O que para uns pode já não ter utilidade, para outros pode ser exatamente aquilo que procuravam. Este princípio também se aplica aos móveis usados. Todos temos peças que acabam, mais cedo ou mais tarde, podem deixar de ter utilização ou que já não se integram no nosso gosto e estilo. Se estás a pensar vender os teus móveis usados, anota estas dicas para obter o máximo rendimento possível, sem perder tempo.

1. Escolhe os móveis usados aptos para venda

Vender móveis em segunda mão é uma oportunidade para ganhar algum dinheiro, mas exige alguma capacidade objetiva de avaliação. Assim, é recomendado começar por fazer um inventário dos móveis usados que já não servem em casa e que talvez possam ser vendidos. De preferência, devem ser agrupados por categorias, como móveis de sala, quarto ou de cozinha.

Depois desta primeira triagem, separa os móveis que se encontram em bom estado, dos móveis usados que já não estão tão bons ou que precisam de pequenas reparações. Os móveis em perfeitas condições podem ser escolhidos para iniciar a experiência da venda online, enquanto se avalia se vale a pena colocar os restantes à venda, reparar ou reciclar.

Artigo relacionado: Móveis vintage, do velho se faz novo

2. Determina o valor dos móveis usados

É importante refletir um pouco antes de escolher o preço de um móvel usado. Às vezes o que se considera uma relíquia, não vale assim tanto, mas o inverso também é válido, ou seja, podemos estar perante uma antiguidade e não a reconhecer.

Primeiro, considera o preço pelo qual o móvel foi comprado, quem fez o móvel e a sua condição atual. Se o móvel é de facto uma antiguidade ou se foi feito por uma marca ou fabricante de renome, tal deve ser refletido no preço. Faz um “desconto” se o móvel tiver arranhões, manchas e outros danos de uso. O passo seguinte é procurar no OLX móveis com as mesmas características, para analisar os preços de mercado.

3.  Limpa e considera pequenas reparações

Os móveis usados com uma boa apresentação falam por si e vendem-se mais rápido. É fundamental que estejam limpos e, em alguns casos, pode fazer sentido realizar pequenas reparações que os vão valorizar.

Entre estas pequenas reparações, considera a remoção de manchas, através de polimento que pode ser finalizado com um verniz ou uma pintura. Caso falte um puxador ou uma peça, troca esses elementos para dar um toque especial ao móvel.

4. Cria um anúncio com boas fotos

Não há dúvidas de que as imagens valem mais do que mil palavras. Para vender móveis usados online é importante que o potencial comprador consiga, através de fotografias, perceber o estado do móvel e como vai ficar em sua casa.

Fotografa de diferentes ângulos e mostra detalhes, principalmente os que o tornam interessantes e únicos. As fotos captadas em espaços abertos ou durante o dia, em que a luz natural está em evidência, oferecem melhores resultados. Os defeitos também devem ser registados, para que o anúncio seja transparente e verdadeiro.

Para a capa do anúncio deve ir a melhor fotografia, que se distinga e marque a diferença. As fotografias devem aparentar um cuidado o mais profissional possível, usando, de preferência, uma boa câmara fotográfica.

Artigo relacionado: Como tirar fotografias

5. Prepara uma boa descrição

A descrição dos anúncios a publicar sobre os móveis usados deve ser atraente, concisa e verdadeira, de forma a manter o potencial comprador interessado. De preferência, indica a marca ou fabricante, modelo, ano de compra, dimensões, detalhes da construção e defeitos.

É essencial ser o mais específico possível, não esquecendo que não basta fazer o upload das fotos e descrever os móveis, mas também referir aspetos relacionados com a entrega ou levantamento dos mesmos. Os Pontos de Encontro OLX são sempre a melhor forma de negociar com a maior segurança.

6. Pondera a venda em conjunto ou separada

A venda por lotes pode gerar um valor superior e ser mais simples para quem vende, mas também pode fazer com que se demore mais em encontrar comprador. Por outro lado, a venda em separado pode implicar ficar com artigos por vender, por já não terem tanto valor isoladamente. Por exemplo, se tens um conjunto de mesa e cadeiras de jantar, é mais lógico tentar primeiro a venda em lote.

Neste sentido, considera incluir na descrição do anúncio a possibilidade de venda em separado ou, pelo contrário, menciona que tens mais anúncios com outros artigos para venda.

7. Oferece um pequeno brinde

Por vezes, algo simples como completar a venda com um artigo de oferta faz toda a diferença na hora de fechar um negócio. Pode até ser um artigo que tenha pouco valor de venda, mas que possa servir como complemento e inclusive ajudar a que a venda se concretize mais rápido.

Seja para conseguir um rendimento adicional, por renovação da decoração ou simplesmente para ter mais espaço em casa e destralhar, a venda de móveis usados é mais rápida com estas dicas e se for feita no OLX. Publica o anúncio e fecha negócios sem perder tempo.


Próximas leituras:

Mundial Qatar 2022: tudo o que precisas para vibrar com a Seleção
Vive o Mundial do Qatar 2022 ao máximo, mesmo sem sair de …
Os melhores desumidificadores que podes encontrar no OLX
Prepara-te para os dias frios com um desumidificador à altura. Descobre o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *