Os Teckel são facilmente reconhecidos, graças ao seu corpo comprido e às suas curtas patas. Inteligentes e brincalhões, são mais conhecidos por “cães salsicha” ou Dachshund. Se tens um Teckel em casa ou se estás prestes a receber um patudo desta raça na família, descobre quais as suas principais características e cuidados a ter.

Origem: os Teckel remontam à Alemanha do século XV

Apesar da aparência engraçada e fofa, o Teckel surgiu como uma raça de cão de caça na Alemanha do século XV. O nome original é Dachshund que, em alemão, significa “cão texugo”, sendo esta uma referência à função inicial para a qual a raça foi desenvolvida. O termo Teckel passou a ser adotado entre os caçadores como forma de simplificar alguns anos depois.

Com origem na Alemanha, o Teckel surgiu graças ao cruzamento entre um Sabujo Bruno e um Pinscher. Nas suas versões maiores, eram cães usados para caçar raposas ou veados, enquanto as menores, caçavam texugos, lebres ou coelhos.

Quando a raça foi exportada para Inglaterra e os Estados Unidos, ao longo do século XIX, foi um sucesso imediato. Já na década de 50, os Teckel passaram a ser acolhidos como animal de estimação das famílias, popularidade que se mantém até hoje.

Artigo relacionado: 15 raças de cães pequenos para famílias de todos os tamanhos

Porte: robustos, compridos e de baixa estatura

Os Teckels têm 3 variedades principais, dependendo da dimensão e tipo de pelo. A variedade mais comum é o Teckel de pelagem curta, mas também encontramos o Teckel de pelo cerdoso e o Teckel de pelagem cumprida.

O tamanho vai depender da variedade da raça, mas pode ir dos 30 aos 37 centímetros de altura e um peso máximo de 12 quilos. Em qualquer caso, é considerado um cão de porte pequeno, mas robusto e comprido, com uma musculatura bem desenvolvida.

Pelagem: pode ser curta, cerdosa ou comprida

O Teckel de pelo curto, tem uma pelagem densa, lisa e brilhante. A cor pode ser avermelhada com áreas pretas, totalmente preta ou castanha, com zonas mais escuras, como no focinho, orelhas, parte interior das patas. Também é possível encontrar Teckels tigrados ou com manchas espalhadas pelo corpo.

O Teckel de pelo mais cerdoso, tem uma pelagem curta, densa e áspera. Apresenta ainda uma barba no focinho e nas sobrancelhas, e partilha as mesmas cores que se vê na variação de pelo curto.

Por fim, uma outra variação é o Teckel de pelo comprido, que tem uma pelagem brilhante e macia, levemente ondulada, partilhando as mesmas cores das demais. A pelagem é mais longa sob a garganta, sob o tronco, nas orelhas e na cauda.

O pelo do Teckel deve ser escovado entre uma a duas vezes por semana, embora para a variação de pelo curto possa ser suficiente escovar apenas uma vez por mês. O banho pode ocorrer de forma mensal e, para o Teckel de pelo comprido, é necessário remover os pelos perto dos olhos com alguma frequência.

Artigo relacionado: 10 raças de cão que ainda não conhecias

Personalidade: independente e obstinado

O Teckel é um cão independente e obstinado, não aceita estranhos com facilidade, mas é uma raça muito apegada à sua família. Na maior parte do tempo do tempo, é afetuoso, alegre e fiel, mas possessivo. A personalidade também difere, consoante o tipo de Teckel, mas no geral, é necessário um treino consistente e paciente.

Destaca-se ainda a sua inteligência e a persistência nas tarefas mais variadas. Este patudo adapta-se a qualquer tipo de casa, incluindo a pequenos apartamentos, embora se sinta mais feliz a correr e a explorar livremente nos espaços ao ar livre.

Alimentação: um cão com tendência a ganhar peso

A alimentação do Teckel é muito importante para a sua saúde e qualidade de vida. Dado que é uma raça com tendência a ganhar peso, a ração deve ser composta por um baixo teor de gordura. As opções naturais são as mais indicadas.

Além da atenção para a quantidade de ração a oferecer diariamente, é importante seguir de perto as recomendações de um veterinário. As crias necessitam de alimentos especiais, para garantir nutrientes extra para que se desenvolvam normalmente.

Artigo relacionado: Como escolher a melhor comida para cão

Problemas de saúde mais comuns

O Teckel ganha peso com muita facilidade e, dada a sua estrutura óssea, a obesidade é um problema sério, principalmente pelas hérnias que pode causar. Apesar de ser um cão saudável e com uma longa esperança de vida, tem outros problemas de saúde comuns, como deformidades da coluna vertebral, infeções de ouvido e doenças visuais.

Dado ser um cão com propensão a problemas na coluna, é recomendado evitar alguns treinos, como subir e descer escadas ou saltar obstáculos. Os jogos de inteligência, que estimulem as suas habilidades mentais são, por isso, mais recomendados.

Os problemas dentários também são um ponto fraco nos Teckel, pelo que é importante estar atento e, com alguma frequência, fazer uma observação junto de um veterinário. A epilepsia pode, igualmente, ser um problema, condição que se acredita que possa ser genética.

Agora que estás pronto para receber um Teckel na família, prepara a casa com todos os acessórios. No OLX podes encontrar tudo para o teu patudo. Com os devidos cuidados, o Teckel vai ser um grande companheiro de aventuras!


Próximas leituras:

Gato Siberiano: características e cuidados
Estás prestes a receber um gato siberiano na família? Aqui encontras as …
Beagle: origem, características e cuidados
O Beagle é uma das raças de cães mais famosas e adoradas. …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *