Uma casa sustentável é uma casa eficiente, construída ou reformada de uma forma que respeita a utilização dos recursos naturais, otimiza o uso de energia e água, exige menos manutenção, e dura mais com sistemas de qualidade.

O que torna uma casa sustentável?

As casas sustentáveis usam materiais de baixo impacto ecológico e elevado desempenho. Estas são as principais áreas da casa a considerar para tornar a casa sustentável:

  • Isolamento nas paredes e tecto;
  • Janelas e portas;
  • Sistemas de arrefecimento e aquecimento do ar;
  • Iluminação;
  • Eletrodomésticos, principalmente os de elevado consumo como máquinas de lavar roupa e loiça;
  • Horários e rotinas de consumo de energia (à noite ou durante o dia, no fim-de-semana ou durante a semana).

Dia da Energia: encontra os teus eletrodomésticos A+++ no OLX

Para além destes pontos, é importante, na medida do possível, verificar se o percurso dos materiais e equipamentos utilizados é eficiente em termos de produção, transporte e instalação. Sabias que, se tiveres uma placa de mármore em casa, outra placa de dimensão equivalente é desperdiçada e nem chega a sair da pedreira?

10 dicas para uma casa sustentável

As casas são como as pessoas que as habitam: únicas. Ainda assim, há várias dicas que podes tentar implementar, por ti. Nós ajudamos:

1# Elimina fugas e fendas

Usa umas simples fita de espuma para cobrir as fendas por onde entra o ar frio e se escapa o calor dentro de casa. Estás a poupar no aquecimento e a tornar a casa sustentável. Qualquer um o pode fazer.

No OLX encontras opções resistentes ao clima e à água, aplicáveis em superfícies rugosas, para todo o tipo de materiais. A partir de 5€.

7 dicas para aquecer a casa de forma ecológica

2# Instala um sistema de rega a conta gotas ou gota-a-gota

De certeza que não queres ter um quintal saudável e verde, e ao mesmo tempo estar prejudicar a natureza como um todo. Ter vegetação dentro e fora de casa é importante, mantém a casa mais fresca e o ar mais limpo. Mas há formas de o fazer de forma ecológica, sem anular os benefícios para o meio ambiente que ter um jardim traz. 

A nossa dica: instala um sistema de rega a conta gotas, que usa a gravidade para levar água às plantas, diretamente às raízes, onde é necessária. Poupas eletricidade (eliminas bombas) e minimizas o desperdício de água por evaporação.

Não precisas de ser um pro de jardinagem. No OLX encontras sistemas simples, já com tubos, gotejadores e aspersores, prontos a instalar a partir de 15€.

3# Reconsidera os eletrodomésticos mais “caros”

Os eletrodomésticos têm 2 preços: o de compra e o de consumo energético. Neste 2º preço, os mais caros são os frigoríficos, máquina de lavar roupa e loiça, ar condicionado, forno, máquina de secar e esquentador. 

Os eletrodomésticos muito antigos têm pior eficiência energética e podem inviabilizar os teus esforços por uma casa sustentável. Felizmente, podes vendê-los no OLX e trocá-los por opções mais eco (com eficiência energética igual ou superior a “A”), como estas:

  • Frigoríficos: Combinados, side-by-side, das melhores marcas, de todos os tamanhos, novos e usados.
  • Máquina de lavar roupa: Encontra opções ecológicas de marcas como Whirlpool, Ariston e Fagor. Muitos entregam em casa.
  • Forno: Encontra modelos modernos e com excelente classificação energética 
  • Esquentador: De marcas como Vulcano e Junkers.
  • Máquinas de lavar loiça: Com vários programas e excelentes consumos de eletricidade e água, de marcas como Balay, Teka e Bosch.

4# Atenção ao telhado, janelas e paredes

Se a tua casa é muito quente, tenta que o telhado faça reflexo da luz do sol em vez de o absorver. Podes reaproveitar alguma da água que usas e colocá-la a circular no telhado, se te sentires capaz disso, ou então pintar o telhado e paredes com uma tinta refletora.

Vais sentir a diferença na temperatura e na conta de eletricidade, devido a uma menor utilização do ar condicionado.

Como poupar na fatura da eletricidade

5# Instala um filtro de água que remova microplásticos

Adiciona um filtro à máquina de lavar para garantir que não estás a lançar microplásticos para o ambiente.  Por outro lado, os filtros de água potável garantem que não os estás a introduzir na tua casa (e no teu organismo).

6# Lava a roupa em água fria

Sabias que 90% da energia usada por uma máquina de lavar serve para aquecer a água?  Sempre que possível (quando a roupa não estiver muito suja) usa a água fria.

Desta forma, reduzes a emissão de CO2, mas também manténs a roupas em ótimas condições por mais tempo, pois a água quente pode deteriorar o tecido e deixar as roupas coloridas menos vibrantes.

Como poupar trocos na hora de lavar a roupa

7# Já tens lâmpadas LED?

Investir em lâmpadas ecológicas faz uma grande diferença. Usas menos eletricidade, e tornas a casa sustentável. Por mais tentadoras que sejam as lâmpadas incandescentes, as lâmpadas LED são a melhor alternativa. Duram mais, são ecológicas e ajudam a poupar a longo prazo.

8# Usa um termostato programável

Torna a casa sustentável com um termostato programável para acompanhar e ajustar automaticamente a temperatura em casa. Um termostato pode reduzir o custo da conta de luz e, ao mesmo tempo, tornar a casa mais ecológica.

Encontra o teu termostato programável no OLX

9# Prefere produtos de limpeza naturais

Os produtos de limpeza naturais mantêm as toxinas fora do abastecimento de água, do ar interior e da pele.

10# Compra produtos em 2ª mão

O planeta não aguenta tanto consumo, tanta produção. É importante promover a economia circular, dando um segundo uso ao que já não usas. Se tens em casa coisas que já não usas, vende no OLX

Antes de comprares novo, compara com o preço no OLX e vê se vale mesmo a pena pagares mais e aumentar o peso para o planeta.

Se puderes comprar reciclado, ainda melhor. Comprar produtos feitos com materiais reciclados é bom para o meio ambiente e cria mais procura, o que incentiva ainda mais reciclagem.

Encontra tudo o que precisas para tornar a casa sustentável, no sítio de sempre, o OLX.


Próximas leituras:

4 hoverboards ao melhor preço
Os hoverboards estão a tornar as deslocações mais divertidas. Estes são os …
9 formas de reutilizar borras de café
Alia a tua paixão por café à missão de tornar o planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *