Seis anos após o anúncio da última versão da PS4, a nova consola PlayStation 5 já tem lançamento marcado em 2020 e será dividida em duas regiões com datas diferentes.

Portugal receberá a nova consola na segunda fase, a dia 19 de novembro deste ano. Contudo nalguns países – Estados Unidos, Japão, México, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul – o lançamento será sete dias mais cedo.

Pelo seu design irreverente, pela diversidade de acessórios conectáveis e pelas suas características técnicas de topo, a Playstation 5 tem sido apontada como a consola que dará início a uma nova geração do mundo dos videojogos. E a evolução não para por aqui. 

Contudo, em 25 anos de PlayStation muita coisa mudou. Será que ainda te lembras de como tudo começou? Fica a saber como chegámos aqui e o que o futuro nos reserva.

A evolução da PlaySation

No início da década de 90, a Super Nintendo e a Mega Drive (Sega) travavam uma verdadeira guerra entre as consolas de 16 bits. O sucesso durou vários anos, com a Nintendo confiante nos seus jogos em cartuchos. Até que, a Sony entrou no mercado.

PlayStation One (1995)

Consola PlayStation One

Em dezembro de 1994, a PlayStation chegou e decretou o fim da geração 16 bits. Com um design irreverente e entrada para CDs, esta consola permitiu a criação de jogos maiores, em 3D e com melhor qualidade sonora. 

Enquanto que os cartuchos armazenavam apenas até 64 MB, os CDs tinham capacidade para 750 MB. Esta diferença, permitiu à Sony diferenciar-se das marcas concorrentes, com melhores animações visuais e sonoras.  

No espaço de uma década, a PlayStation tornou-se na primeira consola de videojogos da história a vender mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo.

PlayStation 2 – A recordista (2000)

Consola PlayStation 2
Fonte: playstation.com

Se por um lado a PS one representou uma revolução no mundo dos videojogos, a PlayStation 2 foi a evolução que estabeleceu um novo patamar para esta indústria. Com grafismo 3D em alta definição, funcionalidades online e um leitor de DVD integrado, esta permitia jogar e também ver filmes sem a necessidade de comprar acessórios dispendiosos.

Para além das suas funcionalidades, a PS2 ficou marcada por dar início a uma série de franquias exclusivas, tais como Tomb Raider, GTA, Final Fantasy, Winning Eleven e Gran Turismo

Parece difícil de acreditar, mas a PS2 conseguir bater todos os recordes da sua antecessora. Lançada nos anos 2000, esta consola só deixou de ser fabricada em 2013. Vendeu mais de 150 milhões de unidades e permanece, ainda hoje, como a consola mais vendida de sempre.

PSP (2005)

Playstation Portable

Cinco anos após o lançamento da última consola, a Sony surpreende o mundo com uma versão portátil, que veio competir com o Game Boy Advance (lançado em 2001).

Com duas consolas domésticas de sucesso no currículo, a próxima fronteira passava por mudar o mercado das consolas portáteis. Foi aqui que entrou esta pequena “bomba” portátil com suporte para jogos, filmes, música e Internet.

Playstation 3 e a PSN (2007)

Consola PlayStation 3
Fonte: playstation.com

Todos os elementos que fizeram da PS2 um sucesso a nível mundial serviram de base para a criação da PlayStation 3. A alta definição tornou-se standard com um disco rígido interno e um leitor de Blu-ray integrado, que permitiu aumentar a capacidade para 50GB de conteúdo. As funcionalidades online levaram a uma série de serviços de entretenimento à casa dos jogadores.

Esta consola veio também com uma plataforma completamente online, a PlayStation Network (PSN). Esta permitia aos gamers comprar os seus jogos, ouvir música e assistir a filmes, online.

A resolução aumentou para até 1080 pixels e o DualShock 3 veio com sensor de movimento, motor de vibração e passou a ser sem fios.

PS Vita (2012)

Consola PlayStation Vita

Considerada a consola portátil mais poderosa do mercado na altura do seu lançamento. A PlayStation Vita apresentava um fantástico ecrã tátil OLED de cinco polegadas, dois manípulos analógicos completos (algo de inédito numa consola portátil) e um painel tátil traseiro para um nível de controlo adicional.

Playstation 4 (2013)

Consola PlayStation 4
Fonte: playstation.com

Com um design elegante e de menor tamanho que as suas antecessoras, a PS4 foi lançada em 2013 e foi mais um sucesso. Veio com um processador de 8 GB de memória e com tecnologia de alta gama dinâmica (HDR) para um grafismo deslumbrante, funcionalidades de streaming e de redes sociais integradas para a partilha imediata dos melhores momentos de jogo.

Manteve o Blu-Ray como interface físico para os jogos, mas com a possibilidade de aquisição de jogos pela PlayStation Store. Esta consola veio com versões de pelo menos 500 GB em HD, facilitando os downloads. A PS4 revolucionou, também, pelo seu comando DualShock4. Considerado por muitos o mais confortável de sempre, chegou com um painel de toque e botões analógicos mais confortáveis e afastados. Veio, também com uma barra luminosa que trouxe novas funcionalidades.

PlayStation 5 (2020)

Consola PS5
Fonte: playstation.com

Quase a ser lançada, esta consola promete revolucionar a era dos videojogos. Para além do seu design futurista – em tons de branco, preto e azul – a PlayStation 5 conta com vários upgrades à sua antecessora. 

Estarão disponíveis 2 versões da PS5, sendo que ambas contam com as mesmas caraterísticas técnicas. A diferença consiste apenas no leitor de Blu-ray, que a Digital Edition não possui.

Devido à sua capacidade de armazenamento, esta consola promete ser uma das mais rápidas da nova geração. Para além disso, apresenta uma placa gráfica de topo e um output de vídeo a 8k, que proporcionarão uma verdadeira experiência imersiva durante os jogos.

Queres saber mais acerca das características da nova PlayStation 5? Então dá uma espreitadela neste artigo.

A nova PS5 está a chegar

O futuro da PlayStation

Não há margem para muitas dúvidas. A Sony tem um futuro bem definido para a PlayStation e, certamente não se ficará por aqui. A PS5 veio marcar o início de uma nova geração de consolas com muito potencial ainda por desenvolver. Numa indústria sem limites, podes contar com muitas surpresas no futuro.

Caso tenhas interesse em saber mais acerca deste assunto, aconselhamos-te a assistir ao lançamento oficial da PlayStation 5 em Portugal. Neste evento, Mark Cerny, arquiteto-chefe responsável pela produção da PS5 (e da PS4 também), falará não só das características da nova consola, como também do que podemos esperar da PlayStation no futuro.

Muita coisa mudou em 25 de anos. A PlayStation, não só revolucionou o mundo dos videojogos, como tem realizado um percurso sólido, com vários records alcançados. No futuro podes contar com a qualidade, irreverência e inovação a que a Sony já te habituou.

Para já, contentemo-nos com o presente. A PS5 está prestes a ser lançada e tu podes ser um dos primeiros a tê-la nas mãos. A pré-venda das duas versões já está disponível, com a Standard a custar 499,99 € e Digital Edition 399,99 €. As entregas estão previstas para o dia do lançamento oficial. 

Não tarda vai esgotar, despacha-te! Vende os teus modelos e acessórios antigos no OLX e começa já a preparar a chegada da nova Playstation 5.


Próximas leituras:

Os melhores processadores de 2021
Tudo o que precisas de saber para escolher processadores está neste guia. …
Guia para escolher um forno elétrico
Descobre tudo o precisas de saber acerca dos fornos elétricos e acerta …

Um comentário a “25 anos de records trazem-nos a nova Playstation 5”

  1. João diz:

    Tanta informação errada. A maior parte das franquias que na notícia são referidas como tendo começado na PS2, já vinham da PS1, sendo que no caso de Final Fantasy, já vinha da Nintendo e da Super Nintendo. E quando dizem que a PS1 era muito superior à concorrência, Mega Drive e Super Nintendo, que tinham apenas 16 bits e operavam em cartuchos, estão a esquecer por completo a Sega Saturn, que saiu na mesma altura da PS1 e que tinha características idênticas a esta, sendo a sua grande rival nos primeiros dois anos de existência da PS1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *