O plástico está presente em todos os aspetos da nossa vida, desde as embalagens de produtos, aos cosméticos, têxteis, smartphones e até mesmo numa simples pastilha elástica! É urgente diminuir o consumo de plástico, e tudo começa com mudanças de hábitos simples, como a adoção de garrafas reutilizáveis. A dimensão do problema é preocupante e pede que se aja o mais depressa possível.

O nosso descontrolado apetite por plástico

A partir de 2021, o uso único de plástico em artigos como talheres, pratos, cotonetes e palhinhas passará a ser proibido na União Europeia. E como se chegou até aqui? Basta olhar para os números que resumem a escala do problema.

Se estes números te chocam, nada melhor do que passar à ação. Descobre como podes reduzir o plástico na tua vida.

Sabes quantos tipos de plástico existem?

Tipos de garrafas reutilizáveis

É inegável a importância de bebermos água durante todo o dia que, para além de contribuir para o bom funcionamento do nosso organismo e dar luminosidade à nossa pele, torna-se vital para dar energia e evitar alguns problemas de saúde.

Para além do impacto que o plástico tem no meio ambiente, também é conhecido que as garrafas de água de plástico contém um químico industrial, denominado por Bisfenol – A (BPA), podendo interferir com o funcionamento hormonal. Portanto, só encontras boas razões para adotarmos o hábito das garrafas reutilizáveis. Estes são os diferentes tipos que existem.

Vidro

As garrafas reutilizáveis de vidro podem ser um pouco mais pesadas, mas oferecem uma água totalmente livre de componentes tóxicos, derivados do recipiente. Além disso, existem em vários estilos, motivando-te a andar sempre acompanhado de uma. Encontra um modelo adequado à tua personalidade no OLX.

Aço inoxidável

As garrafas de aço inoxidável são uma excelente alternativa ao uso de plástico. São resistentes e, por isso, mais duradouras, embora possam ficar marcadas caso caiam. Por serem leves, são práticas para o dia a dia. No entanto, tem especial atenção para o facto de aquecerem rapidamente.

Alumínio

As garrafas de alumínio são extremamente leves. Contudo, a sua falta de resistência, pode fazer com que se amassem facilmente. Alguns modelos podem possuir um revestimento interno, cujo material pode conter BPA. Por isso, fica atento na hora de comprar garrafas reutilizáveis deste género.

7 dicas para dizeres não ao plástico de utilização única

Plástico (sem BPA) reciclável

Apesar de serem feitas de plástico, estas garrafas reutilizáveis e recicláveis não contém a substância química BPA, que pode provocar alterações hormonais. As garrafas que contêm BPA, quando cheias de água quente, libertam este composto até 55 vezes mais rápido do que o normal. Por isso, deves sempre verificar que a garrafa não tem este componente com o selo “BPA-free”.

Independentemente do material de que é feita a tua garrafa reutilizável, existem algumas dicas a ter em conta na seleção e uso. Em primeiro lugar, segue sempre as especificações de uso do fabricante: alguns modelos são feitos apenas para bebidas frias, outros para bebidas quentes.

O uso incorreto pode condicionar o tempo de vida útil da tua garrafa. Quando a tua garrafa reutilizável apresenta danos visíveis, avalia se são apenas externos. Caso contrário, deves trocar por outra e descartar essa da forma adequada ao seu tipo de material. 

Se já tens a tua garrafa reutilizável, há vários outros passos que podes tomar para cortar no plástico.

9 dicas para reduzir o consumo de plástico na tua vida

Trocar as garrafas descartáveis por outras reutilizáveis é um bom início, mas se queres levar o teu contributo ao próximo nível, segue estas 9 dicas.

  1. Elimina de vez os plásticos de uso único: Para além das garrafas reutilizáveis, abandona todos os plásticos de uso único. Copos, talheres e palhinhas, devem desaparecer. É imperativo trocar, já que para muitas destes utensílios existem alternativas de alumínio e reutilizáveis.
  2. Cria o hábito de levar sempre contigo o saco para as compras: Mesmo com os supermercados a optar por sacos de plástico reciclado, não deixam de ser plástico que podes perfeitamente evitar. Leva os teus sacos reutilizáveis, com preferência para os sacos de tecido, malha ou vime.
  3. Opta pelos alimentos a granel e reduz os embalados: Escolher alimentos a granel é dizer não a bandejas de poliestireno, garrafas PET, embalagens de plástico e muito mais, que vemos a inundar os supermercados e, em seguida, as nossas casas. Com certeza já pensaste que estavas perante uma embalagem enorme, para um produto tão pequeno, certo? Então está aqui a tua hipótese de fazeres a diferença, mostrando que isso não é mais uma opção.
  4. Prefere os recipientes de vidro ou aço: Se te fazes acompanhar de marmita para o almoço diariamente, podes optar por recipientes de vidro ou aço inoxidável. Para além de reduzires a necessidade de várias taças de plástico em casa, também estás a fazer a escolha certa para a tua saúde, já que os recipientes de plástico constantemente aquecidos podem libertar substâncias nocivas.
  5. Leva o conceito para as tarefas simples como estender a roupa: Não há necessidade de ter molas de plástico, quando podes usar molas de madeira para estender a roupa. Esta é uma das ações menores, fáceis de incutir e com grande impacto no planeta.
  6. Sê consistente na reciclagem: Nem sempre reciclamos da forma correta, seja porque nos distraímos ou simplesmente porque acreditamos que determinado produto deve ser descartado no ecoponto X ou Y. Neste sentido, é importante não desvalorizar a importância da reciclagem e estar atento às recomendações do descarte de cada produto.
  7. Sensibiliza os teus amigos e a tua família: Ser amigo do planeta não tem de ser uma decisão solitária. Conversa com quem está ao teu redor e serve-lhes de exemplo, para que percebam que as suas ações também contam para o bem de todos e, em geral, do planeta.
  8. Oferece garrafas reutilizáveis: Se tens consciência do impacto negativo das garrafas de plástico no planeta e tens amigos à tua volta que têm sempre aquela desculpa do “tenho de arranjar uma garrafa reutilizável” ou “eu até queria uma, mas ainda não consegui comprar”, então aproveita para lhes oferecer uma garrafa reutilizável de presente, e aniquilar qualquer desculpa para dar o passo.
  9. Se usares, reutiliza: Nem sempre é possível encontrar alternativas viáveis ao plástico. Se tiveres mesmo de comprar uma garrafa de plástico ou algo que tenha uma embalagem deste material, não dramatizes e passa ao plano B: a reutilização.

Sabes como ser mais sustentável? Conhece os 5 R’s!

No OLX podes vender os teus produtos antigos de plástico, que se encontrem em bom estado e com potencial para serem reutilizados para outros fins. Além disso, podes encontrar garrafas reutilizáveis, de acordo com o teu estilo e necessidade. Está na hora de fazermos a mudança. Aceitas o convite?


Próximas leituras:

Como reutilizar garrafas de plástico
Sabias que podes proteger o ambiente e, ao mesmo tempo, desenvolver a …
10 iniciativas simples para combater as alterações climáticas
Descobre 10 iniciativas e hábitos que podes implementar facilmente no teu dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *