Nem todos podem pagar o mais recente iPhone 13. É exatamente por isso que as pessoas vão considerar comprar as versões mais antigas do iPhone. Por isso, coloca-se a questão de saber se vale a pena comprar o antigo modelo do iPhone ou se deves gastar algum dinheiro extra para comprar o iPhone mais recente.  Um iPhone mais antigo pode ser uma ótima escolha para muitas pessoas. Ao comprar um iPhone antigo, existem várias variáveis a considerares, incluindo preços e orçamento específico. Também deves avaliar quais as funcionalidades que pretendes num smartphone.

Importas-te com um iPhone um pouco desatualizado? Ou acreditas que poupar alguns euros é mais valioso do que ter o telefone mais atualizado? Que tal 5G? Achas que é importante? Se estás com um orçamento rígido, um iPhone antigo ainda é uma opção fantástica. Embora perca algumas novidades. Por que considerar um iPhone velho para comprar e, porque vale a pena? Vamos mencionar todos os prós e contras. Neste artigo, vamos guiar-te para te poderes decidir mais facilmente.

RAZÕES PARA COMPRAR MODELOS ANTIGOS DO IPHONE

1. VALOR DO TEU DINHEIRO

É bastante notável que o iPhone detém muito bem o seu valor. Enquanto compara o iPhone da Apple com a sua concorrente direta Samsung. Mesmo os iPhones das gerações mais velhas mantêm os seus valores mais elevados do que outros telemóveis Android devido ao valor da marca. Isto é verdade, mesmo que os smartphones Android equivalentes do mesmo ano tenham desaparecido completamente.

2. DESEMPENHO (H3)

Uma vez que os iPhones são telefones de nível emblemático, o seu desempenho é excecional. Todos os iPhone quando lançados estão equipados com o mais recente processador potente da Apple, capazes de funcionar sem problemas mesmo depois de 2 – 3 anos. 

Ainda agora, o iPhone X, lançado em 2017, funciona incrivelmente suave graças ao seu processador A11 Bionic. Quando comparado com a série A13 Bionic iPhone 11, as únicas diferenças visíveis são quando se faz operações intensivas de recursos, como o processamento de fotografias.

3. SUPORTE AO SOFTWARE (H3)

A questão é quanto tempo um iPhone recebe atualizações de software iOS? Vamos descobrir. Muitos iPhones mais antigos, como o iPhone 7 de 2016, são compatíveis com o sistema operativo atual da Apple, o iOS 15.   Podemos concluir a partir deste, bem como alguns cálculos simples e rápidos, que a Apple pretende suportar o iPhone até 5 – 6 anos após o seu lançamento. Como resultado, quando o iPhone 11 for lançado em 2019, poderá ter a certeza de que receberá atualizações até 2025. Isto implica que mesmo os modelos anteriores do telefone topo de gama da empresa funcionam sem problemas. Em comparação com os seus rivais Android, os iPhones recebem atualizações do IOS por um período mais longo, e isso também é adequadamente adequado para o seu hardware. Por isso, os Compradores mantêm os seus iPhones por períodos de tempo mais longos.

4. VALOR DA MARCA

Por uma questão de estatuto, valor da marca e simplicidade de utilização, muitos indivíduos ainda preferem comprá-los. Além disso, há o logótipo da Apple, que está claramente a avançar o jogo. Em todos os domínios em que a Apple concorre, a importância do logótipo da Apple é inegável. O iPhone é um dos dispositivos mais populares e eficientes da Apple, e merece um nível de admiração.

DESVANTAGENS NA COMPRA DE IPHONES ANTIGOS

1. BATERIA

Uma das maiores desvantagens na compra do iPhone mais antigo é que estes dispositivos estão equipados com algumas baterias pequenas. Essas baterias não são poderosas o suficiente para completar um dia inteiro passados uns anos. iPhone 6,6s,7,8 estes são os telefones que algumas pessoas ainda usam em 2022, mas o seu tempo de bateria é o verdadeiro problema. Esta é uma das razões pela qual não se deve comprar estes iPhones.

Bem, este já não é o caso de todos os iPhone mais velhos. Desde o lançamento do iPhone X em 2018, a Apple tem vindo a colocar algumas baterias poderosas nos seus telemóveis. Veja o iPhone X, XS, 11, 12 13. Estes modelos proporcionam um tempo de bateria muito bom.

2. ACESSÓRIOS E REPARAÇÃO

Ter um iPhone pode ser dispendioso. E se a partir? Nem o reparo do iPhone é barato nem os seus acessórios. Isso não é um problema se não te importares de usar serviços e acessórios de terceiros. Existem muitos serviços de acessórios e reparações de terceiros disponíveis no mercado a taxas mais baixas.

MODELOS DE IPHONE QUE VALEM A PENA COMPRAR EM 2022

Fonte: Unsplash

1. IPHONE X, XS, XS MAX

IPHONE X, XS, XS MAX
Fonte: Unsplash

O iPhone X foi o primeiro telefone da Apple com um ecrã de entalhe, que continuou no telemóvel até ao mais recente iPhone 13. O iPhone X vem com um ecrã OLED, 3GB de RAM, uma lente de câmara dupla juntamente com o novo Face ID. Tem energia suficiente para acompanhar o software mais recente. Mesmo tendo mais de quatro anos, ainda funciona sem problemas. Além disso, podes encontrá-lo no OLX com um orçamento muito amigável.

2. iPhone 11

iPhone 11
Fonte: Unsplash

O iPhone 11 é um telefone LTE, por isso, se não quiseres esperar pela tecnologia celular de próxima geração, então o iPhone 11 deve ser suficiente para ti. Ainda oferece especificações sólidas a um preço mais baixo do que a maioria supõe. Se queres um telefone de grande valor e também não te importas de um modelo mais velho, então esta é a tua melhor escolha.

3. iPhone 12

 iPhone 12
Fonte: Unsplash

No entanto, o iPhone 12 continua a ser um dos melhores telefones do mercado. Tem uma câmara decente, acesso completo a 5G e um melhor desempenho do que outros telefones. Contudo, tem algumas falhas de que realmente não gostamos. Em comparação com novos dispositivos ou alguns telefones Android da mesma época, o armazenamento base é mínimo. Também deixa muito a querer com o seu ecrã.

OS MODELOS DO IPHONE NÃO RECOMENDADOS PARA COMPRAR EM 2022

OS MODELOS DO IPHONE NÃO RECOMENDADOS PARA COMPRAR EM 2022
Fonte: Unsplash

IPHONE 8 E MAIS ANTIGOS (EXCETO O IPHONE 8 PLUS)

IPHONE 8 E MAIS ANTIGOS (EXCETO O IPHONE 8 PLUS)
Fonte: Unsplash

Estas versões mais antigas não estão equipadas com poder de processamento suficiente para executar o IOS mais recente. Uma vez que estes são modelos muito antigos, o suporte ao software da Apple foi cortado até ao iPhone 6. O 6s tem o mais recente IOS 15 mas não funciona tão suavemente. Entretanto, o iPhone 7 & 8 tem o mais recente suporte ao software da Apple, mas não o vão ter por muito mais tempo, tendo em conta que o hardware destes dispositivos foi desatualizado. O iPhone 8 plus é uma exceção aqui porque o seu hardware ainda é adequado para o uso normal. Melhorou as câmaras duplas e uma bateria grande, um ecrã maior e 3GB de RAM. Não é a melhor opção em 2022, mas uma opção aceitável para alguém cujo uso do telefone é muito leve. Mas, mais uma vez, o suporte iOS será cortado num futuro próximo para estes dispositivos. Por isso, evita estes iPhones.

CONCLUSÃO

A conclusão é que no mercado há uma concorrência feroz entre os smartphones. O iPhone distingue-se da concorrência devido a fatores como o valor da marca, desempenho, suporte ao software e valor de revenda. Por isso, sim, vale a pena arranjar um iPhone mais antigo. Tendo em conta que o suporte do Apple IOS existe por um período mais longo. Podes ter que te ceder algumas funcionalidades e designs mais recentes. Em troca, vais poupar algum dinheiro. E vais ter um poderoso dispositivo na tua mão com o logótipo da maçã meio mordida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.