A tecnologia avança e melhora os dispositivos de dia para dia. Os portáteis já substituem os computadores fixos em muitas ocasiões. Por sua vez, os tablets podem eliminar a necessidade de um portátil.

Os tablets trazem extrema portabilidade, ainda mais que um portátil, utilização simples e uma ampla gama de funções a um preço mais acessível. Escolher entre tablet ou portátil vai depender do teu perfil enquanto utilizador e das tuas necessidades. Ambos são ferramentas essenciais, por isso é importante perceber os diferentes fatores envolvidos para tomar uma decisão.

Tablet ou portátil? 5 características a ter em conta

1. Tamanho e peso

Entre um tablet ou portátil, se procuras algo leve e pequeno, não há dúvidas que o tablet é a escolha certa. Um tablet pode ter entre 8 e 12 polegadas, é mais fácil de transportar, pesa menos do que um portátil e oferece um bom equilíbrio entre leveza e conforto.

Por sua vez, os portáteis costumam ter um ecrã que varia de 11 a 17 polegadas, proporcionando maior versatilidade e conforto para os olhos. Em termos de peso, os laptops mais leves não ficam abaixo de 1 kg.

Nesse aspecto, os tablets podem ser uma opção muito boa para levar às aulas ou viajar, desde que ofereçam os recursos que precisas para trabalhar com os teus programas habituais. Se não tens certezas, uma solução pode ser optar por um portátil híbrido ou um modelo mais ligeiro como o MacBook Air.

Artigo relacionado: 6 melhores computadores portáteis para estudantes

2. Teclado

Uma das grandes diferenças entre escrever num tablet ou portátil é a ausência de teclado. No entanto, se vais a utilizar o tablet para tarefas de escrita, podes ligar um teclado e tornar a experiência mais semelhante a um portátil. É que escrever num teclado digital pode diminuir a rapidez e precisão face a um teclado comum.

Outra vantagem dos tablets é a compatibilidade com caneta óptica ou stylus. Com esta ferramenta, é possível fazer anotações à mão em documentos ou desenhar. Entre os tablets mais populares compatíveis com esta ferramenta, estão o iPad, o Microsoft Surface ou o Samsung Galaxy Tab.

3. Potência e velocidade

No geral, os portáteis têm maior capacidade de processamento do que os tablets, tornando-os mais rápidos e potentes. Além disso, permitem o uso de programas mais pesados, seja para edição de vídeo ou imagem, jogar ou simplesmente realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Os tablets são indicados para tarefas mais simples como consultar e-mails, escrever ou editar documentos, navegar na internet, utilizar as redes sociais ou reproduzir conteúdo multimédia. De qualquer forma, atualmente já existem tablets com características semelhantes aos portáteis, como o iPad Pro ou o Samsung Galaxy Tab S8 Ultra.

Artigo relacionado: Qual é o melhor iPad para mim?

4. Armazenamento

Para escolher entre um tablet ou portátil também importa perceber as diferenças no que respeita à capacidade de armazenamento.

Os portáteis vêm com um disco rígido interno com capacidade significativamente maior que os tablets. Normalmente, oferecem entre 250GB a 2TB de espaço. Para além disto, têm ainda entradas USB, facilitando o armazenamento externo.

Os tablets costumam ter menos capacidade de armazenamento, mas já existem modelos de topo de gama, como o Microsoft Surface 8 ou o iPad Pro com até 2TB, mais a possibilidade de expansão por meio de cartões SD.

5. Preço

O preço também é um fator importante a ter em conta. Normalmente, os tablets são mais baratos. Mas um tablet topo de gama pode ter um preço – e desempenho – superior a muitos portáteis de gama média.

A melhor escolha de acordo com o teu perfil

Portátil:

  • Se precisas mais potência e velocidade para usar programas específicos de edição gráfica;
  • Se adoras passar bons momentos a jogar os teus jogos favoritos e se estes têm gráficos exigentes;
  • Se não dispensas outros dispositivos de entrada para além do teclado, tal como o rato.

Tablet:

  • Se estás em constante movimento, de mochila às costas, andas muito a pé ou simplesmente queres algo prático;
  • Se só precisas um equipamento para escrever, ler ou ver vídeos;
  • Se queres desenhar como se o estivesses a fazer numa folha de papel.

Analisa o tipo de atividade que pretendes realizar com o tablet ou portátil. Depois, é só fechar o melhor negócio no sítio de sempre, o OLX.


Próximas leituras:

Máquina fotográfica Canon: como escolher
Entre câmaras DSLR, mirrorless e compactas, descobre qual a máquina fotográfica canon …
Novos AirPods Pro: valem mesmo a pena?
Descobre todas as características dos novos AirPods Pro (2ª geração) e descobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.