11 dicas para teres uma cozinha sustentável
Há hábitos sustentáveis que começam em casa. Descobre como tornar a tua cozinha sustentável com mudanças simples no teu dia-a-dia.
Existem várias ações que podes colocar em prática para adotar hábitos mais amigos do planeta Terra. O caminho para um futuro melhor parte de cada um e criar uma cozinha sustentável pode ser o ponto de partida.
Considera-se desperdício alimentar todas as perdas que ocorrem em qualquer fase da cadeia alimentar, da produção ao consumo. Em Portugal, são desperdiçados anualmente mais de 1 milhão de toneladas de alimentos. Esta quantidade era suficiente para alimentar cerca de 360 mil pessoas que passam fome no nosso país.
Todos os anos são enviadas para o lixo 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos a nível mundial. Este desperdício, para além de representar um custo de 600 mil milhões de euros, provoca o aumento de emissões de gases de efeito de estufa, a diminuição das reservas de água potável e, tem impacto na biodiversidade do planeta.
A forma de atenuares o desperdício alimentar e criares uma cozinha sustentável passa por gerir melhor os stocks de comida, planear os menus semanais, optar por soluções eficientes de conservação e confeção, e adotar hábitos de compra e de consumo mais conscientes e sustentáveis.
9 formas de reutilizar borras de café
O frigorifico é um dos eletrodomésticos que gasta mais energia na cozinha, e pode até ser o equipamento que mais consume em toda a casa. Descobre como poupar energia:
Eletrodomésticos eficientes poupam no orçamento e no ambiente
Muitos vezes deixamos a água a correr nas torneiras. Na cozinha, geralmente acontece ao lavar a louça, principalmente a água quente e nos tempos mais frios. A água é um recurso básico e não é ilimitado. Esforça-te por abrir a água apenas quando necessário.
Sabias que esgotamos os recursos naturais da Terra 4 meses antes do final do ano de 2020?
Planear o que vais cozinhar durante a semana permite poupar tempo a pensar no que podes fazer para a refeição. Mas também te vai ajudar a gastar menos na hora das compras, uma vez que vais fugir menos ao que realmente necessitas de comprar. Planear também ajuda a diversificar a alimentação.
Já são várias as superfícies que disponibilizam produtos a granel. Esta é uma das opções para tornar a tua cozinha sustentável, pela redução na quantidade de embalagens que geralmente são necessárias. Comprar a granel também permite experimentar novos produtos, sem desperdiçar quantias elevadas de comida.
7 dicas para dizeres não ao plástico de utilização única
Há uma tendência crescente para a cozinha sustentável, com recurso aos alimentos orgânicos, cultivados de forma mais sustentável. Optando por estes produtos estás a evitar produtos químicos sintéticos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Exemplos de produtos nocivos são os agrotóxicos, os adubos químicos e organismos geneticamente modificados. Além de sustentável, a comida orgânica é mais saudável e saborosa.
Podes tornar a tua cozinha sustentável reservando um dia para preparar diferentes refeições para a semana e congelando. Para além de economizares tempo, dinheiro e energia, tornas toda a gestão da casa muito mais prática e com uma alimentação mais saudável.
Com este hábito também vais cair menos vezes na tentação de comer processados, fast food ou encomendar comida.
Se congelares a comida, dá também preferência ao processo de descongelamento natural, evitando o micro-ondas. Para além do gasto desnecessário de eletricidade, algumas comidas podem ter o seu sabor ou textura alterados, quando descongelados de forma artificial.
Se usas determinados aparelhos poucas vezes, mantém-nos desligados. A regra é de que tudo o que não estiver a uso deve ser desligado das tomadas.
Seja para a lavagem manual ou na máquina de lavar louça, é importante que retires os restos de comida. Se for necessário, deixa a louça de molho.
Esta ação vai facilitar a lavagem, economizar água e detergente e permitir optar por programas mais económicos.
Encontra uma máquina de lavar louça ecológica no OLX
Sabias que a esponja da louça acumula milhões de bactérias e não é reciclável? Para garantires uma limpeza higiénica e ecológica, opta por uma bucha vegetal ou por uma escova com pega de metal ou madeira.
Enquanto que as esponjas convencionais são produzidas com produtos derivados do petróleo, as buchas são biodegradáveis e podem ser reutilizadas, bastando fervê-las em água.
Atualmente já existem várias receitas para fazeres os teus próprios produtos de limpeza em casa. Se preferes comprar, basta que escolhas produtos naturais e, assim, contribuis para a saúde da tua cozinha sustentável.
Sabias que o óleo de cozinha pode ser utilizado para produzir sabões e outros produtos? No lugar de deitares o óleo usado na pia da cozinha, entupindo-a e contaminando a água, guarda o óleo em garrafas PET e entrega para os efeitos mencionados.
Esta é a atitude básica de uma cozinha sustentável. Faz a separação dos itens recicláveis e orgânicos, e procura saber como contribuir para a coleta seletiva na região da tua residência.
Descobre 7 erros comuns na hora de reciclar
No OLX encontras tudo o que precisas para criar uma cozinha sustentável. Começa hoje!
Próximas leituras:
Gostei das dicas,muito interessantes e amigas do ambiente.
Fazem -nos pensar em fazer a cada dia melhor e mais pelo ambiente.
Grata pela ajuda… bem hajam
Muito util.
Já sou vossa cliente nas vendas onde tenho feito bons negócios e agora a criação do Blog, não perco nenhum artigo.
Parabéns OLX
Ad networks, trackers,
malware, and scams.
Uma pena pois até gosto do blog!