Tudo o que precisas de saber antes de comprar um carro elétrico usado
Vê o que precisas de saber antes de comprares um carro elétrico usado. Faz a melhor escolha para ti e para o ambiente.
Já te sentiste tentado a comprar um carro elétrico? Estes carros estão na moda por vários motivos. Ora porque são efetivamente mais ecológicos, por serem mais suaves ou porque há cada vez mais opções no mercado.
Em termos de investimento inicial, um automóvel convencional ainda é mais barato, mas no OLX encontras excelentes oportunidades de negócio para carros elétricos.
O apoio público para a aquisição de carros totalmente elétricos vai aumentar para 3 mil euros, representando um reforço de 750 euros ao que, até então, estava estabelecido. Para as empresas, o valor é de 2.250 euros.
O governo anunciou a criação de incentivos para a instalação de 100 postos de carregamento rápido para carros elétricos, embora a recarga em postos públicos tenha deixado de ser gratuito.
Os custos são inferiores aos dos automóveis convencionais, sobretudo devido à menor complexidade e número de componentes associados aos motores elétricos. Não carecem de algumas das revisões periódicas habituais num carro convencional.
Um carro 100% elétrico não produz emissões de CO2 enquanto conduz, ao contrário dos carros convencionais.
Vê aqui que leituras podes fazer acerca de ecologia e sustentabilidade!
Estima-se que em 2021 exista paridade entre o valor de aquisição de um carro elétrico e um convencional. Em termos de economia diária, um carro elétrico consome cerca de 2 euros por cada 100 km. Um carro a diesel e a gasolina consomem, no mínimo, 7 e 10 euros, respetivamente.
O carregamento de carros elétricos já está disponível em muitos parques de estacionamento e nas grandes superfícies.
Atualmente, os carros elétricos conseguem autonomias de cerca de 400km, embora a grande maioria que se encontra no mercado de usados fique um pouco abaixo. Se o teu trajeto é até 150 km por dia, podes considerar um elétrico com bateria de 30 a 40 kWh.
As baterias vão perdendo capacidades com o passar dos anos, quilómetros realizados e carregamentos efetuados. Convém fazer um teste de condução real antes da compra, de forma a perceberes até que ponto se estende o desgaste da bateria e quanto reduziu a sua autonomia.
Elementos como o sistema de aquecimento, ar condicionado, luzes, equipamento de som e outros, reduzem sensivelmente a sua quilometragem. Se a autonomia do carro elétrico que estás a ver estiver 90% perto do valor anunciado, pode ser uma boa opção.
É normal que as autonomias dos carros elétricos que se encontram no mercado de usados seja inferior aos modelos atuais. São carros elétricos de uma primeira geração e, como tal, deves procurar saber a autonomia real do automóvel que pretendes comprar.
Uma bateria de 24 kWh vai permitir-te uma autonomia entre 80 e 130 km. Uma de 40 kWh pode alargar a distância até 280 km.
O motor do carro elétrico cria poucas surpresas e se o carro tiver algum problema, deverá ser fácil de perceber. Relativamente ao resto do carro, deves ter em conta questões habituais como o estado da chapa, o desgaste dos pneus, as suspensões e travões, assim como, o estado geral do interior.
Para além dos fatores inerentes ao estado do automóvel, também não te podes esquecer de alguns aspetos relacionados com a utilização. O teu estilo de vida é fundamental para decidir sobre qual o carro a comprar.
Conforme as viagens que fazes diariamente, verifica se a autonomia vai ser suficiente para os quilómetros que pretendes percorrer por dia. A utilização do carro elétrico com trânsito intenso, ar condicionado ligado e demais acessórios, vai reduzir o seu alcance.
Para garantires que não ficas a meio do caminho, estuda que pontos de carregamento encontras até ao destino. O local onde ponderas carregar a bateria do teu carro elétrico também merece atenção. A rede de potência doméstica é mais baixa que a dos postos de carregamento, por isso, a carga vai demorar mais tempo.
Existem pontos de recarga rápidos onde podes atingir 80% da autonomia total em cerca de 2 horas. Podes ainda comprar um kit de recarga rápida, que é vendido como acessório aos carros elétricos. Esta é uma ótima alternativa para pequenos imprevistos.
São já quase 50 mil carros elétricos a circular no país. Coloca o teu carro antigo à venda no OLX e aumenta o teu orçamento para o automóvel que te espera.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta