Gostavas de dar às tuas paredes interiores uma aparência intemporal?  Podes conseguir isso com as paredes secas.  O drywall é simplesmente a construção de uma parede sem o uso de gesso ou argamassa.  Muitas vezes inclui polpa de madeira, madeira compensada, placa de cimento-amianto e gesso comprimido juntamente com adesivo para formar uma variedade de efeitos de superfície.

 Adicionar uma textura de parede única a uma parede ou sala com gesso pode trazer uma personalidade à tua casa que a pintura simplesmente não pode.  Adicionar textura de drywall à tua parede pode até ajudar-te a esconder erros arquitetônicos.  Por outras palavras, economizas em reparos dispendiosos;  por exemplo, no caso de um teto ou parede irregular, ajuda a disfarçar com um padrão texturizado atraente.

Se achas que a texturização de drywall é muito desafiadora, pensa outra vez!  Embora precises de algum grau de prática e habilidade para texturizar uma sala, neste artigo, falaremos sobre algumas texturas de drywall que não são tão difíceis quanto pensas. Por isso, vê o site da OLX para tudo o que precisas para texturizar a tua parede.  Enquanto pensas nisso, vamos falar sobre como as texturas de drywall são frequentemente aplicadas.

Como aplicar uma camada de drywall?

A textura de drywall é uma fina camada de gesso, também conhecida como argamassa, que dá à parede um acabamento extra suave.  Traz uma personalidade à tua casa que uma escolha de cor simplesmente não pode.  A texturização pode até ajudar a ocultar erros arquitetônicos e evitar gastos excessivos em reparos, permitindo que uma parede ou teto irregular se desvaneça num padrão texturizado atraente.  Essencialmente, existem três métodos principais de aplicação de revestimentos de drywall.  Vamos vê-los mais abaixo.

●       Spray

A pulverização de textura é uma das maneiras mais eficazes de aplicar drywall numa parede.  Se queres uma textura de drywall com acabamento em spray, podes alugar facilmente um pulverizador numa loja de materiais de construção, por exemplo.  No entanto, tem em conta que precisas de usar um pulverizador de textura especializado, pois um pulverizador de tinta comum não vai funcionar.

●       Espátula de gesso

Outro método de aplicação de revestimento de drywall é com uma espátula de gesso.  Uma faca ajuda a suavizar o composto de gesso para revestimento desnatado.  Também podes usá-la para aplicar a mistura na superfície.  A desvantagem desta ferramenta é que o método de aplicação é bastante trabalhoso e lento.

●       Rolo

O uso de rolos é uma maneira popular de cobrir e enquadrar uma parede com gesso.  Também podes usar rolos de pintura para rolar compostos de argamassa na superfície da parede.  O gesso aplica-se rapidamente com rolos e a limpeza é fácil.

Texturas comuns de drywall que tens de conhecer

No design de casas modernas, há uma enorme variedade de texturas de drywall que podes usar.  Por esse motivo, fazer uma escolha pode ser um pouco assustador.  No entanto, forneceremos uma visão geral de cada textura de drywall para que possas tomar uma decisão informada quando chegar a hora.

1.      Pipoca

Pipoca
Pinterest

A textura de pipoca, também conhecida como textura acústica de parede se a, é uma das melhores texturas para ocultar defeitos.  A textura da pipoca é misturada com água para expandir pequenas lascas de poliestireno, fazendo com que a parede pareça uma pipoca ou queijo.  Também podes adicionar isopor se quiseres criar essa aparência inchada.

2.     Casca de laranja

Casca de laranja
Pinterest

A textura de casca de laranja parece uma casca cítrica como o nome indica.  A textura de casca de laranja apresenta um monte suave e covinhas.  A textura é obtida pulverizando uma combinação de água e gesso na superfície e passando a mistura com um rolo.

3.     Acabamento de pinceladas

Acabamento de pinceladas
Pinterest

O acabamento de pincelada é um tipo de textura que usa o mesmo composto de drywall que foi diluído com água para uma consistência passível de pintura.  O composto precisa de ser fino o suficiente para ser espalhado com um rolo, mas rígido o suficiente para ficar na parede para criar o acabamento de pincelada.

4.     Remoinho de Lama

A textura do remoinho de lama é frequentemente usada em tetos, mas ocasionalmente podes vê-la nas paredes de alguns prédios de apartamentos.  Como o próprio nome indica, deixa um padrão de semicírculo nas paredes.  O padrão se move como uma coleção de círculos sobrepostos até que os círculos terminem na outra extremidade da parede.

5.     Pente

Pente
Pinterest

A textura de pente é uma das técnicas de texturização mais simplistas produzidas usando técnicas que criam linhas de várias formas e larguras.  A textura de pente requer um composto de drywall, espátula de  gesso com dentes espaçados uniformemente e um rolo.  A textura de pente é frequentemente usada para produzir uma série repetida de padrões de arco-íris na parede.

6.     Acabamento veneziano

Acabamento veneziano
iStock

O acabamento veneziano traz uma aparência de pedras naturais para tetos e paredes monótonos.  Imita o efeito tridimensional multi-tonal da pedra natural sem a necessidade de instalar lajes pesadas de calcário ou mármore real.

Quais são os níveis de acabamento de drywall?

Outra coisa que deves saber sobre o acabamento de drywall é que eles vêm em diferentes níveis.  O produto final do acabamento depende do nível do acabamento.  Existem seis diferentes níveis de acabamento de textura, sendo eles:

●       Nível o

No nível o, isto significa que nenhum tipo de acabamento foi feito.  O gesso está seco ao teto ou à parede neste nível.

●       Nível 1

No nível 1, a fita de parede seca foi incorporada no composto.  Para além disto, nada mais foi feito a este nível.

●       Nível 2

No nível 2, terias de usar o composto de gesso levemente para cobrir a fita.  Se, mais tarde, fores instalar uma parede de azulejos, o nível 2 é o nível ideal para parar.

●       Nível 3

No nível 3, uma camada de composto deve ser aplicada aos parafusos e à fita.  A parede também receberá uma textura pesada, como a textura veneziana, que pode terminar neste nível.

●       Nível 4

No nível 4, aplica-se outra camada de composto  nos parafusos e fita, e o composto seco é lixado.  O nível 3 também é conhecido como o acabamento clássico de parede seca.  Normalmente, esse nível é usado quando uma superfície de parede é coberta ou pintada com papel de parede.

●        Nível 5

No nível 5, o que é o mais alto nível possível de parede seca e envolve a aplicação de uma camada leve, quando aplicável.

Conclusão

Em resumo, a textura de parede é um toque perfeito para adicionar a várias áreas da tua casa.  Cada centímetro quadrado dele faz muita diferença.  Mais importante ainda, as texturas de parede seca são bastante económicas.  Se quiseres fazer por ti mesmo, procura as melhores ofertas em matérias-primas e equipamentos de argamassa clica aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.