Vender roupa usada traz várias vantagens: estás a ganhar algum dinheiro extra, a permitir que outras pessoas tenham acesso a roupa que de outra forma talvez não pudessem comprar e a ajudar o planeta.

Como é que ajudas o planeta? A indústria da fast fahion é uma das mais poluidoras do mundo. As empresas deste setor emitem mais carbono por ano do que todos os voos internacionais juntos, e são o segundo maior consumidor de água do mundo.

Sabias que guardamos as peças apenas metade do tempo do que há 10 anos atrás? E que, em média, utilizamos cada peça apenas 7 vezes antes de a deitarmos fora? Ou que a maioria das pessoas só utiliza 20% das roupas no armário?

Ao vender a roupa usada, estás a reduzir a necessidade de produção e, por isso, a ajudar o planeta. Descobre como o fazer.

Descobre como vender roupa usada com estas 12 dicas

1# Separa o que é mesmo para vender

Ao vender roupa usada é importante ser realista e fazer uma boa seleção daquilo que é provável encontrar um novo comprador online. 

Há alguns tipos de roupa mais fáceis de vender do que outros:

  • Roupa “Nova”, “Nova com etiquetas” ou “Como Nova”. O estado da roupa é importante para saberes se vale a pena colocar à venda – e a que preço. Naturalmente, os clientes são atraídos por roupas em bom estado a um preço mais apelativo do que nas lojas.
  • Roupa de marca. Ao comprar online, os clientes não podem experimentar e dependem mais das marcas. Vender roupa usada sem marca é mais desafiante porque os clientes podem não querer arriscar.
  • Roupa danificada. Procura marcas, manchas ou pilling. Se o item estiver danificado, avalia se vale a pena colocar à venda. Se decidires avançar, deves fotografar e descrever os danos.
  • Vintage: os modelos únicos ou vintage tendem a ser vendidos mais depressa e por bons preços.
  • Modelos intemporais: algumas peças nunca passam de moda. De peças básicas aos modelos mais icónicos, vender roupa usada é mais fácil em modelos clássicos como as Nike Air ou os casacos da North Face. As pessoas conhecem-nos bem e estão bem mais disponíveis para os comprar online.

2# Define o preço

À medida que fores separando a roupa para vender, procura anúncios parecidos com o teu no OLX, e aponta o preço. Desta forma já sabes o que vale a pena vender e por que preço.

3# Recupera as roupas antes de vender

Basta teres algum jeito para costura para conseguires fazer reparações básicas – cozer botões, colocar umas cotoveleiras, cozer pequenos rasgões, tirar o borboto. Estas pequenas melhorias vão fazer subir o valor das peças.

4# Vende na época certa

É mais provável que consigas vender um casaco no inverno, e uns calções no verão. Por isso, coloca à venda os produtos na época certa.

5# Procura inspiração

Escolhe alguns exemplos de marcas que segues e tenta perceber o que torna o produto tão cativantes: são as cores, o cenário, a simplicidade, a descrição, o título? O que podes replicar?

6# Prepara o cenário

Para vender roupas usadas vais precisar de boas fotografias. E para isso, é necessário que transformes a tua casa num estúdio improvisado.

  • Usa um fundo claro e organizado.
  • Podes pendurar a roupa na parte de trás de uma porta ou colocá-los na cama ou mesa.
  • Garante que tens espaço suficiente para que cada peça respire.
  • Utiliza cabides com bom aspeto para segurar a roupa.

7# Tira boas fotografias

A fotografia é essencial para vender roupa usada. Ao fotografar, segues estas dicas:

  • Lava e passa a ferro antes de tirar as fotografias.
  • Troca a câmara do smartphone por uma câmara profissional para que se percebam melhor os detalhes. Se não tiveres uma, pede emprestada.
  • Escolhe a melhor foto para a capa do anúncio – algo que se distinga e que marque a diferença.
  • Escolhe uma hora para fotografar em que o teu “estúdio” tenha luz natural.
  • Tira fotos de vários ângulos e de detalhes da peça.

Este é nosso top de telemóveis com melhores câmaras

8# Edita (ligeiramente) as fotos

Se estiveres à vontade com programas de edição, podes fazer algumas correções digitais – melhorar a iluminação, recortar a imagem para centrar a roupa, e outras pequenas melhorias.

Convém não exagerar. Evita filtros que alteram as cores ou sobreposições que possam confundir os clientes. Se as imagens não corresponderem exatamente ao que estás a vender, é muito provável que a roupa seja devolvida.

9# Escreve um título e descrição cativantes

O título, a par da foto de capa, é a primeira impressão dos clientes. Para escrever um bom título, deves incluir informações como a marca, o tipo de peça (calças, camisa), cor e tamanho.

Na descrição, escreve a informação mais importante da peça em bullets ou pontos chave: o ano em que foi comprada, o estado de conservação, o material, os cuidados de lavagem, a informação de origem do produto e composição detalhada, motivo da venda, se são aplicáveis descontos, preços negociáveis e locais de envio.

Se as roupas tiverem algum problema, identifica-o na descrição também. Neste campo, quanto mais informação, desde que esteja clara e bem organizada, melhor.

10# Vende no OLX

O OLX é o maior marketplace de Portugal. O que isto quer dizer é que é muito provável que consigas vender roupa usada no espaço de horas ou dias depois do teu anúncio ser aprovado. São mais de 80.000 consumidores por dia. O processo não podia ser mais simples.

11# Responde rapidamente a quem tem questões

Se já tens as tuas roupas online vais começar a receber perguntas. É importante que dês respostas simpáticas, rápidas e completas. Também podes ajustar os teus anúncios com informação complementar se vires que há alguma pergunta que surge de forma recorrente.

12# Dá um destino ao que não conseguiste vender

Mesmo com estas dicas, podes ter dificuldade em vender algumas peças. Segue estas dicas:

  • Recicla as roupas que não estão em boas condições.
  • Doa as roupas que não conseguiste vender.
  • Podes optar por vender ao Kg, desde que as roupas estejam em boas condições.

O lixo de uma pessoa pode ser o tesouro de outra. É por isto que deves vender o que não usas no OLX. Aqui encontras tudo o que precisas para vender roupa usada, ganhar algum dinheiro extra e ainda ajudar o ambiente.

Partilha este artigo:


Próximas leituras:

10 camisolas de natal para toda a família
As camisolas de natal, decoradas com elementos da época, são uma forma …
Roupa vintage: descomplica a moda no OLX
É fácil adotar um estilo com personalidade. Hoje falamos de roupa vintage …

12 comentários a “12 dicas para vender roupa usada”

  1. Elisabete diz:

    Ola ja pus varios anuncios mas aonda ninguem.ligou

  2. Maria Angelina Lanzana Veloso diz:

    Obrigado pela sugestão.

  3. Sónia Sonia vale diz:

    Ideias top

  4. Maria Leonor Santos diz:

    Gostei das dicas
    Obrigada

  5. Maria Leonor Santos diz:

    Gostei das dicas para vender roupas usadas.
    Obrigada

  6. Carlos Afonso Ferreira Da Silva diz:

    Obrigado pelas dicas

  7. Emilia vendas diz:

    Gostei obrigado Vou preparar roupas par vender

  8. Ana diz:

    Agradeço todas as dicas.

  9. Isaura Conceição Fernandes diz:

    Boa tarde, tenho algumas peças d roupa e calçado. Tudo em boas condições de pouco uso. Como faço para publicar?
    Obrigada.

  10. Sadhna diz:

    Faltou 1 dica fundamental

    – veste a roupa ou calça os sapatos que queres vender e tira as fotos. As peças vendem.se mais rapidamente se estiverem vestidas do que penduradas numa porta ou em cima de uma mesa.

  11. Ana diz:

    Tenho um bom guarda roupa com peças todas novas, estou reformada
    já não uso roupa de trabalho.
    Quero desocupar o meu roupeiro

  12. Angelina Maria diz:

    Gostaria que me informassem onde aparece a categoria de roupa usada no OLX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *