A tecnologia avança e melhora os dispositivos de dia para dia. Os portáteis substituem os computadores fixos em muitas ocasiões. Por sua vez, os tablets tornaram-se bastante populares e podem, em algumas circunstâncias, eliminar a necessidade de um portátil.

Os tablets trazem extrema portabilidade, ainda mais que um portátil, utilização simples e uma ampla gama de funções a um preço mais acessível. Escolher entre tablet ou portátil vai depender do teu perfil, enquanto utilizador e das tuas necessidades.

A escolha entre um tablet ou portátil fica difícil quando vemos as vantagens que tanto um quanto outro nos podem trazer. Ambos são ferramentas essenciais, por isso é importante perceber os diferentes fatores envolvidos para tomar uma decisão.

Tablet ou portátil? 7 características a ter em conta

Tamanho

Entre um tablet ou portátil, se procuras algo leve e pequeno, não há dúvidas que o tablet é o verdadeiro vencedor desta competição. Um tablet tem o tamanho aproximado de uma folha A4 e o peso não chega a 1 kilo. Já no que diz respeito aos portáteis, o mais próximo disso que encontras no mercado é o Apple MacBook Air 11.

Os componentes internos de um portátil também são maiores do que os tablets, mais semelhantes aos dos smartphones. Por isso, os portáteis exigem mais espaço, tornando-se mais fácil transportar um tablet.

Tudo o que precisas de saber para encontrares o tablet ideal

Teclado

Uma das grandes diferenças de escrever num tablet ou portátil é a ausência de teclado. Por outro lado, a interface dos tablets é excelente para apontar, arrastar ou tocar em alguma coisa.

No entanto, quando queres digitar, tens de recorrer a teclados virtuais e podes sentir falta de um teclado tátil. Escrever num teclado digital também pode diminuir a rapidez ou precisão de um teclado comum. No entanto, os tablets dispõem de diferentes layouts para que encontres o que se adapta melhor a ti.

Esta situação é ultrapassada com um teclado portátil, que podes ligar por bluetooth, conseguindo assim melhorar a capacidade de digitar e tornando a experiência mais semelhante a um portátil.

Armazenamento

Para escolher entre um tablet ou portátil importa perceber as diferenças no que respeita à capacidade de armazenamento.

Os tablets têm memória de armazenamento de estado sólido (SSD) que, embora os torne mais rápidos e reduza o consumo de energia, apresenta desvantagens na quantidade de armazenamento. A maioria tem entre 16GB e 128GB, inferior ao dos portáteis.

Por sua vez, os portáteis têm discos rígidos que conseguem guardar mais informação oferecendo, geralmente, entre 500GB a 1TB de espaço. Para além disto, têm ainda entradas USB, facilitando também o armazenamento externo. Alguns tablets podem, no máximo, oferecer espaço extra através de cartões microSD.

SSD vs HDD: qual é o melhor para ti?

Autonomia

Na indecisão entre tablet ou portátil, não te esqueças de estimar o tempo de utilização por dia.

Devido aos baixos requisitos de energia dos componentes de hardware de um tablet, a bateria pode durar até 10 horas de navegação, antes de precisares de recarregar.

Um portátil dura, em média, entre quatro e cinco horas em funcionamento. Os mais recentes podem conseguir até 8 horas de navegação, aproximando-se assim, da autonomia de um tablet.

Como aumentar a vida útil da bateria do teu portátil

Desempenho

Os tablets têm processadores de baixo consumo de energia. São indicados para tarefas mais simples como consultar e-mails, navegar na internet, utilizar as redes sociais, ver vídeos ou reproduzir áudios.

Para tarefas mais complexas, o portátil é mais indicado. Se pretendes editar vídeos ou áudios, jogar jogos ou realizar várias tarefas ao mesmo tempo, o portátil é aquele que responderá melhor às tuas necessidades.

Os tablets de gama alta, como o iPad Pro, conseguem equiparar o desempenho ao de um portátil, por um preço.

Software e Sistema Operativo

O software de um tablet ou portátil vai ter consequências a nível do desempenho. Se o tablet tiver o sistema operativo Windows, pode executar o mesmo software de um portátil, ainda que mais lento.

A plataforma Android e a iOS são as alternativas, mas ambos requerem aplicações específicas para os seus sistemas operacionais. Algumas aplicações apenas estão disponíveis num deles.

A melhor escolha de acordo com o teu perfil

Portátil

  • Caso escrevas bastante e com frequência, o portátil será a opção mais prática.
  • O portátil é também indicado para utilizadores que precisem de guardar muitos ficheiros de imagem ou vídeo.
  • Se adoras passar bons momentos a jogar os teus jogos favoritos e se estes até têm gráficos pesados, o tablet não vai ser a melhor escolha. Para a realização de tarefas que exijam mais do sistema, o portátil é a melhor opção.
  • Os portáteis também são a escolha certa para quem não dispensa outros dispositivos de entrada para além do teclado, tal como o rato.

Guia para comprar um portátil

Tablet

  • Se estás em constante movimento, de mochila às costas, andas muito a pé ou simplesmente queres algo prático, a portabilidade e o peso de um tablet não têm comparação.
  • É a escolha certa para ver vídeos ou ler.
  • É mais cómodo, prático e realiza tarefas simples de forma eficaz.
  • É ideal para que já tem um portátil ou computador fixo principal.

Analisa o tipo de atividade que pretendes realizar com tablet ou portátil. Depois, é só concretizares o melhor negócio no sítio de sempre, o OLX.


Próximas leituras:

Os melhores processadores de 2021
Tudo o que precisas de saber para escolher processadores está neste guia. …
Tudo sobre o Realme GT 5G
Descobre tudo o que precisas de saber antes de comprares o teu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *