Lembras-te daqueles telemóveis de abrir e fechar que se usava há uns bons anos? Podemos dizer que os telemóveis dobráveis (ou foldable phones) são uma espécie de upgrade. Só que mais modernos, tecnológicos e futurísticos.

O que são e como funcionam os telemóveis dobráveis?

Os telemóveis dobráveis são a combinação de um smartphone tradicional e de um tablet. Quando se encontram fechados funcionam como um telemóvel normal e quando se abrem transformam-se num autêntico tablet.

Esta é a principal característica que diferencia os telemóveis dobráveis dos smartphones normais e que atrai tantos consumidores. Isto porque ocupam o mesmo espaço do que qualquer outro telemóvel, mas podem expandir-se e ter um ecrã maior e mais confortável para ler, ver uma série ou um filme ou para jogar.

Além disso, estes telemóveis permitem ter várias aplicações abertas ao mesmo tempo, o que é perfeito para quem quer estudar ou ler, por exemplo.

Estes são os melhores tablets para estudantes

O primeiro telemóvel dobrável chegou em 2018

Esperava-se que o primeiro telemóvel dobrável chegasse ao mercado por mãos das principais e mais influentes marcas tecnológicas. Mas não foi o caso.

O primeiro telemóvel com ecrã dobrável chama-se FlexPai e foi lançado em 2018, pela até então desconhecida tecnológica chinesa Royole Technologies.

Quando aberto, o smartphone impressiona-nos com um ecrã de 7,8 polegadas – o mesmo tamanho de um iPad mini. Dobrado, o FlexPai transforma-se num smartphone dual-screen, mas na verdade em vez de 2, tem 3 ecrãs. O ecrã principal tem uma resolução de 810 x 1440 (16:9), o segundo de 720 x 1440 (18:9) e o terceiro, que fica na zona da dobra, tem uma resolução de apenas 390 x 1440 (21:6).

Entretanto a marca já lançou um novo modelo deste telemóvel.

3 telemóveis dobráveis para ficares de olho em 2021

Hoje em dia, são vários os fabricantes que estão a apostar nos telemóveis dobráveis, apresentados como a “próxima geração” ou “o futuro dos telemóveis”.

Atualmente, as principais marcas tecnológicas já lançaram ou estão já a desenvolver foldable phones para conseguirem acompanhar as necessidades do mercado. Apresentamos-te algumas propostas que estão a liderar esta tendência:

1# Samsung Galaxy Z Flip 5G

A Samsung já deu provas suficientes de que é um fabricante à altura daquilo que os utilizadores procuram. E no caso dos telemóveis dobráveis, é sem dúvida, uma marca altamente inovadora.

O Samsung Galaxy Z Flip assume um design em concha, tal como o Motorola Razr e Razr 5G, e é um dos mais conhecidos dentro do mercado de foldable phones. Tem um ecrã principal de 6,7 polegadas e outro, secundário, com 1,1 polegadas, quando o telemóvel está dobrado.

Além de ser um telemóvel dobrável, o Galaxy Z Flip cativa os utilizadores pela grande capacidade de armazenamento, bateria de mais de 3.000mAh e leitor de impressões digitais. O valor do telemóvel é aquilo que deixa muitos utilizadores “de fora”.

Ecrã6.7 polegadas
Resolução do ecrã aberto1080 x 2636 (FHD+)
Dimensões167.3 x 73.6 x 6.9-7.2 mm
Peso183 g
ProcessadorOcta-Core
Memória RAM8 GB
Memória Interna256 GB
Câmara traseira12 MP + 12 MP
Câmara frontal10 MP
Bateria3,300 mAh
SoftwareAndroid
Preço OLXDesde 550€

Telemóveis 5G que já estão à venda

2# Huawei Mate Xs

A marca apresenta o Huawei Mate Xs como algo “inédito” – um telemóvel com o exclusivo Falcon Wing com uma dobradiça inovadora, tecnologia topo de gama e um design exclusivo. O ecrã fullview dobrável tem 8 polegadas e, quando dobrado, transforma-se num smartphone normal, cabendo perfeitamente num bolso e na palma da mão.

Este telemóvel dobrável tem um botão de ligar/desligar desenhado para reconhecer impressões digitais e a função inteligente multi-janelas. Esta funcionalidade permite dividir o ecrã em duas interfaces independentes, tornando o telemóvel num “mestre das multitarefas”.

Ecrã8 polegadas
Resolução do ecrã aberto2.480 x 2.200
Dimensões78,5 x 161,3 x 11 mm
Peso300 g
ProcessadorHuawei Kirin 990 5G Octa-Core
Memória RAM8 GB
Memória Interna512 GB
Câmaras40.0 MP + 16.0 MP + 8.0 MP + TOF
BateriaLi-Ion 4500 mAh
SoftwareAndroid 10.0
Preço OLXDesde 1.400€

3# LG G8X ThinQ Dual Screen

Se procuras telemóveis dobráveis a um preço mais convidativo, o LG G8X ThinQ Dual Screen da LG pode ser uma boa opção.

Não é efetivamente um smartphone dobrável como os que apresentamos acima, mas o LG G8X tem um ecrã principal de 6,4 polegadas que não é muito diferente de qualquer outro telefone. A diferença aqui é que este telemóvel traz uma capa com um segundo ecrã incorporado de 6,4 polegadas.

Ao colocares o teu LG G8X nessa capa, de repente, passas a ter 2 ecrãs lado a lado, como se fosse um telemóvel dobrável.

Não é uma experiência tão perfeita quanto teres um verdadeiro foldable phone, uma vez que acabas por ter a dobra que separa os dois ecrãs. Mas o modo de dual screen permite-te usar várias aplicações ao mesmo tempo, tal como os telemóveis dobráveis.

Ecrã6.4 polegadas
Resolução do ecrã aberto1080 x 2340
Dimensões159,3 x 75,8 x 8,4 mm
Peso192 g
ProcessadorOcta-Core hasta 2.82GHz (Qualcomm Snapdragon 855)
Memória RAM6 GB
Memória Interna128 GB
Câmara frontal32 MP
Câmara traseira12 MP + 13 MP
Bateria4.000 mAh
SoftwareAndroid 9.0 Pie

Faz a tua escolha segura no OLX

Para alguns, a espera foi muito longa. Mas agora que chegaram, os telemóveis dobráveis parecem estar a conquistar muitos fãs um pouco por todo o mundo. A ideia de ter um smartphone com um ecrã maior, mas que se dobra e fica mais pequeno, podendo caber em qualquer lado, foi aquilo que tornou estes telemóveis ainda mais atrativos. Será este o futuro dos telemóveis?

Um dos principais problemas apontados pelos utilizadores é o preço elevado. Contudo temos duas soluções: compra em segunda mão e/ou vende os teus telemóveis antigos no OLX e ganha uns trocos para comprares o teu telemóvel novo.


Próximas leituras:

Como montar um estúdio fotográfico em casa
Gostas de fotografia e davas tudo para ter um estúdio fotográfico em …
Tablet ou portátil: qual escolher?
A escolha entre um tablet ou portátil vai além das características que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *