Se há alguma coisa que não se deve errar na construção de uma casa, é a fundação. A força de um edifício reside nos seus alicerces. A fundação de uma casa é para sempre, e é a única coisa que impede a tua casa de acontecimentos terríveis como um desmoronamento.

Uma fundação não só mantém o edifício de pé, como também tem benefícios tais como manter fora da humidade e resistir ao movimento da terra à sua volta. Há mais a saber sobre fundações, e este artigo centra-se em explorar todas elas, incluindo factos sobre o que é necessário para construir uma fundação forte para a tua casa.

Ainda queres saber mais sobre fundações de casas? Então continua a ler para te preparares com as informações necessárias relativas a este aspeto.

O que torna uma fundação forte?

Ao construir uma base forte, a estabilidade é crucial. Deve ter uma ligação estrutural adequada ao resto do edifício, ou seja, aos andares acima. Deve ser capaz de suportar o peso proveniente do edifício e deve ser capaz de manter o edifício em pé. Além disso, deve ser resistente a inundações e a outros danos e deve resistir a qualquer forma de decadência.

Tipos de fundações

Existem vários tipos de fundações de casas para diferentes casas, dependendo dos tipos de solo, elevações de drenagem, linhas de gelo, códigos de construção locais, e.t.c. Antes de construires uma casa, é necessário analisar cuidadosamente estes  fatores para selecionar as fundações mais adequadas e seguras. Decidir qual é a melhor fundação para a tua casa tem de ser uma das decisões mais importantes que tomará como proprietário de uma casa. Vamos facilitar-te essa decisão, dando-te uma explicação detalhada dos tipos de fundação da sua casa na secção seguinte.

Fundação de Cave

A fundação de Cave é uma das mais utilizadas porque dá um pouco de funcionalidade a uma casa. Pode ser ou uma cave completa, ou uma cave de dia. Uma cave completa é um tipo que corresponde exatamente ao perímetro dos pisos acima. Por outro lado, as caves à luz do dia são também conhecidas como caves parciais e são uma variação para caves completas. Normalmente, as caves diurnas são construídas contra uma encosta, tendo um ou mais lados embutidos no solo. Proporcionam a possibilidade de serem facilmente convertidas num quarto habitável. Também oferecem uma entrada separada, algo de necessário se decidires alugar o espaço de habitação.

 Prós

  • Durável;
  • Resistente ao fogo e a tempo mais problemático;
  • Disponibilização de espaço de vida extra.

Contras

  • Requer manutenção frequente;
  • Pode ter problemas de água.

Fundação de Lajes

A fundação da laje é feita de uma laje sólida de betão que assenta sobre o solo. Quando listamos as fundações de laje mais utilizadas hoje em dia, é muito provável que a fundação de laje esteja no topo. São amplamente utilizadas, e o processo de instalação é um dos mais fáceis de completar, por vezes feito num período de 24 horas. Não são tão caras como as fundações de cave completas, mas não são duráveis para climas que tem congelamento ou descongelamento do solo, levando a fendas no betão. Por isso, são utilizados principalmente em regiões mais quentes. Também não fornecem espaço de armazenamento ou espaço de vida adicional para a tua casa, como a fundação completa da cave oferece. Outro facto notável sobre a fundação da laje é que os tubos de drenagem e o abastecimento de água estão na sua maioria enclausurados no interior do betão. Isto pode ser um problema porque a laje pode ter de ser cortada aberta em caso de problema.

Prós

  • Forte;
  • Repelente de insetos.

Contras

  • Sem espaço de armazenamento;
  • Não proporciona um espaço habitável;
  • Os tubos estão no interior do betão.

Fundação de Porão

As fundações de porão também não são tão caras como as fundações de cave completa. É um tipo de fundação que proporciona um espaço para rastejar com paredes de fundação curtas. Estas paredes são frequentemente muito curtas, de tal forma que se pode ter de rastejar. No entanto, por vezes, podem ter até 1,20 metros de altura, deixando-te algum espaço de armazenamento.

Tal como uma fundação de cave, a fundação de porão também é feita com blocos de betão ou betão. A vantagem significativa da fundação de porão  é a base elevada que proporciona à casa. A fundação pode ajudar principalmente a proteger a casa contra inundações ou outros riscos ambientais indesejados.

Prós

  • Não é caro;
  • Fornece acesso a espaço abaixo do piso.

Contras

  • Espaço limitado;
  • Não aquecido.

Sinais de uma má fundação

Os sinais de uma má fundação podem, por vezes, passar despercebidos. Pode ser algo tão benigno como uma pequena fenda nas paredes da cave ou uma fenda nos tijolos, e só um profissional pode dizer quando algo está a correr mal com a fundação da tua casa. No entanto, há alguns sinais básicos de aviso que deve ser sempre vigiado. Eles incluem o seguinte:

  • Fissuras exteriores;
  • Rachaduras no interior da pedra;
  • Pisos desiguais;
  • Caixilhos de portas ou janelas que se separam dos tijolos;
  • Fendas de azulejos;
  • Separação do ponto de expansão;
  • Paredes que se afastam da casa;
  • Afundamento de fundações.

Se em qualquer altura notar algum dos sinais acima listados, então deves contactar um profissional para fazer uma verificação minuciosa do estado da tua fundação de origem.

Conclusão

Os construtores escolhem geralmente fundações baseadas nos tipos de casas e no clima do local da casa, no clima, no estado do solo, e outros. O principal objetivo da fundação é segurar firmemente a estrutura construída acima dela e mantê-la erguida, independentemente do que aconteça. Uma fundação bem construída pode manter os ocupantes do edifício em segurança durante calamidades, tais como inundações, ventos fortes, terramotos, e.t.c.

Nunca é demais destacar a necessidade de uma base sólida. Portanto, sempre que estiveres à procura dos melhores materiais para construir a tua fundação tens também de procurar os melhores profissionais neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *