As plantas aproximam-nos da natureza, criando ambientes mais relaxantes e acolhedores. No entanto, cada espécie cresce e desenvolve-se de forma diferente, pelo que é preciso escolher os vasos para plantas mais indicados.

O que ter em conta na escolha de vasos para plantas

Um vaso desadequado pode comprometer o desenvolvimento da planta, comprometendo não só a sua beleza, mas também a saúde. Existem vários aspetos a considerar na hora de comprar vasos para plantas. Estes são os principais.

Material

O material é uma das primeiras considerações na hora de escolher vasos para plantas.

  • Cerâmica: Estes vasos para plantas garantem a temperatura e a humidade necessárias, quase semelhante ao próprio solo. Existem em grande variedade de formatos e tamanhos, sendo também económicos.
  • Cimento: Estes vasos são resistentes, mas pesados e difíceis de transportar, sendo recomendados para utilizar no exterior. A parte interna destes vasos é, bastante mais pequena do que a sua dimensão externa, pelo que é recomendado optar por um tamanho acima do aparentemente necessário.
  • Vidro: Delicados e elegantes, os vasos para plantas de vidro são recomendados para plantas aquáticas e para flores de corte. Apesar de bonitos, são frágeis e exigem uma limpeza frequente para estarem sempre no seu melhor. Estes vasos também funcionam bem com plantas cujas raízes ficam bonitas expostas, como as orquídeas.
  • Plástico: São económicos e evitam a erosão rápida da rega, sendo ideais para plantas que necessitam de um elevado grau de humidade. Apesar destas vantagens, quando expostos ao sol podem sujeitar as raízes a temperaturas elevadas.
  • Pedra: Os vasos de pedra têm características idênticas aos de cimento e são recomendados para utilizar no exterior. Se for a tua preferência, devem estar colocados em solos ou superfícies firmes. São adequados para ambientes rústicos.
  • Madeira: Os vasos para plantas de madeira podem variar no seu acabamento, tamanho e formato. Podem funcionar muito bem na decoração interior, assim como exterior, dando um toque rústico a jardins ou alpendres. Este material também é ótimo para proteger as raízes do frio no inverno.
  • Barro: Como se trata de um material poroso, os vasos para plantas de barro facilitam a rápida eliminação da água. Também por isso, é comum usar um prato por baixo dos vasos, permitindo que a planta tenha um pouco mais de água. Este é o material mais adequado para uma remoção rápida de irrigação. No entanto, este material é frágil e deves ter cuidados ao expô-los a geadas, uma vez que se podem partir com as mudanças extremas de temperatura
  • Metálico: Apesar de ser o material de vasos para plantas mais caro, é um dos mais procurados pelo seu efeito estético, resistência e leveza.

Plantas de interior resistentes: dicas para plantar e cuidar

Tamanho

A planta precisa de espaço para se desenvolver e para a expansão das raízes. Algumas espécies precisam de vasos para plantas mais profundos, outros mais largos. É essencial considerar o tamanho que as plantas podem atingir no futuro.

  • Se procuras vasos para plantas que podem atingir cerca de 50 centímetros de altura, um vaso de 30 centímetros de diâmetro é o indicado.
  • Se a planta chegar até 1 metro de altura, então deves escolher um vaso de cerca de 50 centímetros de diâmetro.
  • Se as plantas poderem atingir 2 ou mais metros de altura, considera vasos com mais de 60 cm.

A par do diâmetro, a profundidade é essencial para dar o suporte necessário às raízes de cada planta. Uma planta que vai ser alta no futuro exige um vaso mais fundo.

Se depois de comprar, as plantas ou o substrato se destacarem no vaso, então está na hora de procurar um vaso mais fundo. Aproveita e faz a ronda aí por casa, para ver quais as plantas que estão a precisar de uma nova base. Vasos de dimensões inferiores ao necessário vão limitar o desenvolvimento das raízes.

Espaço

Um vaso para plantas para um terraço, varanda ou jardim, deve ter uma boa drenagem. Os vasos para este efeito devem ser perfurados para que o excesso de água possa ser eliminado, evitando o apodrecimento das raízes. Também devem ficar protegidos da chuva, uma vez que deixa de existir um controlo sobre a quantidade de água que recebe. A opção ideal passa por um material resistente às mudanças de temperatura, principalmente se vives num local de clima extremo.

Para dentro de casa, os materiais já não são tão cruciais ao bom desenvolvimento das plantas. Os vasos para plantas de cerâmica são bastante comuns, mas se a tua casa tem um estilo minimalista ou industrial, podes optar pelos metálicos e deixar qualquer canto mais elegante.

Design

Existem inúmeros formatos, feitios e cores para corresponder à tua idealização de design e para combinares com a decoração da casa. Além dos vasos pousados no chão ou em superfícies como móveis, podes ainda dar vida a prateleiras, estantes ou em suportes especiais.

Os vasos pendurados são uma tendência e, desta forma, as plantas cabem em qualquer casa e não te vão roubar espaço. Plantas como a gera, que crescem para baixo, são um exemplo de como podes decorar qualquer canto da tua casa.

8 plantas que purificam o ar da tua casa

No OLX encontras uma variedade enorme de vasos para plantas à tua espera. Começa por escolher a planta, depois o local e o tipo de material para o vaso. Deixa que as plantas deem mais vida à tua casa.


Próximas leituras:

Esquentador ou cilindro: qual escolher?
Descobre como escolher entre um esquentador ou cilindro. Estes são os principais …
Decoração de outono: 15 ideias para receber a nova estação
Aproveita a mudança de estação para dar um novo ar à tua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *