Há muitas tendas de campismo no mercado, sendo que pode ser difícil saber o que procurar e o que comprar.

Para conseguires a melhor tenda de campismo, deves avaliar o tipo de acampamento que gostas de fazer, o clima que vais encontrar e o número de pessoas com as quais costumas acampar. Define um orçamento e, depois de tudo assente, é hora de analisar as opções.

Top 5 melhores tendas de campismo

Na procura pela tenda de campismo perfeita para ti, vais encontrar várias opções. Estas são algumas das tendas mais comuns e que encontras facilmente no OLX:

1. Tendas de tejadilho

As tendas de tejadilho são ideais para pessoas que procuram experiências únicas e diferentes das tradicionais na hora de acampar.

Estas tendas existem em dois formatos: tendas de tejadilho rígidas (TTR) e tendas de tejadilho em lona (TTL). Ambas as opções são montadas em barras de tejadilho ou em grades, no tejadilho do carro. As principais diferenças destas duas tendas de campismo são essencialmente a forma de abrir e fechar e o tempo/dificuldade da montagem.

De uma forma mais pormenorizada, as diferenças são:

  • TTR: são feitas de fibra de vidro ou alumínio e têm um aspeto de porta-bagagens de tejadilho quando estão fechadas. A montagem é automática, o que torna a experiência muito mais simples – montam-se autonomamente em segundos, fazendo subir a parte de cima e ficando rodeada de lona -, ao contrário da tenda de tejadilho TTL.
  • TTL: estas tendas são todas em lona, à exceção do chão, que é rígido. Existem em diversos modelos, mas todos eles demoram mais tempo a montar e a arrumar do que as tendas de tejadilho TTR e do que uma tenda de campismo tradicional.

2. Tenda familiar

As tendas com várias divisões são projetadas especialmente para uma maior comodidade, privacidade e espaço extra para armazenamento.

As divisões são separadas por divisórias dentro da tenda campismo e podem ter vários quartos (desde 2 até 5 quartos).

Estas tendas são maiores em tamanho, sendo mais difíceis de guardar e mais pesadas de transportar. Montar este modelo de tendas de campismo requer mais prática e mais pessoas para ajudar.

3. Tendas pop up

Tendas pop up são um modelo recente de tendas campismo e que têm tido muita procura nos últimos anos.  São fabricadas com varetas em mola que “ganham forma” em apenas alguns segundos. São muito leves, convenientes e fáceis de montar. 

Ideais para aventuras repentinas, festivais ou acampamentos improvisados. Foram projetadas para climas amenos, portanto deves ter atenção à meteorologia.

4. Tendas tradicionais

Estas tendas de campismo são as mais comuns e das mais procuradas pelos aventureiros. Geralmente têm cerca de 130 cm de altura e dependem de 2 varetas cruzadas ao meio.

Dependendo dos modelos, da impermeabilização, resistência e da qualidade dos materiais com que são fabricadas, as tendas tradicionais são mais baratas.

5. Tenda autoportante, de montanha ou trekking

Projetadas para serem utilizadas por pessoas que andam de mochilas às costas e fãs de montanhismo. As características das tendas autoportantes, de montanha ou trekking podem variar de modelo para modelo, mas as mais procuradas são as mais leves e fáceis de montar.

São resistentes ao vento e altamente impermeáveis, estando preparadas para condições meteorológicas mais adversas do que as habituais. Estas tendas de campismo tornam-se ideais para quem gosta de fazer longas caminhadas e de pernoitar a grandes altitudes.

No OLX encontras as melhores tendas aos melhores preços

Se continuas indeciso sobre qual a tenda perfeita para ti, aqui está um resumo das várias opções:

PrósContrasPerfeita para…
Tenda de tejadilho – TTR– Espaçosas
– Resistentes
– Montagem automática
– Exigem outros extra (exemplo: escadas de acesso ao tejadilho)– 1 ou 2 pessoas
– Pessoas que procuram simplicidade na hora de acampar
Tenda de tejadilho – TTL– Espaçosas
– Resistentes
– Montagem e armazenamento mais difiícil– 1 ou 2 pessoas
– Pessoas que procuram experiências diferentes
Tenda familiar– Espaçosas
– Privacidade
– Pesadas
– Difíceis de montar
– Grupos e famílias
– Pessoas experientes
Tenda pop up– Fácil de montar
– Fácil de guardar e transportar
– Pouca estabilidade
– Feito para acampamentos curtos
– Pessoas individuais
– Grupos
– Viagens curtas
Tenda tradicionais– Simples de montar
– Económicas
– Pouco espaço para armazenamento– 1 ou 2 pessoas
– Acampamentos curtos, como festivais
Tenda de trekking– Menos varetas
– Mais pequenas
– Capacidade limitada
– Fabricada apenas em tamanhos pequenos
– 1 ou 2 pessoas
– Caminhadas de 2/3 dias
– Pessoas que gostam de acampar a altas altitudes

Checklist de características fundamentais da tua tenda de campismo

Jovem e cão em tenda de campismo
  • Peças de substituição: Algumas tendas de campismo são fabricadas com componentes e materiais mais frágeis e a forma como cuidamos delas podem ditar a sua durabilidade. Antes de comprares uma tenda, verifica se existem peças de substituição que podes comprar facilmente. No OLX podes encontrar peças de reposição, incluindo varetas.
  • Toldo impermeável adequado: Um toldo impermeável pode-te ajudar imenso naqueles dias inesperados de muita chuva. Quanto maior melhor. Procura tendas com um toldo que cubra as laterais da tenda e não só a parte superior. Se não encontrares, podes comprar um abrigo de campismo à parte.
  • Costuras dobradas e pesponto duplo: Um bom truque para saberes se a tua tenda deixa entrar água é puxares o material dos dois lados de uma costura e reparares se consegues ver através dos pontos. Se consegues ver, infelizmente a tua tenda de campismo não é muito resistente. Vende-a no OLX e compra um modelo com costuras dobradas e pesponto duplo.
  • Tenda com malha no interior: Este é o melhor material para manter aqueles bichos desagradáveis ​​do lado de fora da tua tenda de campismo.
  • Ventilação superior: Arejar a tenda à noite ajudará a criar alguma circulação de ar e eliminar a condensação dentro da tua tenda campismo.
  • Tenda de campismo com fechos resistentes: Vais andar a entrar e a sair frequentemente, pelo que convém que a tua tenda tenha bons fechos para suportarem o uso frequente.

Escolhe todos os equipamentos necessários para a tua viagem de campismo

Algumas dicas extras para teres a melhor experiência

Como devo cuidar da minha tenda de campismo?

Nunca guardes comida dentro ou ao redor da tua tenda de campismo e evita comer dentro dela. O cheiro de comida por si só vai atrair animais selvagens. Se o teu acampamento tem uma mesa de piquenique, come lá e guarda os alimentos no teu carro.

Se a tua tenda tenha uma divisão extra, podes comer lá, mas certifica-te que limpas bem ou vais ter problemas com formigas e insetos.  Estas divisões extras também são ótimas para fugires das pragas, no caso do teu acampamento se encontrar numa zona em que isso seja frequente.

Quando voltares a casa, não te esqueças de montar a tua tenda de campismo no jardim para esta arejar. Desta maneira vais prevenir mofo e bolor. 

Evita guardá-la em áreas pouco ventiladas. Utiliza um saco adequado para guardar a tua tenda para depois conseguires voltar a acampar sem complicações.

Qual é o tamanho ideal de tenda de campismo para mim?

  • Para 1 pessoa: Para um maior conforto deves optar por uma tenda para duas pessoas, idealmente com duas divisões. Desta forma consegues estar mais cómodo e ter mais espaço de armazenamento. 
  • Para 2 pessoas: Escolhe uma tenda com 3 divisões para tu e a outra pessoa estarem mais confortáveis. 
  • Para 3 pessoas: Uma tenda com 4 divisões é ideal para 3 pessoas. Vais conseguir ter espaço para todos e para os vossos equipamentos de campismo.
  • Para 4 pessoas ou mais: Caso costumes acampar em grupo, recomendamos que optes por uma tenda com mais uma divisão do que o número de pessoas. Por exemplo, 4 pessoas numa tenda com 5 divisões, ou uma tenda para 5 pessoas.

Esperamos que a nossa escolha de tendas campismo te ajude a acampar e aproveitar o verão ao máximo. Visita o OLX e escolhe já hoje a tua tenda e acessórios. Sabias que o OLX tem artigos disponíveis para serviço de entregas?

Boas férias!


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *