Caso queiras destralhar a casa e ganhar dinheiro com o material escolar que já não precisas, a época de regresso às aulas é a melhor. Nesta altura, pais e alunos procuram alternativas mais económicas à compra de material escolar novo, e o OLX, como maior site de classificados nacional, é o local perfeito para conseguir grandes negócios. Descobre o que ter em conta para tirar algum rendimento do que já não usas.

Artigo relacionado: Os essenciais para o novo ano letivo!

Material escolar mais procurado

Antes de anunciares os teus materiais escolares antigos no OLX, descobre o que é mais procurado e que te pode render mais dinheiro.

Livros escolares

Para quem não tem acesso aos vouchers MEGA, os livros escolares representam uma grande fatia do orçamento familiar do regresso às aulas. Se ainda não encomendaste os manuais para o próximo ano e queres rentabilizar os que já não usas, vende-os no OLX.

Nota: Não te esqueças de apagar todas as referências do dono original (nomeadamente o nome, escola e turma, morada, entre outros) e anotações ou exercícios já resolvidos.

Artigo relacionado: Dá uma segunda vida aos teus livros escolares

Mochilas e estojos

Se és daquelas pessoas que gosta de ter a mochila e o estojo com estilo e todos os anos tem de comprar um novo modelo, provavelmente já tens uma boa coleção aí em casa. Por isso, vender as mochilas ou os estojos dos anos anteriores pode ser uma boa opção. Este ano letivo, faz uma limpeza ao armário e fica apenas com os essenciais.

Calculadoras

Se tens em casa uma calculadora que já não usas, porque não a vendes no OLX? Alguns modelos, como as calculadoras gráficas, podem render muito dinheiro. Há muitos alunos à procura de uma calculadora usada em boas condições a um preço mais razoável.

Equipamentos de desporto

Sabemos bem quão caros os equipamentos de Educação Física podem ser. Se tens fatos de treino ou sapatilhas de anos anteriores que já não te servem, vende-os em segunda mão. Na altura do regresso às aulas, este tipo de produtos tem sempre muita procura. Podes acabar por ajudar uma família com um budget mais apertado!

Instrumentos musicais

Se tens uma guitarra, piano, bateria ou qualquer outro instrumento musical que já não usas, está na hora de o vender. Instrumentos pequenos e de fácil transporte, como a flauta — o instrumento mais utilizado pelas escolas — são muito procurados nesta época.

Nota: É importante que não te esqueças de higienizar todos os instrumentos, e em especial, os instrumentos de sopro.

Canetas, cadernos e outros materiais

Se tens imensos materiais escolares, nomeadamente canetas, cadernos, marcadores, réguas, e outros produtos pequenos, mas essenciais do dia a dia, junta-os e vende-os no OLX num pack.

Artigo relacionado: As melhores mochilas escolares para o regresso às aulas

O que fazer antes de vender material escolar usado

Depois de juntares tudo e teres a certeza de que está em boas condições para vender, não te esqueças das seguintes dicas para conseguir vender o material escolar rapidamente no OLX.

1. Determina um preço justo

Faz uma pesquisa por produtos semelhantes na mesma área geográfica e define um preço competitivo. Também deves preparar-te para a possibilidade de receber propostas abaixo do que pretendes e decidir se estás disposto a negociar o preço.

2. Prepara o teu produto

Se queres vender o teu material escolar a um bom preço, tem de estar em boas condições. Antes de tirar as fotografias para o anúncio, limpa todos os artigos e acessórios com cuidado. Deves sempre colocar os produtos numa caixa ou saco apropriado para enviar ao comprador de forma segura.

3. Tira boas fotografias

Uma das melhores formas de vender rapidamente um produto online é tirar boas fotografias – são a primeira impressão do que estás a vender. Se um produto não tiver fotos claras não vai chamar tanto a atenção de potenciais compradores. Por estas razões, recomendamos que utilizes um fundo neutro e simples, e que tires as fotografias com uma boa iluminação e bem focadas.

4. Dá as informações necessárias

Os potenciais compradores procuram anúncios com todos os detalhes associados ao produto. Sê claro sobre:

  • Preço e método de pagamento. Se és flexível com o preço ou se estás disposto a aceitar vários tipos de métodos de pagamento, escreve no anúncio. Desta forma, vais conseguir elucidar os potenciais compradores das tuas preferências; 
  • Localização. É importante para o potencial comprador saber se estás disposto a enviar o produto por correio ou se só entregas na tua zona de residência;
  • Descrição do produto. Procura descrever o produto de forma detalhada e sê sincero sobre a condição deste.

5. Comunica de forma profissional

Ao contactar com potenciais compradores, é essencial que utilizes linguagem apropriada, respondas rapidamente e não atrases a entrega do produto.

6. Escolhe os métodos de envio do material escolar

O OLX oferece dois tipos de serviços de entrega CTT para teres entregas rápidas e descomplicadas: o CTT Expresso E-Commerce e o CTT Envios Online. 

No primeiro serviço, o vendedor e o comprador têm de se descolar aos pontos CTT para entregar ou receber o produto. No serviço CTT Envios Online, nem o vendedor nem o comprador têm de se deslocar, os CTT recolhem e entregam em casa.


Vender o material escolar que não utilizas pode ser uma grande ajuda financeira para ti e para outras famílias. Esperamos que o nosso guia te ajude a conseguir fazer os melhores negócios. Visita o OLX e ganha dinheiro com o que tens em casa, ainda hoje!


Próximas leituras:

Dá uma segunda vida aos teus livros escolares usados
O início do ano letivo acarreta sempre despesas elevadas. E se pudesses …
Novo ano letivo: como poupar dinheiro e preparar tudo
Aproveita os últimos dias do verão para preparar a chegada do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.