1. Bolonhesa com Nozes e Lentilhas

2. Salada de Batata Doce Assada 

3. Massa caponata

1# Bolonhesa com Nozes e Lentilhas

Bolonhesa com Nozes e Lentilhas
https://themodernproper.com/

Esta receita vegan de nozes e lentilhas à bolonhesa tem um sabor ousado, é maravilhosamente saborosa e incrivelmente fácil, e vai levar os teus objetivos de teres uma alimentação à base de plantas a novas alturas.

Para produzir um saboroso molho vegan à bolonhesa que também é rico em nutrientes, combina lentilhas e nozes. Esta receita é um molho vegan saudável, saboroso, rico, rápido, fácil e uma deliciosa alternativa a este prato favorito.

Preparação:

8 DOSES

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 30 MINUTOS

TEMPO DE COZINHA: 55 MINUTOS

364 CALORIAS

Ingredientes

2 colher de sopa de azeite extra-virgem extra-virgem

1 caneca de cenoura, ralada

1 caneca de aipo, picada

1 caneca de cebola amarela, picada

6 dentes de alho picados

1 caneca de nozes, crua e cortada

1 caneca de lentilhas, lavadas, castanhas ou verdes

4 canecas de caldo ou caldo feito de vegetais

1 frasco de molho de marinara (24 oz.)

1 chávena de vinho tinto (Pinot Noir, por exemplo)

2 colheres de sopa de alho em pó

2 colheres de chá de tempero (italiano)

2 colheres de chá de pimenta preta

1 colher de chá de sal, mais sal adicional a gosto

1 quilo de pappardelle ou tagliatelle (cozinhado) para servir

Para servir, queijo parmesão fresco ralado ou queijo parmesão vegetariano (opcional)

.

Preparação:

Preparação:
https://fishernuts.com/

i) Numa caçarola grande ou nua panela, aquece o óleo em lume médio. Acrescenta as cenouras, o aipo e as cebolas ao óleo a ferver até cozer, cerca de 6 minutos. Cozinha por mais um minuto, ou até que o alho esteja aromático.

ii) Mexe as nozes e as lentilhas até que tudo esteja bem combinado. Mistura o caldo, molho marinara, vinho, alho em pó, tempero italiano, pimenta e sal numa grande tigela de mistura. Aumenta o calor e ferve, mexendo para incorporar mais uma vez. Reduz o calor para baixo, mexendo periodicamente, durante cerca de 35 minutos, ou até o molho engrossar e as lentilhas estarem cozinhadas conforme a tua preferência.

iii) Mistura 2 chávenas do molho até ficar quase líquido num liquidificador ou processador de alimentos. Mete o molho misturado à panela e mistura tudo junto. Prova e tempera com sal extra, se necessário.

Serve a bolonhesa com a tua massa favorita e um pouco de queijo parmesão, se preferires.

2# Salada de Batata Doce Assada

Salada de Batata Doce Assada
https://themodernproper.com/

Neste prato de salada de batata-doce com um sabor maravilhoso, uma montanha robusta de batata-doce assada, abacate, feijão-preto e couve crua é misturada num molho cremoso de lima-caju-coentros.

Esta é uma salada vegan saborosa que te vai manter cheio durante horas. A bomba de saúde de uma salada vegan é um autocuidado numa tigela, com batatas doces assadas ricas, couve crua dentada, um pouco de lima, uma pitada de jalapeno, e montes de abacate cremoso misturado no molho de salada de batata-doce e cortado em cubos na salada. 

Vais sentir-te cheio e satisfeito durante horas graças a muitas proteínas (de feijão-preto na salada e caju no molho) e gorduras saudáveis (de abacate, azeite e nozes). 

As belas batatas doces assadas merecem os seus próprios holofotes porque são uma iguaria tão mágica. 

Preparação e Ingredientes:

Preparação e Ingredientes:
https://themodernproper.com/

6 PORÇÕES

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 5 MINUTOS

TEMPO DE COZINHA: 30 MINUTOS

359 CALORIAS

Para a Salada

3 batatas doces cozidas a vapor (cerca de 1 quilo)

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

Tempero de taco (2 colheres de sopa)

2 couves, hastes removidas, rasgadas em pedaços 6 chávenas)

Meia chávena de folhas de coentro

3 cebolas verdes finamente cortadas

1 lata de feijão-preto

1 abacate grande fatiado

Para o molho

Meia chávena de coentros

3 dentes de alho

Sumo de lima, 3 colheres de sopa

1/2 colher de chá de sal

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

Meia taça de caju

3/4 chávena de líquido

1/2 jalapeno, descascado 

1/2 abacate

Como cozinhar

i) Pré-aquece o forno a 200ºC.

ii) As batatas doces devem ser cortadas em cubos. Mistura a batata-doce com o azeite e o tempero de taco numa grande tigela. Coloca numa assadeira, tendo o cuidado de não as encher. Coze durante 30 minutos na grelha central do forno, virando as batatas-doces a meio. (Cozinha por mais 5 minutos se as batatas doces não estiverem tenras).

ii) Mistura todos os ingredientes de molho num liquidificador de alta potência. O molho vegan de coentros e limão deve render aproximadamente 14 chávenas.* Adiciona um pouco mais de sumo de lima para um molho mais fino.

Mistura a couve, o coentro, a cebolinha verde, o feijão-preto, a batata-doce assada e o abacate com a quantidade desejada de molho para uma tigela. 

Bom apetite!

3# Massa Caponata

Massa Caponata
https://www.bbcgoodfood.com/

Experimenta a nossa massa caponata vegetariana fácil em apenas 20 minutos. É simples de fazer, e cobre três das tuas cinco por dia numa deliciosa refeição.

4 PORÇÕES

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 2 mins

TEMPO DE COZINHA: 18 Mins

542 CALORIAS

Ingredientes: 

4 colheres de sopa de azeite extravirgem (ou usa o azeite do teu vegetal grelhado, vê em baixo)

1 grande cebola grosseiramente picada

4 dentes de alho picados

250g de legumes mediterrânicos grelhados a carvão (de preferência pimentos e beringelas) de um frasco, panela ou charcutaria, escorridos se em óleo (podes usar este óleo em vez de azeite) e grosseiramente picados

400g de tomates picados numa lata

1 colher de sopa de alcaparras

2 colheres de sopa de passas de uva

350g de rigatoni, penne, ou outro tipo de massa

Massa Caponata
Ingredientes: 
https://food52.com/

Procedimento

i) Numa frigideira grande, aquece o óleo e salteia a cebola durante 8-10 minutos, ou até começar a caramelizar (ou mais tempo se conseguires – quanto mais doce, melhor). Durante os últimos 2 minutos de cozedura, adiciona o alho.

 ii) Mistura os legumes, tomates, alcaparras e passas numa grande tigela de mistura. Tempera a gosto e cozinha durante 10 minutos, descoberto, ou até teres um molho grosso.

iii) Entretanto, põe a chaleira a ferver. Mete a água numa grande panela com uma pitada de sal e aquece novamente a fervura. Cozinha até que a massa esteja mole, depois escorre, guardando parte da água da massa. Junta a massa ao molho, juntamente com um pouco de água da massa, se necessário. Serve diretamente da panela, decorada com folhas de manjericão e queijo parmesão, se quiseres.

Conclusão:

As receitas vegetarianas são populares por uma variedade de razões. Comer de forma vegetariana é uma forma de algumas pessoas serem mais saudáveis ou evitarem as hormonas encontradas nas refeições dos animais. Outras comem desta forma devido a crenças religiosas, direitos dos animais ou preocupações ambientais.

Se estás a pensar em ser vegetariano, deves pensar no tipo de vegetariano que vais ser. Uma vez selecionados os alimentos a evitar, terás de conceber uma estratégia que te garanta a obtenção de todos os nutrientes que o teu corpo necessita.

Uma dieta vegetariana pode valer a pena considerar se queres consumir mais fruta e vegetais e possivelmente melhorar a tua saúde. Embora a maioria dos indivíduos esteja bem com a mudança, é uma boa ideia consultar o teu médico antes de fazeres qualquer grande mudança na dieta ou no estilo de vida. Se estás preocupado em alcançar as tuas necessidades nutricionais com alimentos de origem vegetal, talvez devas consultar um nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.