Talvez uma das decisões mais difíceis de tomar quando se trabalha com móveis de madeira ou painéis é como fazer o acabamento. No entanto, muitas vezes há alguma confusão ao decidir se queres verniz ou outras opções disponíveis, como tinta ou poliuretano.

Para superares esta confusão, precisas de saber o que distingue estes produtos e como podes fazer melhores escolhas para o teu acabamento de móveis. Felizmente, é precisamente isso que este artigo explica. O que deves usar para o acabamento da tua mobília? E por que razãoé o verniz é a opção mais preferida? Vamos descobrir à medida que avançamos.

O que é verniz?

Os vernizes são acabamentos transparentes, duros e protetores utilizados em madeira e outros materiais. Proporcionam um aspetobrilhanteaosmateriaisapós a utilização. Geralmente, o verniz é umamistura de resina, óleo de secagem, secador e algumsolventevolátil. Quandousados, secam para formarumapelículatransparentedurável, que se torna um revestimentoprotetor para superfícies de madeira, pinturas e outros objetosdecorativosusados. Os vernizes naturais de resina são de árvores vivas ou fósseis, e são frequentemente superiores às formas sintéticas.

Prós

  • Têm um acabamento excecional;
  • Eles realçam a textura natural da madeira
  • Têm um baixo risco de fração;
  • São baratos de comprar;
  • Têm acabamentos brilhantes.

Contras

  • Têm uma baixa resistência à abrasão
  • Precisam de ser revestidos pelo menos duas a três vezes.

Tipos de verniz

Os vernizes naturais podem ser substituídos principalmente por resinas sintéticas, incluindo resinas alquilos, poliuretano, vinil, fenólica e epoxy. As resinas sintéticas, embora não tão superiores, também têm as suas vantagens. São versáteis, fabricadas principalmente em maiores quantidades, e podem ser adaptadas com melhor precisão para fins específicos. Em resinas sintéticas, podes manipular o nível de solubilidade, dureza, capacidade de misturarvários pigmentos, e outras propriedades.

Verniz de poliuretano

Verniz de poliuretano
Fonte: iStockimages

O verniz de poliuretano é um tipo de verniz sintético que é normalmente usado no acabamento em madeira. É plástico em forma líquida disponível em dois estados; à base de água e à base de petróleo. O poliuretano à base de água seca rapidamente após a utilização, mas não é muito tolerante ao calor. O poliuretano à base de óleo é mais durável, mas pode ser mais tóxico. A vantagem que o verniz natural tem sobre o poliuretano é que eles são resistentesà água e não são afetados pelos raios ultravioleta. Por outro lado, o poliuretano é usado principalmente para móveis interiores, uma vez que não pode suportar tanto calor e luz ultravioleta.

Além disso, o verniz natural é muito mais flexível do que o poliuretano. Portanto, pode ser mais eficaz na prevenção da divisão e rachadura da madeira. É uma opção muito preferida para madeiras macias e é menos tóxica para o mobiliário.

As vantagens do poliuretano sobre o verniz natural são que é mais fácil de aplicar e é recomendado para pessoas com menos experiência. Além disso, o poliuretano é mais espesso e não precisa de ser utilizado repetidamente antes de obter o efeito desejado. Overniz natural é fino e precisaria de duas a três camadasaté obteres um resultado decente. A aplicação de várias camadas de revestimentos também faz com que leve mais tempo a secar. Nos casos em que não obtém a condição ideal para secar, torna-se propenso a descascar, causando, acabando por causar danos na madeira por baixo.

Verniz acrílico

O verniz acrílico é usado principalmente para pintar em vez de acabamento em madeira.  No entanto, a sua aplicação não se limita apenas a fins de pintura. Também pode ser usado em outros materiais; portanto, é mais versátil do que muitos vernizes.  O verniz acrílico protege a pintura do pó, raios UV e coloração indesejável como o amarelo. Também ajuda a adicionar algum brilho e brilho, fazendo com que toda a pintura pareça muito mais desejável. O verniz acrílico vem em diferentes opções por escolheres, como brilho, cetim e acabamento mate. Dependendo da tua preferência, podes decidir escolher um tipo específico ou misturá-lo da forma que quiseres.

Verniz alquilo

O verniz alquilo é um verniz de madeira límpido derivado da resina alquilo. Este verniz realça o grão de madeira e a cor e pode ser modificado para endurecer mais rapidamente.  Também oferece proteção contra alterações de temperatura adversas, danos ultravioletas e infiltração de água. O verniz Alquilo é versátil e pode ser usado para fins interiores e exteriores.

Quanto tempo dura verniz?

O verniz à base de óleo, o poliuretano e o óleo dinamarquês podem durar até 10 ou 20 anos, melhorando também a durabilidade global da madeira. O verniz à base de água não é tão durável e só duraria até três anos ou um pouco acima disso.

Como aplicar verniz

Passo 1: Preparar a superfície

Certifica-te de que a superfície de madeira está limpa e lisa esfregando-os bem com uma lixa ou pedra-pomes. Retiratodo o pósobre a superfícieda madeira antes  decomeçares a aplicar o verniz.

Passo 2: Aplicar o verniz

Aplica o verniz utilizando umaescova de cerdas natural camada após camada; lembra-te que cada camada requer seis horas para secar. Só deves aplicar outra camada quando a camada anterior estiver suficientemente seca. Pode dar-lheduas ou mais camadas para um acabamento sólido.

Passo 3: Deixa a madeira secar

Coloca a madeira num local onde seque mais rapidamente após aplicares a tinta. Certifica-te de que o colocasnum sítio onde a humidade e a água não podem chegar até lá. No entanto, se notares que as bolhas se formam à medida que se aplica, tenta utilizar o líquido de forma mais fina.

Características designáveisde verniz perfeito

Depois de uma aplicação bem sucedida,o verniz perfeito  deve ter as seguintes características:

  • Deve ter uma superfície brilhante;
  • Deve secar rapidamente depois de cada camada;
  • Não deve ter rachaduras depois de secar;
  • Deve ser durável.

Conclusão

Aplicar verniz pode ser a maneira mais fácil de melhorar a aparência dos teus móveis, superfícies de madeira, pinturas e muitos outros objetos decorativos. Pode ser o brilho perfeito que precisas para tornar a mobília mais atraente quando usada corretamente. Também podes verno site OLX para arranjares ofertas atraentes em quase tudo o que precisas de comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.