Existem vários tipos que podes escolher quando se trata de opções de telhados. Os telhados planos tendem a destacar-se muito. Como o nome indica, os telhados planos são um tipo de telhado com uma inclinação quase nivelada para permitir que a precipitação escorra. Embora os telhados planos sejam bastante flexíveis, são a escolha certa para o teu edifício?

Os telhados planos têm várias vantagens, nomeadamente sendo a melhor escolha para edifícios específicos, como grandes edifícios com atividades regulares no telhado. Além disso, os telhados planos são mais leves e geralmente menos dispendiosos para instalar e manter. Tem em conta que os telhados planos são bastante diferentes dos telhados mais decorativos inclinados em pequenos edifícios e casas.

Se decidires usar um telhado plano no teu edifício, ou quiseres substituir um telhado antigo por um telhado plano, podes comprar tudo o que precisas no site da OLX por um preço que não vais conseguir resistir. Então, vamos rever as categorias mais comuns de telhados planos disponíveis para fazer a melhor escolha que é ideal para ti.

Tipos comuns de telhado plano que deves saber

Embora o conceito de um telhado plano seja bastante simples, existem alguns tipos diferentes. Conhecer as poucas diferenças entre os vários tipos de telhados planos vai ajudar-te a entender melhor qual deves escolher e como mantê-lo.

1. Telhado plano de membrana termo plástico

Telhado plano de membrana termo plástico
Pinterest

O primeiro da nossa lista é este tipo predominante de telhado plano, o telhado termoplástico da membrana plana. O telhado plano da membrana termoplástico é distinto porque tem uma camada única de material fixado ao telhado com placas e parafusos. Tipicamente, um telhado plano de membrana termoplástico é cinza ou branco, mas também pode vir em outras cores. Também é tem uma tolerância a alta temperatura e uma melhor durabilidade. Os dois tipos de cobertura plana de membrana termoplástico mais comuns são olefina termoplástico (TPO) e cloreto de polivinil (PVC).

2. Telhado plano de membrana de borracha

Telhado plano de membrana de borracha
Pinterest

Este telhado plano é feito com uma membrana única feita com borracha. A borracha está ancorada com um fecho ou colada. O telhado plano de membrana de borracha ou a cobertura EPDM são muitas vezes considerados uma opção de tejadilho mais barata para instalar e reparar. Apesar de ser uma opção acessível, é durável, com duração de cerca de 25 a 30 anos. O telhado plano de membrana de borracha vem em cor branca ou preta. Assim, se vives num clima frio, é recomendado ir para as opções brancas, uma vez que o material de cobertura preto pode absorver o calor, o que exigirá que gastes mais em custos de arrefecimento.

3. Telhado plano betume modificado

O telhado plano betume é outra folha de telhado plana popular baseada em asfalto. Uma folha de telhado plana betume parece o BUR na aparência e textura. Esta opção de cobertura é frequentemente instalada em cinco camadas começando com o isolamento. Segue-se a folha de base modificada, seguida da membrana betume modificada, adesiva e uma     camada de superfície.

No entanto, a instalação do telhado de betume plano é de mão-de-obra intensiva e um processo longo. Inclui esfregação quente, material de auto aderente ou prensagem fria para o telhado. Uma coisa boa é que os telhados de betume modificado podem durar até 20 anos e são super fáceis de reparar. 

4. Telhado plano pulverizado

Telhado plano pulverizado
Pinterest

Como o nome indica, um telhado plano pulverizado é uma opção de telhado onde uma camada base de espuma de poliuretano de alta densidade é pulverizada diretamente no topo com um pulverizador ou uma varinha. Para instalar este tipo de telhado plano, terás que aplicar uma camada à prova de água elastómera primeiro. Todo o processo de instalação é rápido e sem emenda. E muitas vezes tem um acabamento cinzento ou branco.

No entanto, um telhado plano pulverizado é bastante caro por uma boa razão. Um telhado pulverizado está em conformidade com qualquer forma do telhado e oferece um acabamento impermeável uma vez que não tem costuras. Se instalado corretamente, um telhado pulverizado pode durar até 40 anos.

5. Telhado plano metálico 

Telhado plano metálico
Pinterest

Outra opção popular para telhados planos é este telhado de metal plano. Tipicamente, um telhado de metal plano é feito com alumínio porque é maleável. No entanto, também podem vir em outros tipos de material, tais como estanho, zinco, cobre ou aço. Ao instalar um telhado de metal plano, as grandes chapas metálicas são frequentemente aderentes à superfície do telhado utilizando parafusos ou outros fechos. Um telhado de metal é ideal para climas secos e quentes e pode durar até 35 anos. Embora não haja muita drenagem num telhado plano, pode correr o risco de problemas de corrosão.

6.  Sistema de telhado plano verde

Sistema de telhado plano verde
Pinterest

Se estás à procura de uma opção ecológica, o sistema de telhado plano verde foi feito para ti. O sistema de telhado verde é feito de plantas vivas, tornando-as únicas e um acabamento esteticamente agradável com uma fatura de energia mais baixa. Um sistema de telhado verde também ajuda a absorver os poluentes atmosféricos. Primeiro, para instalar um sistema de telhado verde, certifica-te de que tens um arremesso de pelo menos 6,5 mm por 30 cm. Além disso, o telhado deve ter material de base de plástico ou borracha para servir de isolamento abaixo do teu telhado verde. Uma vez que a sua parte superior seja sólida para acomodar plantas vivas, podes começar a plantar com bandejas de plantação diretamente no topo do material de cobertura. Plantas populares que podes usar num sistema de telhados verdes incluem plantas suculentas e outras plantas curtas.

7. Telhado plano de concreto

Telhado plano de concreto
Pinterest

Finalmente, temos o telhado de concreto, que consiste em algumas camadas diferentes. Primeiro, uma camada de credo é colocada sobre uma placa de concreto antes de colocar uma barreira de vapor. O que vem a seguir é uma camada de isolamento coberta por uma película de polietileno. Após aplicado, é colocado material de cobertura de betão auto-compactado. O sistema de cobertura de betão é uma opção de confiança, conhecida por suportar as condições climáticas mais adversas, e requer uma manutenção relativamente fácil. Em condições ideais, telhados de betão podem durar até 50 anos.

Conclusão

Estas opções de cobertura plana que revimos neste artigo não são os únicos tipos de sistemas de cobertura plana que podes escolher. Mas são os mais comuns que podes encontrar, e são comuns por boas razões. Mas não importa o tipo de telhado plano que decides usar, é essencial obtê-lo de uma fonte confiável. Para estar no lado mais seguro, deves obter os melhores materiais de telhado plano no site OLX. Lá vais obter produtos de qualidade a preços acessíveis de certeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.