Depende de todos evitar que o Natal se transforme num período de elevado consumo e desperdício de recursos. Na verdade, podes viver um Natal mais sustentável e igualmente mágico, sem impactar de forma tão negativa o ambiente.

Como? Através de formas tão simples como a reutilização da decoração, uma melhor escolha da árvore de natal ou a melhor gestão das refeições nos dias de festa – tudo isto contribui para a redução da pegada humana durante esta época.

Dá uma oportunidade a todas as dicas que o OLX tem para te dar e torna o teu Natal mais sustentável.

Dicas para um Natal sustentável

Deslocações

Comecemos pelas semanas que antecedem o natal. Os preparativos também têm a sua pegada ecológica, sobretudo quando falamos de deslocações.

Entre idas às compras e visitas a familiares, são muitos os litros de combustível consumidos. Em tempos de Covid-19, deixamos-te uma sugestão mais segura e amiga do ambiente: compra sem sair de casa, no OLX

Árvore de Natal

A árvore de natal é o must have de qualquer decoração natalícia. Entre pinheiros naturais e artificiais, e árvores feitas de objetos reciclados ou que já não usas, são várias as opções de escolha para a tua árvore de natal.

  • Pinheiro natural: Escolhe um que tenha raiz – com um espaço definido para o replantar depois – ou opta por árvores vendidas com autorização (bombeiros, serviços municipais), que, por defeito, garantem a sustentabilidade do corte.
  • Pinheiro artificial: Embora seja, na maioria das vezes, feito de plástico, o pinheiro artificial pode ser uma opção sustentável na medida em que é reciclável durante vários anos.
  • Árvore artesanal: Faz a tua própria árvore, utilizando ramos provenientes de podas ou com materiais reutilizados que tenhas por casa. Podes utilizar rolhas de cortiça ou até o cartão dos rolos de papel higiénico para fazer a árvore mais cool.

No OLX podes encontrar dezenas de árvores de Natal a um preço acessível

Presentes de Natal

Também na compra dos presentes de natal o desperdício pode ser diminuído. Vemo-nos, muitas vezes, obrigados a arranjar uma panóplia de prendas para oferecer num curto espaço de tempo. O resultado? Acabamos por oferecer coisas que não vão de encontro aos gostos das pessoas, e que acabam por ficar esquecidos numa prateleira.

Aconselha-te com pessoas próximas do amigo ou familiar a quem pretendes oferecer um presente e, em caso de dúvida, podes sempre optar por lhe dar um cartão-presente numa loja ou fazer um donativo em nome dele (o apadrinhamento de um animal selvagem ou lembranças ligadas a causas sociais podem ser uma solução).

Para ofereceres um presente sustentável, prefere produtos de origem nacional, feitos em casa, com o selo ecofriendly ou claro, em 2ª mão.

Desportista ou gamer? Presentes de Natal para todos

Decorações DIY

Para além de ser divertido, fazeres os teus próprios enfeites de Natal 100% originais e personalizados é uma forma eficaz de tornar o teu Natal mais sustentável e amigo do ambiente. Aproveita para juntar os teus amigos ou a tua família nesta tarefa e desfrutem de uma tarde ou de uma noite de convívio natalício.

Se tempo é coisa que não te sobra ou se simplesmente não te achas dotado nas artes plásticas, opta por fazer boas opções na hora das compras. Escolhe enfeites que saibas que vais usar durante vários anos e evita peças de decoração muito compostas em termos de materiais – tudo o que envolva vários materiais torna-se difícil de reciclar (papel com brilho, tão comum nesta época natalícia, por exemplo, não pode ser reciclado).

Se tencionas ir mais além na proteção do planeta, opta por usar materiais reciclados na confeção dos teus artigos decorativos e por reutilizar as decorações dos anos anteriores. Caso pretendas acrescentar alguns acessórios à decoração deste ano compra artigos usados.

Decoração de Natal: recebe a altura mais mágica do ano em casa

Luzes mais verdes

É difícil imaginarmos o Natal sem as tradicionais luzes decorativas. Estas fazem, habitualmente, parte da decoração da árvore e de algumas divisões da casa. Contudo, por serem frágeis e de preço acessível acabam, frequentemente, por ser substituídas.

Neste Natal, opta por reutilizar a iluminação dos anos anteriores, por comprar modelos com maior eficiência energética e por apagar as luzes durante noite. Não só ajudarás o planeta como ainda poupas uns trocos. Se não tens nenhumas em casa, opta por comprar as versões LED. Para além de apresentarem um menor consumo de energia, são mais duradouras.

Cozinha racional

Com a vontade de impressionar e a responsabilidade de garantir que os nossos familiares têm a melhor refeição de sempre, muitas vezes acabamos por comprar e cozinhar alimentos em quantidades exageradas. Para que, este ano, isso não aconteça fica atento a estas dicas:

  • Faz uma lista de compras com o que é realmente necessário;
  • Evita o consumo de produtos demasiado embalados;
  • Confeciona as tuas próprias sobremesas;
  • Privilegia os produtos locais/regionais;
  • Adapta receitas tradicionais para opções mais saudáveis e sustentáveis.

Cuidado com os fritos

Se os fritos de Natal não podem faltar na tua ceia, é essencial que tenhas em atenção um ponto muito importante – o descarte do óleo usado. Este, não deve ir (de forma alguma) para o lavatório.

Reserva-o e no final das festas descarta-o nos pontos de recolha adequados.

7 erros mais comuns na hora de reciclar

Trata bem dos teus resíduos

Para além dos resíduos alimentares, que podem ser facilmente compostados, são muitas as embalagens, papéis de embrulho, garrafas de vidro, pilhas ou óleo alimentar aos quais temos de dar destino. É importante separá-los e reciclá-los de forma correta.

Guarda os papéis de embrulho, laços e caixas para reutilizar noutras épocas festivas, já que a maioria é composta por partes plásticas que os torna não recicláveis.

Embrulhos

Idealmente, os embrulhos a usar deveriam ser reutilizados de outros anos ou ocasiões. Pela sua constituição não são recicláveis, pelo que adquirir um novo rolo não é de todo sustentável. Se não tens nada disso em casa, opta por adquirir papel de embrulho e sacos de material reciclado.

Uma outra opção bem gira e original é embrulhar as tuas prendas de natal utilizando páginas de jornais e de revistas antigas. É uma boa ideia, certo?

O Natal é, inevitavelmente, um período do ano de elevado consumo e desperdício de recursos. Porém, são várias as estratégias que podes adotar de forma a reduzir o impacto negativo desta quadra festiva no planeta. Põe em prática as dicas do OLX e começa já a preparar um natal mais sustentável.


Próximas leituras:

Carrinhas usadas que podes comprar por menos de 10.000€
Se o teu orçamento tem o teto máximo de 10.000€, mostramos-te 4 …
Arrumação da casa de banho: 8 dicas para ganhar espaço
Tens dificuldade em manter a arrumação da casa de banho? Trazemos-te 8 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *