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4 citadinos usados por menos de 15.000€

Comprar carro para as voltas de todos os dias com menos de 15.000€ para gastar vai deixar-te a olhar para o segmento dos citadinos usados, onde se encontram as propostas mais racionais e acessíveis com tudo o que precisas: conforto, economia e segurança nos trajetos entre casa, escola e trabalho.

A dúvida é saber que tipo de conceito urbano vai melhor com o teu tom de pele, entre os modelos que valorizam claramente o design e o estilo, com muitas possibilidades de personalização, ou algo mais prático e simples, muito menos preocupado com a vertente fashion da coisa.

Aqui estão cinco sugestões de citadinos usados para todos os gostos e por menos de 15.000€

Fiat Panda

O citadino mais vendido da Europa não podia faltar nesta lista. É certo que não é um ícone de estilo igual ao “primo” 500, que tem um interior demasiado simples, nada moderno e que a posição de condução também não é fácil de negociar. Os seus trunfos são mais de ordem prática e económica, nomeadamente em matéria de consumos, que são agora mais baixos graças à adoção do motor a gasolina Firefly 1.0 de 70 cv, com injeção direta, uma única árvore de cames à cabeça e duas válvulas por cilindro, mas já com sistema híbrido de 12V, com motor/gerador elétrico de 5 cv (3,6 kW) de potência e uma pequena bateria de iões de lítio com 0,13 kWh de capacidade, colocada debaixo do banco do condutor e bem visível puxando o banco para a frente. Em cidade, a Fiat anuncia uma média de 5,3 l/100 km, menos 0,3 l/100 km do que no anterior 1.2. A versão Life é a mais interessante e já traz rádio Uconnect Mobile com Bluetooth e suporte para telemóvel, comandos de rádio no volante, jantes Style de 15 polegadas e imagem exclusiva: para-choques, barras no tejadilho e frisos laterais.

O Fiat Panda é a tua cara?

Hyundai i10

Robusto, moderno e com histórico de fiabilidade praticamente imbatível, o i10 tem 3670 mm de comprimento e 2425 mm na distância entre eixos, medidas que, naturalmente, não se traduzem numa habitabilidade espantosa. Mas a verdade é que tendo em conta o segmento em que se insere, o citadino da Hyundai é dos que permite sentar três ocupantes no banco traseiro. A mala também é razoável, com 252 litros de volumetria ou 1050 litros depois de rebatidos os bancos traseiros. Trunfo é também o muito equipamento de série, “arrumado” numa única versão, que inclui o ecrã de 8’’ no topo da consola central, sensores de estacionamento, câmara traseira e integração com sistemas operativos Android Auto e Apple CarPlay, sistema BlueLink e inúmeras funções de segurança ativa integradas no conjunto Hyundai SmartSense: sistema de aviso de colisão frontal, travagem automática de emergência com deteção de peões e o assistente de máximos, assistente de manutenção na faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de atenção do condutor e de veículos em contramão. Em Portugal, o i10 está disponível com motor 1.0 MPi de 3 cilindros, 67 cv e 96 Nm e com o motor 1.0 T-GDI de 100 cv.

Quanto custa um Hyundai i10 usado?

Mitsubishi Space Star

Numa tradução livre Space Star significa estrela do espaço e o nome foi bem escolhido para o citadino da Mitsubishi. É pequeno por fora, mas grande por dentro, com lotação para até cinco ocupantes e uma boa mala com 235 litros úteis e um estrado duplo tipo gaveta com divisórias. Tem apenas um nível de equipamento (Intense, com jantes de liga leve de 15’’, luzes traseiras LED, luzes de nevoeiro dianteira, função mãos livres com Bluetooth, porta USB e volante multifunções, ar condicionado automático e sensores de chuva e luz, entre outros) e um motor de 1,2 litros com 3 cilindros a gasolina, a debitar 80 cv. É um motor atmosférico, com a resposta suave progressiva que carateriza este tipo de mecânicas, associado a uma caixa de 5 velocidades, que faz pela vida sempre que é necessário acelerar o andamento. A Mitsubishi anuncia velocidade máxima de 180 km/h e 11,7 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, para um consumo médio de 5,4 l/100 km.

O Space Star tem todo o espaço que precisas?

Nissan Micra

O pequeno japonês é mais um exemplo de que os bons automóveis não se medem aos palmos, porque apesar de ser o carro mais barato no catálogo da Nissan, o Micra tem um histórico de fiabilidade de luxo. A imagem muito moderna é outro trunfo, a somar ao bom compromisso entre conforto e dinâmica. Sente-se na forma robusta como pisa a estrada e nas reações equilibradas em curva que se trata de um modelo a meio caminho entre dois segmentos: tem preços de citadino; tamanho e comportamento do segmento acima. Na mais recente atualização ganhou um novo motor de 3 cilindros desenvolvido no âmbito da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o 1.0 IG-T a gasolina, que substituiu diretamente o 0,9 litros de 90 cv, debitando 92 cv e associado (de série) a uma caixa manual de cinco velocidades ou à automática Xtronic, e o 1.0 DIG-T com 117 cv. Com esta motorização, podes escolher duas versões: o Visia, já com faróis de ativação automática, sistema de áudio, Bluetooth e ar condicionado; e o Acenta, que acrescenta, por exemplo, as jantes de 16 polegadas com duas cores.

Quanto custa um Nissan Micra usado?

Se 15.000€ for um orçamento um bocado alto, temos outras opções de citadinos usados até 5000€ para ti. Outra opção, é usares o OLX para venderes todas aquelas coisas que já não te fazem falta e que podem ajudar na entrada para um carro melhor.


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