Temos várias ideias de trabalhos manuais para partilhar contigo. Descobre 7 diferentes tipos de atividades para fazer em família.
17 Fev 2021 — 6 min leitura
Fazer trabalhos manuais em família promove o desenvolvimento e estimulação dos mais pequenos. Estas atividades são uma boa alternativa para entreter e divertir as crianças, sem as deixar entregues à televisão ou tablet.
Estes são os benefícios para as crianças, relacionados com os trabalhos manuais:
Estimulação das capacidades psicomotoras;
Desenvolvimento da concentração, criatividade e imaginação;
Aumento da perseverança e determinação;
Promoção as relações pessoais, quando realizados em grupo;
Inventivo do pensamento lógico, observação, análise e interpretação;
Promoção da expressão comunicativa por meios não verbais.
Entre leituras, cozinhados, brincadeiras espontâneas, o que não faltam são ideias de trabalhos manuais, algumas delas, reaproveitando materiais que já existem em casa.
Trazemos-te 7 ideias de “Do it yourself” para fazerem em família.
7 ideias de trabalhos manuais para iniciar já hoje
1# Roupa personalizada e a condizer
Vamos começar por criar uma roupa para pôr toda a família a condizer? Tudo o que precisas é de uma t-shirt para cada elemento da família, sem qualquer imagem estampada. Prepara também as tintas para tecido e começa a trabalhar.
Estende um plástico sobre a mesa, antes de começares o trabalho, para protegeres toda a área de eventuais fugas de tinta. Depois, dispõe as t-shirts na mesa e começa a pintar a gosto. Podem pintar formas geométricas, fazer desenhos, pintar as próprias mãos e fazer delas um carimbo no tecido.
No final, ficam todos a condizer e prontos para uma sessão fotográfica em família.
2# Renovem a decoração da casa com quadros personalizados
Este tipo de trabalhos manuais pode servir para renovar a decoração da vossa casa, substituindo os quadros antigos por novos, mais personalizados e únicos.
Antes demais, dá uma voltinha perto de casa para apanhares algumas folhas ou flores caídas. Limpa-as bem e deixa-as secar, caso estejam húmidas.
Prepara a tua mesa de trabalho, colocando à disposição cartolina ou algum papel um pouco grosso. Escolhe pelo menos um pincel e uma cor de tinta.
Pinta as folhas, pétalas ou flores que apanhaste anteriormente e, em jeito de carimbo, pressiona contra a tua folha. Retira com cuidado e deixa a secar.
Podes repetir o processo as vezes que quiseres e nos mais variados tamanhos.
Depois de seco, coloca uma moldura e escolhe um lugar para expores na tua casa!
Gostavas de colocar algo novo e divertido na cabeceira da tua cama? Que tal uma grinalda personalizada, feita por ti mesmo? É possível com apenas massa de modelar, um rolo e algumas tintas.
Mãos à obra:
Primeiro convém imaginares como gostarias que a tua grinalda fosse. Talvez com folhas, círculos, estrelas ou animais.
Começa por amassar a massa de modelar e depois estica-a, com a ajuda de um rolo, como se de biscoitos se tratasse.
Faz os formatos das peças que decidiste que a tua grinalda ia ter. Se tiveres moldes de corte de plasticina, podem ser muito úteis. Ao terminares, não te esqueças de fazer um pequeno furo no topo, ao centro. Cuidado: se fizeres muito na ponta, pode partir-se.
Deixa a massa secar bem. Algumas massas secam no forno, outras ao natural, ao fim de algumas horas. Verifica nas instruções do tipo de massa que estás a usar.
Depois de bem secas, pinta as tuas peças ao teu gosto e volta a deixar secar bem.
Por fim, coloca o fio unindo as peças, fazendo sempre um nó entre cada uma delas, para que não deslizem e se juntem todas no mesmo lugar. Em alternativa, podes prendê-las a um galho e pendurá-lo na parede, com a ajuda de um frio.
Escolhe o local onde pendurar e admira a tua obra de arte.
Há trabalhos manuais que nos remetem para a infância. Lembras-te de jogar ao Jogo do Galo? Vamos agora ensinar as crianças, além de jogar, a criar um Jogo do Galo personalizado, que podem levar com eles para qualquer lugar!
Materiais necessários:
10 pedras;
Tintas;
Pincéis;
Saco de tecido, ráfia ou outro material;
Fita cola colorida.
Mãos à obra:
Esta atividade é simples e divertida para fazer em família. Apanhem dez pedrinhas, limpem-nas e pintem 5 de uma cor ou desenho e, as restantes, de outra cor ou outro desenho.
Enquanto as pedras secam, peguem no vosso saco (que não deve ser muito grande) e marquem, com a fita-cola colorida, a divisão das casas do Jogo do Galo.
Quando não estiverem a jogar, guardem as pedras dentro do próprio saco. Quando for para jogar, o saco será o vosso tabuleiro. Perfeito para brincar em casa.
O arco-íris tornou-se um símbolo de esperança, sinónimo de que tudo ficará bem. Então surge este trabalho manual para entreter miúdos e graúdos, levando um arco-íris para dentro das nossas casas. No final deste trabalho vais poder colocar canetas ou flores.
Acreditas no potencial dos rolos de papel higiénico para realizar trabalhos manuais variados? Aqui vamos construir uma minicidade ou, quem sabe, uma cidade inteira!
Começa por cortar os rolos de papel higiénico em diferentes tamanhos. Alguns podes até unir com fita cola, para ficarem mais altos – faz um arranha-céus!
Pinta os rolos, como se fossem fachadas de diferentes edifícios. Desenha portas e janelas;
Podes abrir algumas portas e janelas, cortando com um x-ato;
Usa o cartão da caixa de lenços de papel para criar os telhados. Corta-os em diferentes tamanhos e dobra-os ao meio;
Decora os telhados a teu gosto e, se quiseres, podes acrescentar-lhes chaminés;
Dá asas à tua criatividade, consoante o espaço que tens disponível, para criares a tua cidade!
Dobra a cartolina verde de forma a ficares com oito pedaços vincados.
Repete a etapa anterior, agora com a cartolina amarela.
Corta nas linhas dos pedaços de cartolina verde e amarelos, de forma a que fiques, no final, com oito tiras de papel de cada cor.
Une as pontas de cada tira verde e agrafa. Vais ficar com oito círculos verdes.
Faz o mesmo com as tiras amarelas, passando pelos círculos verdes e agrafando. Vais ficar com oito círculos amarelos, passando nos verdes.
Corta um triângulo grande de cartolina verde e cola numa das extremidades, para teres a cabeça da cobra.
Cola os olhos no triângulo anterior. Se não tiveres, podes desenhá-los.
Arredonda as pontas do triângulo e cola o balão de água vermelho na ponta deste, para teres a língua. Se não tiveres um balão, podes fazer a língua com cartolina vermelha ou simplesmente com uma folha branca, pintada de vermelho.
Corta um novo triângulo a verde, bem mais pequeno que a cabeça, e cola na outra extremidade, para assim teres o rabo da cobra.
Na parte de baixo da cabeça da tua cobra, podes prender o fio de pesca ou outro tipo de fio, com ajuda de cola ou fita cola. Dessa forma, poderás puxar a tua cobra para todo o lado!
Incentiva as crianças aí de casa a realizar diferentes atividades. No OLX encontras material de todo o tipo para a realização de trabalhos manuais simples, criativos e originais. Promove o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças através destes momentos de diversão em família!
Deixe uma resposta