O café é uma das bebidas mais populares do mundo. Depois de o café ser preparado, as pessoas geralmente descartam as sobras chamadas borras de café, uma vez que são consideradas como não tendo utilidade. Ao contrário da prática popular, as borras de café podem ser usadas para muitas coisas. 

No entanto, a qualidade do café determinará a qualidade das borras de café. Então não deve comprometer-se com a qualidade. Se está a procura um lugar para obter máquinas de café de qualidade, visite o OLX para ofertas de qualidade.

Utilização de borras de café

Utilização de borras de café

As borras de café podem ajudar a melhorar a sua rotina de beleza e até ter muitos usos práticos em torno da casa e do jardim. Se você é do tipo que não faz muito café em casa, a maioria dos cafés têm excedentes que estão dispostos a dar. Abaixo estão os 13 usos criativos das borras de café.

1. Esfoliar a tua pele

A textura áspera das borras de café faz com que seja um agente esfoliante ideal para remover células mortas e sujidade da sua pele. Tudo o que tem que fazer é misturá-lo com um pouco de água ou óleo de coco e aplicá-lo na sua pele. Além de ser um esfoliante, você também pode misturar borras de café com mel e usá-las como esfoliante labial. 

As borras de café contêm cafeína, uma potente propriedade antioxidante capaz de proteger a pele do sol. Também pode aumentar o fluxo sanguíneo e ajudá-lo a ter uma pele mais clara e saudável. 

2. Polir os utensílios de cozinha

A textura abrasiva das borras de café faz deles uma excelente escolha para polir os talheres e limpar restos de comida de tachos. Polvilhe sobre a superfície desejada e esfregue. Não se esqueça de enxaguar quando terminar.

3. Corante Natural

As borras de café têm uma cor escura naturalmente rica e são uma opção não tóxica para os corantes tradicionais. Se já derramou café numa camisa branca, sabe a profundidade da mancha. Oferecem uma maneira fácil de dar aos tecidos um aspeto colorido ou reter as manchas existentes na sua peça de roupa. Também podem ser usados para aprofundar a cor do cabelo escuro.

Pode misturar as borras de café com um pouco de água e deixá-la misturar antes de a aplicar à superfície. Deixe o corante do café assentar durante cerca de uma hora para alcançar a cor escura desejada. 

4. Repelente de Insetos

As borras de café contêm compostos tóxicos para muitos insetos. São altamente eficientes na dissuasão de mosquitos, besouros, grilos, formigas e outras pragas. Polvilhe em torno da área afetada para usar as borras de café como repelente de insetos. 

5. Pó da lareira

Limpar a lareira pode ser uma tarefa complicada por causa do pó. Pode-se pulverizar algumas borras de café espalhadas na superfície para reduzir o pó. Isto irá adicionar um pouco de humidade à fuligem seca e facilitar a sua limpeza. 

6. Fertilize o seu jardim

Alguns solos carecem dos nutrientes necessários para que as plantas cresçam bem, e precisam de fertilizantes. Pode usar as borras de café como fertilizante para dar às plantas o alimento para sobreviver. As borras de café contêm minerais essenciais como cálcio, potássio, azoto, ferro, magnésio, fósforo e crómio necessários para que as plantas cresçam. 

7. Remova pulgas do seu animal de estimação

As pulgas são um problema comum nos animais domésticos, e tratá-las pode ser demorado e dispendioso. Embora existam várias soluções químicas para matar pulgas, por vezes têm efeitos colaterais indesejáveis. Ficará feliz em saber que as pulgas não gostam de café, tornando-o um repelente natural. 

8. Esfregona de limpeza natural

As borras de café podem servir de alternativa aos agentes de limpeza químicos. Contêm minerais que os tornam duplos como um agente antibacteriano e antiviral. A natureza abrasiva das borras de café faz com que seja um bom agente de limpeza para esfregar manchas das superfícies.

Pode usar borras de café para vasculhar a pia e esfregar seus produtos de cozinha. Quando utilizar borras de café, certifique-se de que não usa em superfícies claras para não as manchar. 

9. Tenderizar carne

As fibras musculares e as proteínas na carne podem dar-lhe uma textura dura. Pode amaciar a carne usando borras de café para suavizar a textura. O café contém ácidos e enzimas que podem amaciar a carne. 

Pode adicionar borras de café à sua receita de temperos secos, aplicá-las na carne e deixá-la cerca de duas horas antes de cozinhar. Outra opção é esfregar o café moído e usá-lo para marinar a carne, e deixá-la durante 24 horas no frigorífico antes de cozinhar. 

10. Use-o para o crescimento do cabelo

As borras de café são boas para o crescimento da pele e do cabelo. Usar borras de café para esfoliar o cabelo pode ajudá-lo a livrar-se de células mortas da pele e a acumular-se. Estudos revelaram que a cafeína contém minerais que podem aumentar o crescimento do cabelo e tornar o cabelo mais brilhante. 

Antes de lavar o cabelo, deve usar um punhado de borras de café para massajar o couro cabeludo e o cabelo durante alguns minutos. Depois disso, pode lavar e lavar o cabelo. Podes fazer isto algumas vezes por semana, e o seu cabelo vai melhorar gradualmente. 

11. Escurecer mobília

Pode usar borras de café para adicionar uma cor escura aos seus móveis e dar uma rica cor escura de madeira. Misture as borras de café com água, aplique-a no mobiliário e deixe-a secar durante cerca de uma hora antes de limpá-la e poli-la para uma cor natural brilhante. 

12. Artes e Ofícios

As borras de café podem ser usadas como uma cor ao pintar ou desenhar. A natureza escura das borras de café pode ser usada para adicionar uma cor escura natural ao papel artesanal para dar-lhe um toque antigo. Você também pode adicioná-lo a obras de arte, como estátuas e objetos, para dar-lhes um toque escuro. 

13. Desodorizante

As borras de café podem ser usadas para neutralizar os odores. Você pode colocar uma tigela de café no frigorífico para se livrar de maus cheiros alimentares. Também pode manter uma pequena tigela de café junto à cozinha para abafar o cheiro de alho, cebola e peixe. 

Conclusão

É sempre emocionante descobrir novos usos para coisas que pensavas não ter importância. Os vários usos de borras de café fornecer-lhe-ão hacks fáceis que lhe pouparão dinheiro e tempo. 

Para desfrutar dos muitos benefícios das borras de café, você pode visitar o site do OLX para comprar máquinas de café de qualidade a um preço acessível. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *