Por fim, o suporte de TV articulado é constituído por um braço, que permite deslocar a televisão lateralmente ou incliná-lo verticalmente. É indicado para televisões grandes, para salas espaçosas e para quem gosta de ter sempre o melhor angulo de visão.

É importante ainda ter em conta que nem todos os suportes de TV são compatíveis com ecrãs curvos, pelo que, se for o caso, deves procurar especificamente esta característica. E sabias que alguns suportes de TV podem aguentar mais do que um ecrã? Para setups mais complexos com vários ecrãs, esta é uma característica a considerar.

3. Verifica o peso e dimensão da tua TV contra os permitidos pelo suporte

O peso máximo que os suportes de TV aguentam é outra das características mais importantes a ter em conta. No entanto, uma TV de 42 polegadas, por exemplo, pode ter diferentes pesos em marcas distintas devido, por exemplo, aos materiais de fabrico.

Por isso, não basta ter em conta a dimensão do ecrã – é preciso confirmar também o peso da TV na ficha técnica do produto, e comparar com o peso máximo que o suporte pode aguentar. Para poder avançar, o suporte de TV deve cumprir os dois critérios.

4. Procura o padrão de encaixe da tua TV

Suportes de TV há muitos, de várias marcas, formatos e características. No entanto, para garantir que é compatível com a TV em questão, é importante escolher um que siga o padrão de encaixe previsto pelo fabricante – ou seja, o seu padrão VESA. Esta norma internacional define as dimensões standard da interface de fixação de quatro furos das TVs.

Por norma, as TVs modernas, seja qual for a sua tecnologia, usam uma de três variantes do padrão VESA. Por exemplo, as TVs com o padrão VESA MIS-D 100, estão equipados com um padrão de furação quadrado de 100 x 100 mm com parafusos M4. Esta é a interface mais comum para monitores com peso inferior a 14 kg.

Já os ecrãs com 31’’ ou mais tendem a estar em conformidade com o padrão VESA MIS-F que segue padrões de furo espaçados em múltiplos de 200 mm (por exemplo, 400 x 200 mm e 600 x 400 mm) e usam parafusos M6 ou M8 (ou seja, de diâmetro maior, para aguentar mais peso).

Pode parecer informação muito técnica, mas é fácil encontrar o padrão VESA de cada TV: normalmente, é apresentado pelos fabricantes na ficha técnica ou online. Ao escolher um suporte TV, é essencial que esteja em conformidade com o padrão VESA previsto pelo fabricante ou, em alternativa, que seja universal.

Artigo relacionado: 4 Xiaomi TV com melhor relação qualidade/preço

5. Analisa a distância à parede

A distância a que o suporte deixa a TV da parede é outras das considerações a ter em conta. Medida em milímetros, com o suporte recolhido ao máximo, pode facilmente fazer a diferença na decoração da casa. Afinal, numa altura em que as TV estão cada vez mais finas e discretas, muitos suportes podem tornar este dispositivo excessivamente volumoso e, se estiver numa zona de passagem, até perigoso.

Como instalar um suporte de TV?

Instalar um suporte de TV é um procedimento relativamente simples, mesmo para quem nunca o fez ou não tem grande experiência em bricolage. Ainda assim, aconselha-se cautela e, se possível, o acompanhamento de alguém que já tenha passado por isso sempre que possível.

Por norma, cada fabricante tem as suas instruções, adequadas ao modelo em questão, mas, regra geral, são estes os passos a seguir. 

  1. Depois de escolhido o local onde vai ficar a TV, utiliza uma fita métrica para medir as distâncias e marcar os furos do suporte na parede. Esta marcação pode ser feita com um lápis;
  2. Depois de marcados os pontos e com a ajuda de uma furadora ou berbequim, faz os furos com as brocas;
  3. Em seguida, coloca o suporte de TV em coincidência com os furos feitos e aparafusa;
  4. Com o suporte de TV já na parede, é hora de aparafusar o suporte à televisão;
  5. Este é o momento de unir a parte do suporte na parede com o que está na televisão e, ligar corretamente ambas as peças. Neste passo, é aconselhável que duas pessoas participem;
  6. Testa a manobrabilidade da TV e todos os movimentos para garantir que o movimento é feito em segurança.

Dica extra: Se estiveres com dificuldades na montagem, procura no Youtube a instalação passo-a-passo do teu modelo em concreto. Para os modelos mais populares do mercado, é normal que encontres vídeos muito claros com o tutorial passo-a-passo.

Agora que já sabes tudo sobre suportes de TV, não há como errar. Encontra a opção certa no OLX e coloca a tua televisão no lugar em que deve estar.

Este artigo do blog foi útil?

×

Próximas leituras:

Diferenças entre todos os AirPods da Apple na base dos preços
Planeia comprar AirPods Apple? Contrasider estas funcionalidades e os preços do AirPod …
Como funciona o cancelamento de ruído?
Enquanto procuras os auscultadores perfeitos poderão encontrar o termo "cancelamento activo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *