A primavera é daquelas alturas do ano em que nem sempre as paisagens cheias de flores e os campos verdes são suficientes para termos dias felizes. Se convives com as alergias típicas da época, vais perceber do que falamos.

É na primavera que aumenta a incidência de problemas respiratórios como rinite, sinusite e asma. Se fora de casa é mais difícil de gerir, dentro tens mais controlo, como nos momentos de limpeza.

Algumas destas alergias podem transformar-se em problemas respiratórios mais graves no futuro. Como tal, é importante desenvolver estratégias para evitar o aparecimento ou reduzir a intensidade. Muitos desses problemas podem ser prevenidos com a limpeza correta da casa.

11 truques de limpeza para prevenir problemas respiratórios

1# Limpar o pó com pano

O espanador pode parecer o utensílio mais prático, mas a verdade é que nem sempre agarra todas as partículas de pó, levantando-as para o ar. Um pano húmido é o suficiente para retirar todo o pó com eficácia.

2# Utilizar o aspirador

Tal como acontece com o espanador, a vassoura não é a melhor opção para limpar o chão da tua casa. Dá uso ao aspirador e previne que o pó se levante e espalhe. Já encontras no mercado aspiradores com filtros potentes que contribuem para prevenir problemas respiratórios.

Sempre que varres a tua casa, lembra-te que os ácaros e o pó ficam em suspensão no ar por 2 a 3 horas, até que se depositam novamente no chão, nas superfícies e objetos. Opta por aspiradores com filtros de água ou filtro HEPA, capazes de filtrar ácaros, devido aos poros microscópicos que têm.

Se não tiveres aspirador ou não puderes investir num agora, usa uma vassoura com um pano molhado ou só o pano húmido para os móveis. Assim, o pó não levanta.

O OLX ajuda-te a encontrar o melhor modelo para as tuas necessidades

3# Lavar peluches e cortinas com frequência

As cortinas acumulam muito pó, devendo ser lavadas com alguma frequência. Se forem bem torcidas, podem acabar por secar já colocadas no seu lugar. Para as persianas, podes utilizar panos húmidos com detergente suave.

Se tens crianças em casa é mais que fundamental lavar com frequência os brinquedos. Os peluches, principalmente os decorativos, são o habitat perfeito para ácaros e podem causar problemas respiratórios sérios no futuro. De preferência, lava-os à mão e deixa-os secar totalmente, antes de os voltares a colocar no quarto.

4# Higienizar sofá e poltronas

Sabias que os sofás e as poltronas são dos móveis que mais pó acumulam? Utiliza um aspirador de pó, para os manter higienizados e prevenir problemas respiratórios futuros.

Pontualmente, deves procurar uma empresa de limpeza especializada, para garantir que todo o pó e sujidade são eliminados, até dos cantos mais inacessíveis.

Quem é alérgico ou tem propensão a desenvolver problemas respiratórios deve ter como prioridade impermeabilizar os sofás, poltronas e outros objetos com os quais tenha maior contacto. A higienização de revestimentos impermeáveis é bastante mais fácil e prática.

5# Limpar os tapetes profundamente

Muitas pessoas utilizam o calçado da rua dentro de casa e, depois, andam descalços nesses mesmos espaços. O calçado é o meio de transporte preferido de bactérias e sujidade vindas da rua. Estes visitantes acabam por se instalar nos tapetes, que por si já são grandes acumuladores de pó.

Por todos esses motivos, faz uma limpeza profunda de vez em quando. Podes simplesmente pulverizar bicarbonato de sódio por toda a superfície do tapete com a ajuda de uma peneira, e deixar repousar até ao dia seguinte. Depois, basta retirar tudo com o auxílio de um aspirador.

6# Lavar cobertores e edredões na lavandaria

Com a temperatura a aquecer, podemos ficar com a sensação de que os cobertores e edredões não precisam de ser lavados com tanta frequência como no inverno, por serem menos utilizados. No entanto, continua a ser importante lavá-los com alguma frequência e deixá-los secar bem, para ter a certeza de que não transportam ácaros para a cama.

A limpeza numa lavandaria é sempre uma boa opção. Já no que respeita aos colchões e almofadas, podes sempre optar por utilizar capas ou fronhas e lavá-las com frequência, mantendo a humidade e os ácaros bem longe.

7# Optar por produtos de limpeza naturais

Alguns produtos de higiene convencionais têm odores bastante fortes, podendo estimular as alergias, potenciadoras de problemas respiratórios. Por isso, prefere produtos de limpeza naturais. Para além de serem mais baratos, têm a vantagem de não conter tóxicos nas suas composições.

Neste sentido, estão aptos para ser utilizados em casas com animais, crianças ou nas habitações de quem é sensível a alergias.

Cria os teus próprios produtos de limpeza naturais

8# Abre as janelas

Abrir as janelas é fundamental para manter a casa arejada. As horas entre o meio da manhã e o meio da tarde são as ideais para deixar a luz, o sol e o ar entrar. Reparos em fissuras ou rachaduras também devem ser feitas nesta altura do ano, para prevenir infiltrações futuras, nas épocas das chuvas.

9# Cuidado com o ar condicionado

Caso abrir as janelas não seja uma opção viável e necessites de recorrer ao ar condicionado, não facilites na sua manutenção. O ar condicionado pode acumular vestígios de insetos ou de ar poluente, podendo causar problemas respiratórios. A manutenção é importante e deve ser feita a cada seis meses.

10# Investe num desumidificador

A humidade é outro fator para proporcionar problemas respiratórios, por isso, é fundamental ter um desumidificador em casa. Para além de ajudar na condensação de água nas janelas, e reduzir a humidade em todos os ambientes da casa, também minimiza a ação do mofo ou bolor que se possa acumular.

5 dicas para escolheres um desumidificador

11# Utiliza plantas de purificação do ar, recomendadas pela NASA

O projeto já remonta a 1980, quando a NASA procurava formas de limpar o ar dentro das estações espaciais. Os resultados do Clean Air Study sugeriram que, além de absorverem dióxido de carbono e libertarem oxigénio, por meio da fotossíntese, algumas plantas forneciam uma forma natural de remover poluentes orgânicos voláteis. Para uma limpeza eficiente, a pesquisa indicou que era necessária uma planta por cada 9,3m2.

No OLX encontras tudo o que precisas para ter uma casa sempre limpa e organizada, para prevenir o aparecimento de problemas respiratórios. E, se não tens tempo para manter uma limpeza eficaz, contrata uma empresa. A tua saúde e a da tua família são o mais importante.


Próximas leituras:

Como dormir melhor: 16 dicas que vão ajudar
O sono é algo fundamental para manter a qualidade de vida. Descobre …
Como aliviar o stress
O stress em excesso é um fator de risco para a saúde …

Um comentário a “11 truques de limpeza para quem tem problemas respiratórios”

  1. JOSE CARLOS MANHÃES diz:

    Quais as plantas que faz bem em renovar o ar para se ter em casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *